Faturamento: o que é e como aumentar o indicador da sua empresa?

Na gestão de uma empresa, é possível se deparar com diversos termos que não costumam estar presentes no dia a dia da maioria das pessoas. Por essa razão, quem está à frente de um negócio deve buscar saber quais são os principais conceitos do ambiente corporativo.

Pensando nisso, você sabe o que é faturamento? Ele é um indicador importante tanto para o gerenciamento das finanças quanto para a avaliação da performance da empresa. Por isso, você deve entender o que esse índice significa.

Sendo assim, não deixe de continuar a leitura para aprender o que é faturamento, como calculá-lo e quais estratégias utilizar para aumentá-lo!

O que é o faturamento e para que serve?

O faturamento corresponde ao valor total das vendas de produtos ou serviços da empresa. E, como você viu, ele é um indicador financeiro e de desempenho utilizado na gestão financeira e empresarial. 

Dessa maneira, esse índice serve para entender o quanto da receita advém da atividade principal do negócio. Afinal, uma empresa pode ter outras fontes de renda, como investimentos e aluguéis. Portanto, é fundamental separá-las para compreender a performance nas vendas.

Além disso, o faturamento pode servir como meta para o setor comercial. Nesse caso, a equipe de vendas estipula um valor como referência e desenvolve ações para atingir o patamar determinado. 

A partir desse ponto, o indicador também pode ajudar a identificar problemas no negócio. Por exemplo, se o faturamento caiu, é preciso buscar a razão para isso, que pode ser a redução nas negociações ou a diminuição do ticket médio.

Outra utilidade do faturamento se refere ao cálculo do valuation, que é o valor de mercado da empresa. Esse número estimado é relevante no processo de venda da companhia ou de captação de recursos financeiros. Isso porque ele ajuda o investidor a entender o potencial de retorno de seu investimento.

Quais são os tipos de faturamento?

Agora que você sabe o que é o faturamento e para que ele serve, é fundamental conhecer os seus tipos. Assim, é possível diferenciá-los para fazer melhores análises e os cálculos corretos.

Para começar, a empresa pode separar o faturamento conforme o tempo contabilizado no cálculo. Desse modo, você pode fazer o faturamento diário, semanal, quinzenal, mensal etc. O que determina o período que deverá ser utilizado para o cálculo são as necessidades da análise que será realizada com os dados.

Além disso, existem duas outras classificações importantes que você deve entender. A primeira é o faturamento bruto, que é aquele calculado a partir da soma de todas as vendas de produtos ou de serviços da empresa. Assim, ele não desconsidera cancelamentos ou devoluções, por exemplo.

Já a segunda é o faturamento líquido, que desconta do faturamento bruto as despesas e os impostos relacionados às vendas do negócio. Ele também não considera as vendas canceladas e devolvidas. Desse modo, esse índice corresponde à quantia oriunda das atividades e que realmente entrou no caixa da empresa.

Como calcular esse indicador? 

Após saber quais são os tipos de faturamento, é possível que você tenha interesse em entender como calcular esse indicador. Na prática, o cálculo é bem simples de ser realizado, bastando aplicar a seguinte fórmula:

Faturamento bruto = preço do produto ou serviço x número de vendas

Caso você queira saber o faturamento líquido, é preciso pegar o valor do faturamento bruto e subtrair os custos de vendas e os impostos, como no cálculo a seguir:

Faturamento líquido = faturamento bruto – impostos – dedução de vendas

Como aumentar o faturamento da minha empresa? 

Além de saber como calcular o faturamento bruto e líquido da empresa, é relevante conhecer as principais estratégias para aumentar o valor de vendas. Dessa maneira, é possível alavancar o negócio e acelerar o crescimento da organização.

Veja!

Aumente o ticket médio

Esse indicador representa o valor médio que um cliente gasta com produtos ou serviços de uma empresa. Dessa maneira, ao conseguir aumentar esse índice, é possível elevar o faturamento. Mas como fazer um consumidor gastar mais com a empresa?

A seguir, confira algumas dicas:

  • organize as prateleiras (físicas ou virtuais) com produtos complementares;
  • faça promoções em compras acima de determinado valor;
  • ofereça descontos progressivos conforme o valor da compra;
  • promova programas de fidelidade;
  • ofereça descontos ou cashback para as próximas compras.

Varie o preço dos produtos e serviços

Se o seu produto ou serviço tem um preço mais elevado, pode ser interessante desenvolver versões com um custo mais baixo para o consumidor. Dessa maneira, quem não teria condições de comprar da sua empresa passa a ter poder aquisitivo para isso. Assim, é possível aumentar as vendas e o faturamento. 

Crie receita recorrente

A receita recorrente é aquela que entra continuamente na empresa, como no caso dos serviços por assinatura, planos e mensalidades. Dessa maneira, ela é capaz não só de aumentar o faturamento como também de oferecer maior previsão de entrada de dinheiro para os próximos meses.

Por isso, é interessante criar uma forma de obter essa receita recorrente. Se você vende produtos, pode lançar uma assinatura periódica na qual o cliente recebe uma cesta de mercadorias todos os meses, por exemplo.

Invista em marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é a publicidade realizada por meio da produção e distribuição de materiais educacionais na internet. Desse modo, ele atrai clientes, gera autoridade, promove engajamento e fideliza os consumidores

Assim, ao adotar uma estratégia eficiente, é possível aumentar e fidelizar a sua cartela de clientes. Para isso, você pode contar com uma empresa especializada na produção de conteúdo, como a ABContent.

Desse modo, você garante que o marketing de conteúdo do seu negócio está alinhado com as exigências do mercado para gerar bons resultados!

Neste post, você entendeu o que é faturamento, quais são os seus tipos e como calculá-lo. Além disso, foi possível aprender estratégias para aumentar esse indicador, o que é fundamental para o crescimento da empresa. Agora, basta colocar as dicas em prática para alavancar o seu negócio!

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