Você já ouviu falar no Facebook Business? Essa plataforma permite gerenciar contas e anúncios de redes sociais da Meta. Por isso, ela pode ser muito útil para pessoas e empresas que usam o marketing de conteúdo como estratégia.
Mas é comum surgirem dúvidas na hora de realizar anúncios e outras atividades no Facebook Business. Esse é o seu caso? Então vale a pena conferir mais informações para aprender o que essa ferramenta é e como utilizá-la.
Continue a leitura para aprender o que é Facebook Business, como ele funciona e as vantagens de usar. Acompanhe!
O que é o Facebook Business?
Facebook Business é o nome antigo da plataforma que passou a se chamar Meta Business Suite. Isso porque ela pertence à empresa Meta — anteriormente denominada de Facebook, mas que mudou de nome no final de 2021.
O objetivo dessa ferramenta é permitir a gestão de redes sociais. Assim, o Facebook Business permite gerenciar diversas páginas não apenas do Facebook, mas também do Instagram — já que ele faz parte da companhia Meta.
O Facebook Business é usado principalmente para administrar campanhas de marketing e publicidade nas redes sociais. Dessa forma, apesar de ser possível fazer anúncios rápidos a partir de um botão no Instagram, por exemplo, a plataforma específica proporciona mais funcionalidades.
Nela, é possível programar campanhas mais complexas, tendo maior controle sobre a segmentação do público e os locais de anúncio. Também é possível gerenciar catálogo de produtos e criar campanhas com objetivos variados.
Além disso, o Facebook Business facilita o acompanhamento dos resultados da estratégia de marketing. E você não precisa utilizar a ferramenta sozinho: é possível conceder acesso para seu time auxiliar nas campanhas.
Para que serve e como funciona o Facebook Business?
Como você viu, a principal função do Facebook Business é possibilitar a gestão das suas páginas de Facebook e Instagram da melhor forma. Para isso, a plataforma oferece diversas funcionalidades e opções que economizam tempo e permitem que você se mantenha atualizado.
Tudo isso pode ser encontrado em uma única página do Facebook Business. Nela, existem menus que organizam as possibilidades oferecidas a você. Na tela inicial há uma visão geral das atividades, mostrando as notificações, mensagens, insights e calendário de conteúdos e anúncios.
Ademais, no menu você pode realizar agendamento de postagens — tanto no feed quanto nos stories do Facebook e Instagram. Existem diversos aplicativos que cumprem essa função, mas é aconselhável utilizar o Facebook Business para não correr riscos de ser penalizado no engajamento nas páginas.
Além de agendar publicações, é possível veicular anúncios. Eles podem ser feitos tanto com posts já publicados quanto com novos conteúdos. Você pode, ainda, anunciar materiais exclusivos, que não serão publicados no seu feed.
Outra funcionalidade do Facebook Business é acompanhar o andamento das suas páginas. Logo, você pode ver como está o desempenho do seu marketing de conteúdo e avaliar, por exemplo:
- ser as pessoas estão interagindo com seus posts;
- quantas curtidas, comentários e compartilhamentos a publicação teve.
A plataforma mostra também o público de forma segmentada. Por exemplo, você pode saber em que país ou cidade estão os usuários que mais engajam na sua página e que idade eles têm. O mesmo acontece com os anúncios veiculados pela plataforma.
Quais as vantagens de utilizar a ferramenta?
Até aqui, você viu mais detalhes sobre o Facebook Business — ou Meta Business Suite. Agora é o momento de entender quais são as vantagens de utilizar essa plataforma.
Confira!
Simplificar a gestão do seu negócio em uma única página
Você aprendeu que o usuário do Facebook Business tem diversas funcionalidades em uma única página. Tanto a página inicial quanto o menu oferecem muitas informações e possibilidades para administrar as redes sociais.
Com isso, a gestão do negócio online pode ficar mais fácil. Afinal, não será preciso entrar nas suas páginas de modo separado para entender como está o engajamento, por exemplo. No Facebook Business você tem acesso aos dados do seu Facebook e Instagram.
Criar campanhas com diferentes objetivos
O Facebook Business permite criar campanhas de marketing com públicos segmentados e efetivos. É possível, por exemplo, definir a faixa etária das pessoas foco dos anúncios, a cidade onde elas moram e se você quer mostrar a campanha para seguidores ou não.
Essas configurações ajudam a trazer mais efetividade para suas campanhas. Isso porque a estratégia permite mostrar seus anúncios para quem você acha que terá mais chances de engajar com eles e converter vendas para sua empresa.
Acompanhar resultados de anúncios em tempo real
Antes da internet, era mais difícil realizar campanhas de marketing em empresas. Imagine uma companhia que fazia apenas anúncios na televisão aberta. Era preciso tempo de veiculação para entender quais seriam os resultados da divulgação.
Na internet, e especialmente no Facebook Business, isso não é um problema. Você pode acompanhar os resultados do marketing em tempo real. Dessa forma, é possível ter ideias para modificar detalhes da campanha a fim de melhorar o desempenho no futuro.
Possibilidade de conceder acesso total ou parcial para mais pessoas da equipe
Outra vantagem do Facebook Business é poder deixar a sua equipe engajada, se você trabalhar com mais pessoas. Isso acontece porque a plataforma permite dar acesso, total ou parcial, a diversos perfis.
Assim, se você terceiriza a gestão das redes, por exemplo, seus colaboradores podem acompanhar o Facebook Business. Além disso, se a sua empresa tem pessoas no setor de marketing, é possível delegar atividades para diversos funcionários, otimizando o processo.
Como usar o Facebook Business no seu negócio?
Entendeu o que é e como funciona o Facebook Business? Usar essa plataforma é muito simples. Você só precisa ter uma conta no Facebook — caso sua rede social seja apenas o Instagram, é preciso criar uma página no Facebook e associar as contas.
Ademais, a sua página precisa ser profissional para acessar as funcionalidades. Depois basta entrar no site do Facebook Business Suite e fazer login. Pronto, será possível utilizar tudo. E vale saber que a ferramenta funciona tanto em computadores quanto em celulares.
Agora você sabe tudo sobre o Facebook Business ou Meta Business Suite. Aproveite essas informações para melhorar a gestão das suas redes sociais. Afinal, é necessário ter uma boa relação com o público por meio da internet para aumentar suas vendas!
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