O empreendedorismo feminino tem conquistado cada vez mais seu espaço. Atualmente, há diversas mulheres que se tornaram um sucesso em suas áreas de atuação, como Luiza Trajano, do Magazine Luiza. Ela é uma das principais personalidades do país e inspiração no ambiente empresarial.
Porém, ainda existem diversas barreiras para quebrar e tornar o mercado de trabalho mais democrático para o sexo feminino. Nesse contexto, fazer com que o seu negócio se torne único é uma estratégia que pode ajudar nesse propósito.
Quer saber mais? Neste artigo, você aprenderá como o empreendedorismo feminino pode se destacar no mercado competitivo.
Confira!
O que é e como surgiu o empreendedorismo feminino?
Antes de tudo, vale entender o que é empreendedorismo feminino. Esse é um termo usado no âmbito empresarial para caracterizar as empresas comandadas por mulheres. Ele compreende também os negócios em que há a presença feminina em cargos de liderança — como diretoria.
Historicamente, a participação feminina no mercado de trabalho iniciou na 1ª Guerra Mundial e se expandiu na 2ª Guerra Mundial. Como um grande número de homens perdeu a vida em combate, a participação das mulheres em ocupações vistas como masculinas se tornou essencial.
Ao longo da história, as mulheres buscaram conquistar espaços, passando a se unir para lutar em defesa de direitos e igualdade. Esse movimento ganhou força durante a Revolução Francesa (1789- 1799). No entanto, ainda havia — e há — muitos desafios a serem superados.
Por exemplo, muitas mulheres recebem salários inferiores aos dos homens para realizarem os mesmos serviços. Foi assim que surgiu a ideia de empreendedorismo feminino no mundo.
Qual o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil?
Agora que você sabe como ocorreu a introdução das mulheres no mercado de trabalho, é interessante conhecer o cenário do empreendedorismo feminino no Brasil.
Segundo dados da Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) versão 2020/21, o Brasil está entre os 10 países com o maior número de empreendedoras. Entre as principais motivações para empreender estão a escassez de emprego e o desejo de fazer a diferença na sociedade.
Em relação aos cargos de liderança, o relatório Estatísticas de Gênero 2019, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que 37,4% das posições gerenciais eram ocupadas por mulheres.
O estudo do IBGE também revela que os salários das mulheres ainda são menores que os dos homens. Além disso, ele aponta que o sexo feminino encontra dificuldades para se inserir no mercado de trabalho.
Entre os principais desafios enfrentados pelas mulheres, vale citar o descrédito, o assédio no ambiente de trabalho, a dupla jornada, a autocobrança e a dificuldade de se posicionar. Assim, elas precisam se destacar em um mercado competitivo e predominantemente masculino.
Como as mulheres podem se destacar no mercado competitivo?
Como você viu, as mulheres enfrentam inúmeros desafios no mercado de trabalho — como a dificuldade de se posicionar, seja como proprietária de uma empresa ou profissional bem sucedida. Por isso, é essencial buscar maneiras de se destacar da concorrência.
Agora você verá dicas de como conquistar melhores oportunidades nesse contexto. Acompanhe!
Busque inspiração em outras mulheres
A primeira dica para se destacar no mercado é conhecer mulheres importantes na história do empreendedorismo feminino para o Brasil. Assim, é possível entender como elas conseguiram alcançar o sucesso profissional — o que contribui para sua jornada empreendedora.
Devido às suas conquistas femininas, Luiza Helena Trajano, Camila Farani, Zica Assis e Sônia Hess estão entre as maiores mulheres de sucesso no empreendedorismo brasileiro para se inspirar. Outros exemplos que vale a pena conhecer a história são Oprah Winfrey e Anna Wintour.
Identifique um nicho de mercado e explore-o
Outra dica válida é identificar um nicho pouco explorado em sua área. Ao fazer isso, você atenderá um grupo de consumidores com dores ou necessidades pouco ou nada atendidas pelas empresas. Logo, terá a oportunidade de ocupar um espaço exclusivo no mercado.
O setor de beleza, por exemplo, ainda resiste em produzir maquiagem para os diferentes tons de pele negra. Assim, as marcas que investem em produtos para pessoas negras podem suprir as necessidades de uma parcela da população que ainda não é atendida por empresas de cosméticos.
Crie uma cultura de atendimento centrada no cliente
Em um mercado cada vez mais concorrido, também é fundamental que o atendimento das empresas seja feito com foco no cliente. Dessa forma, é possível oferecer a melhor experiência ao consumidor e ter a oportunidade de se destacar da concorrência.
Para tanto, você deve entender a importância de atuar a favor do sucesso do cliente. Além disso, é importante aprimorar os meios de comunicação, oferecer soluções personalizadas e realizar pesquisas de satisfação para realizar as melhorias necessárias no atendimento.
Entregue valor para o seu cliente
Uma ação indispensável para se destacar no mercado competitivo é entregar valor para o cliente. Quando sua empresa é capaz de superar as expectativas do consumidor, você pode posicionar sua marca como uma solução diferenciada.
Existem cuidados que podem ser adotados em seu negócio para gerar mais valor para o cliente e se diferenciar da concorrência. Por exemplo, ser ágil na resolução de problemas, oferecer produtos ou serviços de qualidade e construir um relacionamento no pós-venda.
Invista na sua formação profissional
Investir na sua formação profissional e tornar-se uma empreendedora qualificada é outra maneira de se destacar em um mercado altamente competitivo. Dessa forma, você poderá ampliar seus conhecimentos que podem ajudar a construir uma carreira ou negócio de sucesso.
Há diversas maneiras para se capacitar profissionalmente. Entre as formas disponíveis, podemos citar: cursos de formação ou especialização, eventos na área de interesse, livros, conteúdos em blogs especializados e networking.
Aposte no marketing digital
Outra dica para se diferenciar da concorrência é apostar no marketing digital. As empreendedoras que possuem uma presença consolidada na internet têm a oportunidade de se destacar no mercado competitivo por meio desse ambiente.
Existem diversas estratégias eficazes para atingir esse objetivo — como a produção de conteúdos que gerem valor para o público. O fornecimento de informações que respondem às principais dúvidas do cliente durante a jornada de compra ajuda a manter sua marca relevante no mercado.
Neste conteúdo, você viu como ocorreu a entrada das mulheres no ambiente empresarial e aprendeu como o empreendedorismo feminino pode se destacar no mercado competitivo. Assim, é possível se diferenciar da concorrência para ter sucesso!
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