Fit for Purpose: como entender o propósito do cliente colabora para a expansão do negócio?

Grande parte das empresas sobrevivem devido à existência dos seus clientes, certo? Por isso, é importante conhecer e questionar regularmente as necessidades do seu público para garantir a entrega de um produto ou serviço considerado fit for purpose — você já ouviu falar sobre ele?

Esse termo se refere a soluções que um negócio pode aplicar para otimizar seus processos e garantir a satisfação do seu público-alvo. Portanto, a sua implementação funciona como um guia para que a empresa consiga atender às expectativas de seus clientes.

Continue acompanhando este conteúdo para entender como a compreensão do propósito do cliente colabora para o crescimento do negócio. Confira!

O que é fit for purpose? 

Em tradução livre, fit for purpose significa adequação à finalidade. Conhecido por F4P, ele é um framework criado com base no livro escrito por David Anderson e Alexei Zheglov. Esse termo é utilizado para se referir a habilidades, técnicas, ferramentas e conceitos implementados pela gestão do negócio.

Essas soluções devem atender às necessidades do consumidor e do mercado, apresentando qualidade, funcionalidade e eficácia. Desse modo, ela pode ajudar a promover um alto desempenho e entregas mais satisfatórias para os clientes.

É justamente esse o objetivo do F4P: ganhar vantagem competitiva no mercado, deixando os clientes contentes. Portanto, ele visa a adequação da empresa, incluindo mudanças na gestão e nas estratégias, à finalidade — satisfazer e fidelizar clientes, entregando produtos e serviços de qualidade.

Como esse framework colabora com a expansão do negócio?

O propósito do cliente é o motivo pelo qual ele adquire um produto ou serviço, ou seja, o que ele espera alcançar com essa compra. Dessa forma, a compreensão do conceito possibilita que a empresa atenda às suas expectativas.

Isso é feito por meio da adequação do produto ou serviço do negócio para ficar claro que ele entende o problema dos clientes e tem a solução para ele. O público também deve compreender quais os benefícios do produto ou serviço, especialmente diante de um mercado com tantas opções.

Se o consumidor encontra o que procura ao fechar negócio com a empresa, ele fica satisfeito com sua compra. Consequentemente, ele poderá estar mais propenso a fazer novas aquisições com a marca, aumentando as chances de indicações para outras pessoas.

Ou seja, o alinhamento das estratégias do negócio para atender às expectativas dos clientes tende a fazer com que eles promovam a empresa. Assim, surgem novas oportunidades de negócio, que aumentam o seu faturamento e o seu lucro.

Com mais interessados em seu produto ou serviço e a realização de mais vendas, o crescimento da empresa é acelerado. Dessa maneira, a implementação do F4P possibilita aumentar o grau de satisfação do cliente, o que gera impactos positivos diretos nos seus resultados.

Quais são as vantagens do F4P?

Ao entender como o fit for purpose ajuda a acelerar os resultados da empresa, é possível ter uma ideia dos benefícios que ele pode trazer ao negócio. Agora, é o momento de ver em detalhes quais são essas vantagens.

Confira!

Adaptação rápida às necessidades dos clientes

Quanto mais a empresa foca no conhecimento sobre o cliente, melhor ela consegue atender às suas necessidades. Isso porque o negócio se torna mais flexível para criar ou modificar soluções que sejam relevantes, conforme as demandas e preferências do seu público-alvo.

Além disso, ao entender as expectativas dos clientes, é possível identificar rapidamente as mudanças que precisam ser feitas para atendê-las. Desse modo, a empresa consegue fazer adaptações mais rápidas e precisas às mudanças do mercado.

Resultados mensuráveis

A satisfação dos clientes é um indicador relevante do desempenho de um negócio. Logo, quando as empresas se concentram em entregar o que seu público-alvo espera, elas aumentam as chances de obter melhores resultados.

Por exemplo, a gestão pode relacionar a satisfação dos clientes a indicadores como o aumento da receita, a redução de custos, a melhoria da qualidade e a otimização do tempo. Veja o que é possível identificar:

  • retorno sobre o investimento (ROI): retorno financeiro das soluções oferecidas aos clientes;
  • custo de aquisição de clientes (CAC): valor médio que a empresa gasta para conquistar um novo cliente;
  • lifetime value (LTV): valor médio que um cliente gera para o negócio ao longo do tempo;
  • taxa de churn: porcentagem de clientes que deixam de comprar ou usar as soluções da empresa em determinado período.

Otimização de recursos

Como visto, ao aplicar o fit for purpose, as empresas entendem o que os clientes esperam delas. Com isso, é possível identificar em que áreas é mais adequado investir seus recursos.

Dessa forma, há mais chances de obter um melhor retorno sobre seus investimentos. Ademais, por meio do framework, as organizações economizam com soluções que gerariam prejuízo.

Embasamento na tomada de decisões

Como ficou claro, o foco de uma empresa deve ser conquistar seus clientes, entregando produtos e serviços de qualidade, certo? Então se o público está insatisfeito, é preciso saber o que tem que ser modificado.

Nesse sentido, o fit for purpose permite que a gestão tenha um embasamento mais sólido e confiável para tomar decisões, porque ela se baseia nas informações e nos feedbacks dos próprios clientes.

Como alinhar as estratégias de negócios às necessidades do cliente?

Como você viu, o objetivo do F4P é que a empresa consiga atender às demandas dos seus clientes, fazendo as adaptações necessárias para esse objetivo. Veja o que o que um negócio precisa fazer para implementá-lo:

  • conhecer o mercado e público-alvo: entender as necessidades e expectativas dos clientes;
  • definir objetivos: determinar o que a empresa deseja alcançar;
  • elaborar estratégias: desenvolver planos para alcançar os resultados;
  • investir em treinamento e desenvolvimento: capacitar a equipe para implementar as estratégias;
  • aplicar as estratégias: colocar em prática os planos desenvolvidos;
  • controlar e garantir a qualidade: monitorar os resultados e assegurar a excelência nas entregas;
  • aperfeiçoar-se constantemente: revisar as estratégias periodicamente e fazer ajustes conforme necessário.

Neste artigo, você viu como é importante conhecer o propósito do cliente para expandir seu negócio. Ao implementar o fit for purpose, suas chances de conquistar um público maior e acelerar o crescimento da empresa tendem a crescer.

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