Por que produzir conteúdo para o blog da sua empresa é tão importante?

Você cria conteúdo para o blog da sua empresa? Essa é uma das ações responsáveis por gerar tráfego para o site e aumentar a base de leads. Por esse motivo, desenvolver uma estratégia com esse foco pode contribuir para o crescimento do seu negócio.

A explicação para isso está no fato de que a internet mudou a forma como o público conhece produtos e se conecta com organizações. Agora, os consumidores contam com maior controle para encontrar marcas que estão alinhadas com seu propósito e apresentam melhores soluções para eles.

Portanto, estratégias com foco em marketing de conteúdo podem trazer benefícios interessantes para o fortalecimento de um negócio. Assim, neste artigo, você entenderá por que é tão importante criar conteúdo para o blog da sua empresa.

Confira!

O que é e para que serve a produção de conteúdo?

Antes de você entender por que produzir conteúdo, é preciso saber o que esse conceito representa. Imagine uma pessoa interessada em investir em ações na bolsa de valores. Como essa modalidade traz riscos, é natural que ela sinta insegurança no início, certo?

Então, para tirar as dúvidas que ela tem sobre o assunto, essa pessoa pode fazer uma busca na internet sobre dicas para começar essa operação. A partir disso, ela poderá clicar em um artigo produzido por uma assessoria de investimentos que apresente um passo a passo para o iniciante se organizar e investir na bolsa.

Nessa jornada, a empresa que produziu um conteúdo relevante para o usuário que fez a pesquisa conseguiu contribuir para tirar as dúvidas do potencial consumidor. Esse negócio não precisou apresentar seus serviços no texto, diretamente.

Na verdade, a importância de o artigo ter sido encontrado na busca está no fato de contribuir para gerar mais tráfego para o site e possibilitar que sua marca fosse conhecida por clientes em potencial. Portanto, a produção de conteúdo é uma estratégia que visa aumentar a visibilidade de uma companhia ao gerar valor para seu público.

Isso é feito a partir do compartilhamento de informações relevantes para os consumidores, fazendo parte de um planejamento de marketing de conteúdo. O objetivo da estratégia nem sempre é gerar uma venda direta.

O propósito do conteúdo é compartilhar materiais qualificados para o público-alvo e aumentar as chances de ele fechar negócio no futuro. Os textos atraem pessoas, que se transformam em leitores e podem se converter em clientes.

Por que é importante ter presença online?

Como você viu, a produção de conteúdo para blog é uma forma de gerar tráfego para os canais digitais da sua empresa. Dessa maneira, é preciso entender qual a relevância de investir nessa estratégia e fortalecer sua presença online.

Vale lembrar que a internet mudou a forma como as pessoas consomem conteúdo e se conectam com marcas. Nesse cenário, investir em mídias tradicionais pode não trazer a melhor relação custo-benefício.

Na prática, não é tão simples atingir o seu público com esses métodos. Por exemplo, ao fazer uma propaganda na TV, não há como garantir que um cliente em potencial acompanhará a transmissão naquele momento.

Já com a produção de conteúdo, você alcançará consumidores com mais chances de ter interesse em seu produto. Afinal, a iniciativa de buscar soluções para o problema terá partido deles mesmos. E sua empresa estará se posicionando para auxiliá-los.

Além disso, o público online está cada vez mais acostumado a pesquisar sobre os mais diversos assuntos em blogs, podcasts, redes sociais e vídeos no YouTube, por exemplo. Dessa maneira, é essencial que os negócios se posicionem nesses canais para informar e se aproximar do público-alvo.

Seus potenciais clientes, por exemplo, podem estar agora mesmo fazendo buscas online sobre o produto ou serviço oferecido pela sua marca. Com uma presença online fortalecida, os consumidores podem encontrar o blog da sua empresa com conteúdos relevantes para eles.

Ademais, o marketing de conteúdo se destaca por respeitar o espaço das pessoas. Afinal, as campanhas não costumam ser intrusivas, e trazem a possibilidade de impactar o público exatamente no momento que ele precisa.

Outro fato relevante é que a presença online costuma custar muito menos do que as campanhas de marketing tradicionais. Por fim, esses conteúdos podem se manter relevantes por mais tempo, gerando fluxo constante de novos leads.

Por que fazer marketing de conteúdo?

Agora que você entendeu o que é produzir conteúdo para blog e qual é a importância de ter presença online, deve conhecer os motivos para investir em marketing de conteúdo. Desse modo, sua empresa poderá dar início a essa estratégia.

Saiba mais!

Destacar-se em relação à concorrência

Muitos empreendedores estão despertando para a necessidade de estar presentes na internet. Por isso, produzir conteúdo de qualidade para o blog da sua empresa é uma forma de se destacar no mercado de atuação.

Nesse sentido, oferecer materiais relevantes e atrativos para seu público consumidor ajuda a distanciar seus clientes dos concorrentes. Como eles conhecerão melhor sua marca e sua autoridade no assunto, podem priorizar sua empresa quando precisarem consumir seus produtos e serviços.

Além disso, a publicação de conteúdos atrai leitores e divulga seu negócio. Assim, mesmo pessoas que não sejam potenciais clientes agora podem se tornar consumidoras no futuro — ou indicar seu nome para amigos e familiares.

Construir uma marca sólida

Outro motivo para produzir conteúdo em blog é a construção de uma marca sólida. Esse benefício também tem relação com a concorrência e o espaço que sua empresa conquista no mercado. Afinal, ter uma presença online forte permite que os valores e diferenciais da sua marca sejam conhecidos por cada vez mais pessoas.

Dessa forma, a personalidade da empresa se desenvolve de maneira mais sólida. Por isso, o objetivo do marketing de conteúdo não é apenas gerar vendas diretamente, mas ajudar os leitores a resolver problemas ou aprender um tema.

Consequentemente, eles se lembrarão da sua empresa por mais tempo. Esse movimento acontece porque há uma tendência a contratar serviços de quem nós já conhecemos. Como sua marca já se apresentou e ajudou esse público, a ligação é ainda mais próxima.

Se tornar referência no mercado

Em cada setor do mercado existem empresas que se destacam como referências. No passado, isso acontecia muito pela força do empreendimento — seja devido a seu porte ou capacidade de investimento.

Atualmente, a construção de autoridade está relacionada também à produção de conteúdo digital. Quando precisa escolher uma instituição financeira, por exemplo, é natural que o cliente dê preferência àquelas que tenham publicações relevantes em um blog educacional.

Ter redes sociais com um grande número de seguidores também conta. Nesse exemplo, há dois gatilhos mentais muito úteis ao marketing: a existência de informações relevantes demonstra autoridade e o número de seguidores desperta o gatinho da prova social.

Assim, o marketing digital se torna uma estratégia indispensável para aqueles que desejam se transformar em referência para o mercado.

Ficar mais visível aos clientes

Por fim, produzir conteúdo para blog é importante para aumentar sua visibilidade na área de atuação. Quanto mais textos de qualidade você publicar, mais pessoas terão acesso a eles, fazendo com que esses materiais circulem em diversos grupos.

Imagine produzir um post tão interessante sobre determinado assunto que seus leitores escolham, de forma voluntária, compartilhar nas redes sociais? Sua empresa estará se tornando visível para inúmeras novas pessoas, de maneira orgânica, ou seja, sem novos custos.

Esse compartilhamento autônomo não costuma acontecer quando se trata apenas de uma publicidade. Porém, é possível que ocorra com a produção de conteúdos que geram valor para o leitor.

Como produzir conteúdo para um blog?

Como vimos, investir em marketing de conteúdo pode ser benéfico para sua empresa sob diversos pontos de vista. Por isso, é preciso saber como produzir materiais de qualidade para o seu blog.

Confira!

Conheça seu público-alvo

O primeiro passo para produzir conteúdos relevantes é conhecer o seu público-alvo. Afinal, as suas publicações precisam ser capazes de atingir os consumidores ideais, não é mesmo?

Por esse motivo, é fundamental definir a sua persona. Assim, você entenderá quais são os tipos de conteúdo que ela busca, como ela se informa e quais os principais problemas que ela precisa resolver.

Além disso, determinar seu perfil de cliente é necessário para que você planeje a melhor maneira de fazer a abordagem. Esse processo inclui a escolha da linguagem dos seus textos e as ações desenvolvidas para transformar esse lead em cliente.

Crie um planejamento de conteúdo

Após entender o seu público, você deve criar seu planejamento de conteúdo. É preciso, por exemplo, fazer uma pesquisa de palavras-chave, pois é por meio delas que seu potencial cliente encontrará o conteúdo nos mecanismos de busca.

Esse planejamento apresenta quais serão os materiais que sua empresa produzirá, as datas de compartilhamento e os objetivos do conteúdo. Ademais, também é válido estabelecer metas para facilitar a mensuração de resultados no futuro.

Desenvolva conteúdos relevantes

Com o planejamento em mãos, você pode dar início à etapa central dessa estratégia: produzir conteúdo qualificado para o blog. É importante que o material seja relevante, de fácil leitura e, principalmente, consiga responder à questão do seu lead.

Aplique boas práticas de SEO

Além de produzir os conteúdos, é necessário facilitar o processo para o seu público encontrar esse material. Isso é possível a partir do investimento em search engine optimization (SEO) — ou otimização para motores de busca.

O objetivo é melhorar a forma como o algoritmo do Google ou outros mecanismos de busca podem enxergar seu conteúdo. Ao aparecer na primeira página desses sites, as chances de conversão são maiores. Para aperfeiçoar esse processo, vale a pena contar com serviços de produção de conteúdo especializado.

Como vimos, produzir conteúdo para o blog da sua empresa é uma das principais formas de fortalecer a presença online dela. Além disso, esse tipo de estratégia contribui para a construção de autoridade e geração de mais vendas.

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