O marketing de conteúdo conta com técnicas e estratégias que ajudam a oferecer a melhor experiência ao público e melhorar os resultados das campanhas. Um dos elementos utilizados no processo dessas produções é o índice de Flesch Reading Ease.
Essa é uma avaliação da legibilidade, aplicada especialmente em blog posts. A análise pode ser feita na revisão dos materiais e também por ferramentas específicas para isso, como plugins de SEO (search engine optimization).
Neste artigo, apresentamos como funciona a análise de Flesch Reading Ease, sua relação com o SEO e otimização dos conteúdos e compartilhamos dicas de como melhorar a legibilidade dos seus textos.
Vamos lá?
O que é Flesch Reading Ease?
O termo Flesch Reading Ease significa, em tradução livre, “facilidade de leitura de Flesch”. Esse é um conceito do marketing de conteúdo para se referir a quão fácil é ler um texto. Para chegar a um resultado, é realizado um cálculo que considera a quantidade de sílabas, palavras e sentenças do conteúdo.
Por meio de ferramentas específicas, como plugins, é possível fazer esse cálculo automaticamente. Elas geram um resultado que vai de 1 a 100, sendo que quanto maior for a pontuação, mais fácil é a leitura daquele conteúdo.
A classificação considera múltiplos fatores, sendo um grande desafio elaborar um texto que alcance pontuação 100. E aqui é preciso ter atenção: não é preciso ter uma nota alta, necessariamente, para que o conteúdo seja bom.
Na verdade, a pontuação considera uma escala trazendo questões como idade e nível de escolaridade do leitor. Na prática, ele traz estimativas de nível de leitura que vão desde o ensino fundamental até o ensino superior completo.
Como resultado, notas que poderiam ser consideradas baixas, inclusive na faixa dos 30 aos 60, podem ser interessantes, a depender do seu nicho e público-alvo. Afinal, a faixa já pode se adequar a quem tem ensino médio completo ou está na graduação.
Qual a importância da legibilidade para o SEO?
Para obter um bom resultado com a produção de conteúdo na internet é fundamental conseguir um posicionamento privilegiado nos mecanismos de busca, como o Google. Afinal, é por meio das pesquisas que seu público-alvo poderá encontrar a empresa de modo orgânico.
Assim, é necessário utilizar técnicas de SEO. Ele envolve um conjunto de práticas, entre as quais estão a otimização do conteúdo. A ideia é sinalizar aos buscadores que o conteúdo consegue responder às demandas dos usuários, enquanto oferece uma boa experiência.
Há diversos fatores analisados pelo algoritmo para entender se uma página tem relevância para estar nas primeiras posições na pesquisa. Dessa forma, todo o conteúdo deve ser elaborado de maneira estratégica.
Legibilidade x Flesch Reading Ease
Aqui, o ponto de atenção é que a legibilidade não é sinônimo de Flesch Reading Ease. Na verdade, a legibilidade foca na experiência do usuário, enquanto a facilidade de leitura Flesch cria um mecanismo que auxilia a avaliação ao criar as classificações.
Porém, é preciso sempre considerar o fator humano e, especialmente, as questões relacionadas ao idioma. No português, é comum que muitas palavras sejam compostas por mais sílabas, por exemplo, o que é um critério que penaliza a classificação.
Na prática, uma boa legibilidade significa que o público-alvo terá uma boa experiência ao consumir o seu conteúdo. Como resultado, ele tem maiores chances de captar a atenção do leitor e mantê-lo na página por mais tempo, e até mesmo navegar em outros conteúdos do seu blog ou site.
No entanto, convém saber que esse critério sozinho não garante a qualidade e a relevância das suas produções textuais. Também é fundamental certificar-se de elaborar materiais com informações verificadas, alinhadas com as necessidades da persona e com linguagem adequada.
Por esse motivo, o Flesch Reading Ease se torna apenas uma referência, e não uma ferramenta essencial para garantir a legibilidade dos conteúdos e uma boa experiência do leitor no seu blog.
Como melhorar a legibilidade textual do seu site?
Deseja aplicar técnicas para melhorar a legibilidade textual do seu site? Então veja as dicas que separamos!
Evite blocos de textos
Um dos fatores que prejudica a legibilidade do texto é a elaboração de grandes blocos de textos. Eles dificultam a escaneabilidade e prejudicam a leitura. Portanto, desenvolva o material com ideias distribuídas em blocos menores.
O mesmo vale para a construção das frases e períodos, que devem ser mais curtos, quando possível. Ainda, tente manter a objetividade, pois um conteúdo prolixo pode se tornar cansativo e não manter o leitor interessado.
Divida seu texto em tópicos
Uma ótima maneira de deixar o texto mais fácil de ser lido e compreendido pelo leitor é dividi-lo em tópicos. Eles organizam a leitura e permitem que a persona encontre as informações que deseja sobre aquele tema com mais objetividade.
Você pode explorar a hierarquia dos conteúdos. Nesse sentido, você terá um título principal (título 1) e os subtítulos (títulos 2), que são as subdivisões. Se necessário, também vale criar tópicos dentro de um subtítulo (título 3), em diferentes níveis hierárquicos, entre outras divisões.
Adeque a linguagem
Muitas vezes é necessário utilizar termos técnicos e complexos, mas pode ser necessário priorizar a simplicidade na escrita — dependendo da sua persona. Quando usar alguma expressão menos popular para o seu público, a dica é incluir a sua explicação.
Faça uma leitura do conteúdo
Como você aprendeu até aqui, o Flesch Reading Ease é um cálculo que gera uma pontuação. Entretanto, essa é uma classificação mecânica, baseada apenas em contagens de sílabas e palavras — o que dificilmente conseguirá refletir, de fato, a experiência humana de leitura.
Portanto, como você viu, embora seja possível utilizar plugins para auxiliar a estratégia de marketing digital, lembre-se de priorizar a experiência de leitura. Dessa maneira, você terá conteúdos que se diferenciam e são produzidos, de fato, focando na sua persona.
Tenha suporte profissional
Para ter conteúdos que realmente se destacam na internet, você pode contar com uma parceira especializada — como a ABContent. Dessa maneira, é possível contar com conteúdos desenvolvidos pensando nas melhores práticas de SEO e que ofereçam uma boa experiência de leitura para o seu público.
Entendeu como funciona o Flesch Reading Ease? Adotar técnicas para melhorar a legibilidade ajudará o seu blog ou site a melhorar o desempenho. Porém, lembre-se de que é importante priorizar a experiência de leitura, sem observar apenas as pontuações apresentadas em plugins.
Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre a otimização do conteúdo para o Google? Entenda o que é o SEO On-Page e saiba como ele funciona!