Para o negócio alcançar o sucesso esperado, é fundamental planejar cada tarefa. Isso ajuda a garantir o alinhamento com os objetivos da empresa, a conquista das metas definidas e a distribuição de recursos. Para tanto, o planejamento estratégico de marketing deve ser uma prioridade do gestor.
Afinal, ele possibilita criar ações de qualidade e pensadas no mercado, na marca e nas necessidades do consumidor final. Além disso, um planejamento do tipo ajuda a empresa a bater metas e a aumentar as vendas.
Quer saber como fazer isso? Neste conteúdo, você conhecerá algumas dicas de como elaborar um planejamento de marketing estratégico.
Acompanhe!
O que é planejamento de marketing?
O planejamento de marketing consiste em um documento que estrutura as ações que uma empresa deve colocar em prática para promover sua marca. Aqui, o objetivo é alcançar os resultados esperados, em tempo hábil, com economia e qualidade.
É comum que esse instrumento apresente os procedimentos que devem ser adotados e os passos de cada tarefa ligada ao marketing. Além disso, esse documento contém dados estatísticos, análises, indicadores, pesquisas de mercado e outras informações.
Logo, o plano de marketing faz parte de uma gestão estratégica, que alinha objetivos mais amplos com a capacidade operacional de cada área do setor e do negócio.
Como fazer um planejamento estratégico de marketing?
Agora que você já entendeu o que é planejamento de marketing, chegou o momento de conhecer dicas para elaborar essa ferramenta em sua empresa. Veja!
Construa a persona
A persona é uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Ela deve ser criada por meio de dados e pesquisa, ajudando a compreender como cada tipo de público que você quer atingir consome e se comporta.
Nesse caso, você precisa estabelecer os desejos, dores e objetivos da persona, além de apresentar outras informações, como idade, estilo de vida e estado civil. Confira dois exemplos de persona:
- José, 25 anos, solteiro. Trabalha de dia em uma empresa de pequeno porte e estuda a noite. Gosta de fazer trilha aos fins de semana e de viajar nas férias;
- Ana, 30 anos, casada e mãe. Ela tem MBA em Marketing, mora em São Paulo e adora viajar.
Faça um diagnóstico da empresa
O próximo passo é analisar a situação atual da empresa. Para isso, é necessário identificar informações como:
- volume de vendas;
- número de funcionários;
- recursos disponíveis;
- histórico de faturamento;
- objetivos de negócio;
- posicionamento atual.
Além desses pontos, você pode realizar uma análise mais aprofundada sobre os pontos fracos e fortes do negócio, bem como as ameaças e oportunidades do ambiente que influenciam seu desempenho. Com essa análise, fica mais fácil elaborar um plano de marketing adequado à realidade do negócio.
Defina o mix de marketing
Em um planejamento de marketing é necessário definir o mix de marketing ou os 4Ps da empresa (produto, preço, praça, promoção). Eles são os pilares da sua estratégia e oferecem direcionamentos importantes para o restante do plano.
Veja o que cada um representa e sua importância:
- produto: é importante conhecer as desvantagens e vantagens do seu produto;
- preço: a precificação influencia no lucro da empresa e inclui diferentes variáveis;
- praça: conjunto de elementos que torna o produto disponível, como locais de venda;
- promoção: ações que têm o objetivo de promover o serviço ou produto.
Após definir as informações correspondentes aos 4Ps, vale estabelecer metas de resultados, prazos e métricas de acompanhamento. Assim, será possível colocar o plano em prática e acompanhar sua performance.
Neste conteúdo, você entendeu como fazer um bom planejamento estratégico de marketing. Lembre-se de que esse plano é fundamental para ajudar o negócio a alcançar as metas desejadas, como o desempenho de vendas. Portanto, não deixe de implementá-lo na empresa.
Este conteúdo foi útil? Então compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!