Como as ferramentas de e-mail marketing podem ajudar o seu negócio? 

Engana-se quem acredita que o e-mail caiu em desuso com a chegada das redes sociais. Pelo contrário, ele é bastante usado por empresas para se relacionar com o seu público. Para ter bons resultados com a estratégia, existem inúmeras ferramentas úteis de e-mail marketing.

Essas soluções podem impactar o desempenho das campanhas realizadas por meio desse canal de comunicação. Assim, se você usa o e-mail como parte de sua estratégia de marketing digital, precisa saber o quanto é importante contar com o apoio de ferramentas de suporte.

Neste artigo, você entenderá como as ferramentas de e-mail marketing podem ajudar o seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é e-mail marketing?

Inicialmente, é preciso entender o conceito de e-mail marketing. Desse modo, fica mais fácil compreender como uma plataforma de automação pode ser útil para a sua empresa. A estratégia consiste no uso do e-mail na construção de um relacionamento com sua base de contatos.

Com isso, a empresa tem a oportunidade de melhorar o engajamento da audiência e se aproximar mais do público para vender os seus produtos ou serviços. Portanto, o e-mail marketing tem um impacto direto nos resultados do negócio.

Como resultado, ele é um dos principais meios de comunicação utilizados pelas empresas em sua estratégia de marketing digital. Porém, o envio de e-mails manual se torna um desafio para os profissionais da área à medida que o negócio cresce. 

Diante disso, surgiram soluções para ajudar a gerenciar o maior volume de contatos: as ferramentas de e-mail marketing. Elas permitem o envio de e-mail de forma automática pela plataforma — como você verá a seguir.

Como funcionam as ferramentas de e-mail marketing?

Agora que você sabe o que é e-mail marketing, é hora de entender como funcionam as plataformas de automação voltadas para essa finalidade. Como vimos, elas fazem o disparo automático de e-mails para os contatos da base.

Para você entender como o processo funciona, vale recorrer a um exemplo prático. Suponha que o foco do seu negócio seja a venda de cursos online e sua equipe de marketing criou uma landing page oferecendo uma aula gratuita para divulgá-lo.

Quem estiver interessado no evento e se inscrever no formulário daquela página será inserido em uma base de contatos. Após criar um fluxo de e-mails na plataforma, toda pessoa que entrar na lista receberá os e-mails relacionados à aula e ao curso, sem que você tenha que fazer o envio manual. 

Quais as vantagens em usar as ferramentas de automação de e-mail?

Depois de entender como funcionam as ferramentas de e-mail marketing, é provável que você tenha percebido a importância de usá-las em seu negócio. Mas, para que não restem dúvidas sobre o assunto, vale saber quais são as vantagens associadas a elas.

Por isso, veja como o uso de uma ferramenta de automação de e-mail pode ser benéfico para a sua empresa!

Economia de tempo 

Como você viu, as ferramentas de automação trazem mais agilidade no envio das mensagens, economizando o tempo da equipe de marketing. Assim, o time pode se dedicar às ações mais estratégicas da empresa. 

Monitorar a taxa de entrega e de abertura

Outra vantagem do uso de ferramentas de e-mail marketing é a possibilidade de rastrear a capacidade de entrega das mensagens. Assim, você pode saber a porcentagem de e-mails enviados que realmente chegaram à caixa de entrada dos destinatários e das mensagens que foram abertas.

Leads mais qualificados 

Na plataforma, há como segmentar as listas e enviar e-mails personalizados para cada ação específica de um contato. Se a programação for realizada corretamente, você consegue qualificar os leads para que sejam abordados pela equipe de vendas. 

Ciclo de vendas mais curto

Como você viu, a comunicação personalizada torna o processo de transformar o consumidor em potencial cliente mais eficiente. Por essa razão, a solução também ajuda a reduzir o ciclo de vendas da empresa e otimiza o uso de recursos. 

CAC mais baixo 

CAC é a sigla para custo aquisição do cliente e essa métrica calcula o quanto uma empresa investe para atrair novos compradores. Ao tornar o ciclo de vendas mais rápido com a plataforma de disparo de e-mail marketing, é possível reduzir o CAC em seu negócio.

Como utilizar essa ferramenta no seu negócio?

Sabendo da importância em usar as ferramentas de e-mail marketing, você pode estar se perguntando como aplicar essa estratégia com o apoio de uma ferramenta de automação específica. 

Confira algumas dicas para começar a usar essas ferramentas!

Construa uma base de contatos

O primeiro passo para criar uma estratégia de e-mail marketing é construir uma base de contatos. Nesse sentido, existem diversas estratégias para montar uma lista de e-mails. Confira as principais:

  • use pop-ups nas páginas do site da sua empresa;
  • oferte um material gratuito e de valor para a sua audiência;
  • sugira o cadastro em newsletter por meio dos artigos do blog;
  • use as redes sociais para estimular o público a entrar na sua lista;
  • crie landing pages segmentadas com formulário para preenchimento dos dados. 

Defina a sua estratégia de comunicação 

Após construir a base de contatos, a equipe de marketing deve definir a estratégia de comunicação da empresa. Ou seja, é preciso estabelecer quais serão os tipos de campanhas, a periodicidade do envio das mensagens e a estrutura gráfica dos e-mails.

Inicie o relacionamento com a seu público

Com a estratégia de comunicação definida, é a hora de automatizar os seus e-mails na plataforma. Para tanto, crie listas segmentadas — elas podem considerar questões demográficas ou comportamentais, por exemplo. Inclusive, algumas plataformas já têm segmentos prontos, facilitando a aplicação da estratégia. 

Depois de entender como as ferramentas de e-mail marketing podem ajudar o seu negócio, é possível perceber por que você deve ter uma em sua empresa. Contudo, antes de contratar a plataforma, analise cuidadosamente as opções disponíveis no mercado para fazer uma boa escolha.

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