Existem muitas estratégias que as empresas podem adotar para garantir a sua sustentabilidade e competitividade no mercado. Uma delas é o downsizing, você sabe do que se trata? Essa abordagem pode oferecer soluções para a gestão, mas deve ser adotada de forma cuidadosa.
Isso porque, ainda que ela tenha benefícios para os custos do negócio, há possíveis impactos negativos para a equipe e os processos internos. Assim, é relevante conhecer o funcionamento do downsizing e verificar quando vale a pena adotá-lo no empreendimento.
Neste artigo, você entenderá o conceito de downsizing, seus prós e contras, além de ver como implementá-lo. Boa leitura!
O que é downsizing?
O termo downsizing vem da língua inglesa e significa redução. No meio do empreendedorismo, o conceito está relacionado à redução de custos em uma empresa, podendo explorar diferentes caminhos para alcançar esse objetivo.
A prática frequentemente se concentra nos gastos com os colaboradores, podendo diminuir cargos, número de funcionários, unidades ou processos. Apesar de ter chances de resultar em dificuldades internas, a estratégia pode ser necessária em alguns momentos para garantir a sustentabilidade do negócio.
A partir do downsizing, a empresa consegue diminuir custos, aumentar a eficiência operacional ou se adaptar a mudanças nas condições de mercado. Quando realizado, é imprescindível que o processo seja feito a partir de um planejamento atencioso, minimizando os impactos negativos nos funcionários e na cultura da companhia.
Nesse contexto, o ideal é que a empresa busque alternativas equilibradas e apoie os colaboradores afetados pelo processo. Isso pode ser feito de diversas formas, como por meio de programas de transição de carreira e indicações no mercado de trabalho.
Quais são as vantagens e desvantagens dessa estratégia?
Como você viu, o downsizing pode oferecer vantagens e desvantagens ao negócio, como qualquer manobra no empreendedorismo. Portanto, é fundamental entender os possíveis reflexos para saber se esse é um caminho válido para o momento da empresa.
Veja os prós e contras dessa alternativa!
Vantagens do downsizing
Entre os seus pontos positivos, o principal é a redução nos custos — que é o foco da abordagem. Afinal, diminuir a força de trabalho ou as operações pode resultar em economia de despesas operacionais, como salários, benefícios, aluguéis e outros gastos fixos.
O processo também tende a proporcionar mais agilidade interna, permitindo que a empresa se concentre nas atividades essenciais. Todos esses fatores são capazes de favorecer a lucratividade do negócio e melhorar a saúde financeira.
Desvantagens do downsizing
Da mesma forma que o downsizing pode oferecer resultados positivos, é fundamental ter atenção para os aspectos negativos do procedimento. Nesse sentido, existe o risco de gerar um impacto na rotina dos funcionários.
A redução de pessoal tende a causar ansiedade na equipe. Isso pode resultar em estresse e baixa motivação entre os funcionários remanescentes, afetando a cultura organizacional.
Da mesma forma, as demissões ou cortes muitas vezes acarretam a perda de funcionários talentosos e experientes, levando à redução do nível de conhecimento técnico do time. Ademais, a necessidade de fazer novas contratações futuramente gera um novo esforço e os custos de treinar talentos.
Ainda, com equipes menores, os funcionários que permanecerem podem ter que lidar com uma carga de trabalho mais elevada. Dessa maneira, existe a possibilidade de afetar a qualidade do trabalho e a saúde mental dos colaboradores.
Por fim, um downsizing mal gerenciado provoca desorganização interna. Logo, a medida tem um impacto negativo na imagem da empresa perante clientes, fornecedores e até mesmo potenciais candidatos a emprego.
Como o downsizing pode ser implementado?
Após entender mais sobre o downsizing, é o momento de saber como ele pode ser implementado no negócio. Veja algumas etapas a serem respeitadas para que a operação seja feita de forma organizada!
Faça uma avaliação da situação da empresa
A primeira fase da implementação do downsizing é a análise da empresa. Nesse momento, a liderança deve realizar o diagnóstico da situação e verificar a necessidade de fazer reduções.
Nessa etapa, defina as áreas que precisam de ajustes, quais custos podem ser diminuídos e as operações a serem otimizadas. Assim, a decisão pelo procedimento será mais bem embasada.
Defina os objetivos da estratégia
Ciente de quais são as necessidades da companhia, o passo seguinte é definir os objetivos a serem alcançados com a estratégia. Então verifique como as reduções podem contribuir com os resultados desejados e a saúde das finanças.
Planeje o downsizing
Após as avaliações anteriores, é o momento de criar o plano estratégico. Ele deve ser detalhado, incluindo:
- metas específicas;
- prazos;
- áreas a serem alteradas;
- critérios para cortes;
- estratégias de comunicação.
Similarmente, é relevante considerar opções além das demissões para reduzir os impactos. Algumas possibilidades são congelamento de contratações, programas de aposentadoria voluntária, entre outras.
Comunique à equipe
Com a decisão da redução finalizada e o plano estratégico pronto, lembre-se de comunicar a equipe. Nessa etapa, toda a operação deve estar consolidada com a liderança para que seja possível transmitir segurança e profissionalismo no anúncio.
Explique aos colaboradores os motivos do downsizing e como a decisão foi tomada. Estabeleça também canais de comunicação para que os funcionários possam fazer perguntas, expressar preocupações e receber informações atualizadas sobre o processo.
Implemente a redução
Na sequência, a empresa deve implementar o downsizing conforme o planejamento. Se for necessário realizar demissões, assegure-se de que o processo seja justo e transparente, com critérios explícitos para seleção de funcionários afetados.
A redução de custos deve ser feita de forma cautelosa, analisando os impactos de cada medida para o empreendimento. Nesse contexto, manter a abertura para a contribuição da equipe ajuda a tornar a transição mais tranquila.
Acompanhe os resultados
Após todos os passos, a gestão deve acompanhar os resultados das mudanças. Monitore os impactos do downsizing na empresa, incluindo satisfação dos funcionários, produtividade, eficiência operacional e resultados financeiros.
Se preciso, faça ajustes no plano com base no que for observado durante e após o processo. Ele pode demandar um tempo até que os benefícios sejam percebidos e a equipe se adapte à nova realidade. Portanto, a liderança deve estar atenta e oferecer todo o suporte necessário.
Como foi possível aprender, o downsizing é um procedimento capaz de melhorar a saúde financeira da empresa e solucionar dificuldades operacionais. Contudo, ele tem possíveis impactos negativos, que exigem cuidados na implementação para evitar prejuízos e desorganização.
A sua empresa consegue manter as atividades de forma organizada e com foco no longo prazo? Descubra o que é sustentabilidade empresarial e seus impactos no negócio!