Estratégia de marketing no Instagram: 6 táticas para fazer sua audiência crescer

Você sabe como ter uma boa estratégia de marketing no Instagram? A rede social é um espaço potente para empresas aumentarem a visibilidade e aproveitarem oportunidades de negócios. Ela conta com milhões de usuários no Brasil, sendo uma forma de se conectar com potenciais clientes.

Assim, vale a pena buscar meios de se destacar e conquistar a audiência, buscando impulsionar os resultados da empresa. Para tanto, é necessário seguir cuidados básicos para lidar com o algoritmo do Instagram. 

Quer saber como estabelecer uma boa estratégia de marketing no Instagram? Então confira 6 táticas para aumentar a sua audiência!

1. Crie conteúdo relevante

O primeiro aspecto a ser observado em uma estratégia de marketing no Instagram é a criação de conteúdo relevante e de alta qualidade. No entanto, tenha em mente que a definição do que é relevante depende do seu público.

Por exemplo, para segmentos como finanças, tende a ser mais adequado oferecer materiais educativos, que agreguem novos conhecimentos ao seguidor. Por outro lado, para segmentos como moda e lifestyle, o foco pode estar em conteúdos visuais atraentes, como fotos de produtos.

Portanto, faça um estudo da sua marca e de quais são as necessidades do público para atendê-las. As postagens devem ser interessantes, mas também úteis e relevantes para a vida da audiência. Essas características estimulam o seu desejo de interagir, compartilhar e seguir a marca. 

Quando estiver ciente desses fatores, empenhe-se em criar um conteúdo de qualidade, ajustando a identidade visual, a linguagem, o formato e outros elementos. Assim, a sua conta no Instagram refletirá a essência da marca e a conexão entre ela e o seu público.

2. Tenha um bom conteúdo visual

O Instagram é uma plataforma altamente visual, logo, o impacto que suas imagens e vídeos causam no público pode fazer toda a diferença na estratégia de marketing. Para tornar o conteúdo atraente, invista em fotografia profissional ou, se preferir, utilize smartphones com câmeras de alta qualidade. 

Você também tem a possibilidade de aprender técnicas básicas de composição e iluminação. Além de ter imagens nítidas e bem enquadradas, faça uma boa edição utilizando aplicativos ou as ferramentas do próprio Instagram.

Ademais, uma forma de se destacar é utilizar novos filtros, formatos e tendências de conteúdos criados pelo Instagram — desde que eles façam sentido para a empresa. Esses elementos costumam ajudar a marca a aumentar seu alcance junto ao público.

3. Utilize hashtags apropriadas

Aliadas a um bom conteúdo, as hashtags são recursos usados em redes sociais para aumentar a visibilidade da sua marca. Elas são transformadas em hiperlinks nessa rede, permitindo que as suas postagens sejam encontradas com mais facilidade.

Quando usadas estrategicamente, as hashtags conseguem entregar os posts para um público muito maior. Para um uso eficiente, pesquise os termos relevantes para o seu nicho e combine aqueles populares com outros mais específicos.

Essa é uma forma de alcançar tanto um público mais amplo quanto aquele mais direcionado, maximizando o seu alcance. Ademais, vale a pena evitar o excesso de hashtags, pois elas poluem a postagem, além de consistir em uma prática que pode ser entendida pelo algoritmo como spam.

4. Defina um calendário de postagens

Uma boa estratégia de marketing no Instagram depende de consistência. Por esse motivo, considere ter um calendário de postagens. O instrumento garante a frequência regular de publicações, o que tende a ser decisivo para manter o público engajado e interessado.

No calendário, você deve distribuir as ideias, buscando oferecer materiais diversificados ao público. Trata-se de um modo de evitar pausas na atividade, além de ajudar a marca a se preparar para datas relevantes para o seu nicho, como feriados.

As publicações podem ser programadas conforme o momento em que o público está mais ativo, aumentando as chances de ter visibilidade. Vale testar formatos, horários e datas para entender qual é a abordagem que oferece melhores resultados para a sua conta.

5. Mantenha o engajamento dos seguidores

Você já sabe que deve focar em oferecer um bom conteúdo para a sua audiência. Mas um erro comum entre as empresas que desejam crescer no Instagram consiste em se concentrar apenas nas publicações, esquecendo-se de manter outras atividades na rede.

Note que o algoritmo tende a favorecer usuários ativos do Instagram, ou seja, aqueles que investem tempo movimentando a rede. Portanto, não basta ter postagens regulares, é necessário interagir com o público e mostrar que a sua conta está em atividade.

Além disso, a troca genuína de interações ajuda a fortalecer o relacionamento com os seus seguidores, incentivando-os a engajar mais com o seu conteúdo. Logo, dedique um tempo diário para a atividade. 

Você pode, por exemplo, responder a comentários, além de curtir as postagens de seus seguidores e deixar comentários. Também vale a pena interagir com conteúdos de contas similares, aproveitando os espaços para ter mais visibilidade.

6. Seja autêntico e criativo

Você viu que o Instagram tem milhões de usuários. Assim, a plataforma tem uma infinidade de conteúdos sendo adicionados o tempo todo. Então, para sobressair no feed dos usuários, não basta copiar o que todos estão fazendo.

Busque ser autêntico e criativo para entregar mais valor à audiência e cativar o público. A tática não significa que a empresa não possa utilizar outras contas como inspiração, mas ela sempre deve ter a sua marca pessoal presente nos conteúdos publicados.

Para manter a autenticidade, evite seguir todas as tendências, especialmente aquelas que não se alinham com a identidade da sua marca. Em vez disso, adapte o que está em alta de uma forma que ressoe com o seu público.

Neste post, você conheceu 6 táticas para ter uma boa estratégia de marketing no Instagram. Trata-se de um espaço importante para as empresas que desejam crescer na internet, portanto, é válido aprender a ter uma presença ativa na rede. Saiba que você pode contar com apoio profissional nessa jornada.

Quer definir uma estratégia eficiente e personalizada para melhorar os seus resultados digitais? Conheça as soluções de criação de conteúdo da ABContent e impulsione a sua marca!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: