Custo de aquisição de clientes (CAC): o que é e como atrair leads a custo zero!

Conquistar mais clientes costuma ser essencial para qualquer negócio que deseje atingir resultados melhores ao longo do tempo. Mas é preciso mensurar e acompanhar os esforços necessários para atingir esse resultado. 

Por isso, vale a pena conhecer o custo de aquisição de clientes (CAC). Com esse indicador, é possível identificar a situação atual da geração de leads e planejar formas de otimizá-la. Assim, você terá a oportunidade de gastar menos para atrair cada consumidor.

Tem interesse no tema? Na sequência, veja o que é o custo de aquisição de clientes ou CAC e saiba como gerar leads a custo zero!

O que é custo de aquisição de clientes? 

O custo de aquisição de clientes é uma métrica que representa a média de gastos da empresa para atrair cada consumidor. Nesse sentido, ela funciona tanto para apoiar a gestão financeira quanto para entender a efetividade do time comercial.

Em relação ao cálculo, o CAC é obtido pela seguinte equação:

CAC = Gastos realizados com a aquisição de clientes no período / Número de clientes no período

Pense, por exemplo, no caso de uma empresa que gastou R$ 5 mil no mês e obteve 25 clientes. Então o CAC foi de R$ 200. Isso significa que a empresa precisou investir, em média, R$ 200 para cada cliente que fechou negócio ou realizou uma compra. 

O que pode ser considerado um bom CAC?  

Tão importante quanto saber qual é o CAC da empresa é compreender o impacto que ele pode causar no negócio e quais resultados tendem a ser mais interessantes. No geral, o ideal é que o CAC tenha o menor valor possível.

Afinal, ele pode ter um grande impacto na lucratividade do negócio. Considere, por exemplo, um CAC de R$ 200. Se o ticket médio — o gasto médio de cada cliente — for de R$ 700, o CAC representa quase 30% do faturamento com cada venda.

Porém, se o ticket médio for de R$ 400, o CAC passa a comprometer 50% dos ganhos com cada cliente. Portanto, o CAC mais adequado para cada negócio depende de outras características e valores envolvidos nos processos. 

Entretanto, em todos os casos um CAC mais baixo tende a ser mais vantajoso. Afinal, o resultado favorece a margem de lucro.

É possível atrair clientes a custo zero?

Um dos principais objetivos para as empresas que buscam ampliar os lucros é diminuir o custo de aquisição de clientes. Porém, dependendo da estratégia, é possível ir além e atrair consumidores a custo zero.

Alcançar essa situação significa que não foi preciso investir direta e especificamente para atrair clientes em determinado período. Em geral, isso é possível ao utilizar estratégias escaláveis e orgânicas. 

Desse modo, a geração de oportunidades ocorre de maneira espontânea, o que favorece a captação de clientes a custo zero. Entre as possibilidades do marketing digital, recorrer ao marketing de conteúdo tende a ser a melhor alternativa para atrair leads dessa maneira. 

A partir da produção de conteúdo educacional e de valor, fica mais fácil atrair clientes de forma consistente e escalável, sem precisar realizar novos investimentos continuamente.

Exemplo prático

Para compreender como funciona a atração de clientes a custo zero, considere duas estratégias da empresa. Na primeira, a companhia investe R$ 10 mil em anúncios patrocinados por 2 meses. Nesse período, ela obtém 100 clientes. Com isso, o CAC foi de R$ 100.

No terceiro mês, a empresa não investe em anúncios patrocinados, mas também não tem captação de clientes, por ser dependente desse tipo de tráfego.

Na segunda situação, a empresa investe os mesmos R$ 10 mil, mas em conteúdos por 2 meses. No final do período, ela converte 50 clientes. Nesse caso, o CAC é de R$ 200.

Como o CAC da segunda estratégia é o dobro da primeira, pode parecer que ela é menos interessante. Porém, é preciso observar em um horizonte mais amplo. Isso porque, após publicados, os conteúdos podem continuar gerando resultados. 

Então imagine que você não fez novos investimentos nessa parte e, nos 4 meses seguintes, obteve mais 50 clientes graças aos leads gerados pelo blog. Logo, esses consumidores tiveram custo zero, já que não foi necessário investir no período de aquisição.

Se a empresa continuar a realizar publicações, a estratégia pode escalar. Com cada vez mais visitas e leads gerados, o número de clientes tende a crescer continuamente. Então o CAC poderá ser continuamente reduzido e até mesmo se aproximar do zero.

Como melhorar o CAC da sua empresa?

Como você viu até aqui, melhorar o CAC da empresa significa diminuí-lo — e mesmo levá-lo a zero, em determinadas situações. Para isso, é possível recorrer à produção de conteúdo de modo estratégico.

A seguir, veja dicas para melhorar o CAC do seu negócio com a ajuda dessa estratégia!

Mapeie a sua persona

Uma das dicas mais relevantes para ter sucesso ao definir e executar uma estratégia de conteúdo é o mapeamento da persona.

É necessário saber quem é seu público, tanto em relação ao consumo das soluções como dos conteúdos. Assim, fica mais fácil definir os temas, a abordagem e a linguagem que são mais adequados para impactar essas pessoas.

Aproveite o potencial do SEO

O SEO ou otimização para mecanismos de busca reúne um conjunto de técnicas que servem para aumentar o ranqueamento do seu site. A partir dele, os algoritmos dos buscadores concluem que o conteúdo do seu site é mais relevante que o dos concorrentes.

Com posições melhores, há como receber mais visitas. Nesse contexto, você poderá conquistar mais clientes e diminuir o CAC do negócio.

Contrate uma empresa especializada

Para ter a chance de conquistar clientes a custo zero, é essencial produzir conteúdo de valor, original e que seja otimizado para os mecanismos de buscas. Por conta disso, o ideal é ter o apoio de uma empresa especializada no assunto para auxiliar nessa jornada. 

Ao escolher a ABContent, você aproveitará a atuação de um time altamente qualificado, em constante desenvolvimento e atualizado com as melhores práticas. Assim, é possível atender à sua demanda de conteúdos de qualidade em busca da conversão de mais clientes.

Neste artigo, você descobriu o que é o custo de aquisição de clientes e como obter um CAC nulo ou próximo de zero. Para atingir esse resultado, é essencial usar o conteúdo estratégico e potencializar o tráfego orgânico.

Gostou de conferir essas informações? Dê início à sua estratégia de conteúdo ao falar com um dos consultores da ABContent!

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