Uma empresa que deseja se posicionar de forma competitiva no mercado deve ter atenção para a geração de valor ao consumidor. Assim, ela mostra as razões para ser a escolhida pelo público em meio a tanta concorrência.
Mas como fazer isso, na prática? Existem muitos caminhos para promover o negócio, impactando a audiência e gerando resultados sustentáveis. Mas as estratégias devem ser personalizadas conforme cada empreendimento.
Quer saber mais sobre a geração de valor para sua empresa? Confira 6 práticas que ajudam nesse objetivo!
1. Fortaleça o branding
A expressão branding vem do inglês e pode ser traduzida como gestão de marca. Essa é uma estratégia focada na construção e no fortalecimento da sua marca, tendo um papel relevante na geração de valor.
A abordagem abrange diversas práticas que conectam essência, propósito e percepção. Como resultado, a partir de elementos visuais, comunicativos e até pelo produto ou serviço oferecido o público entende quais são os valores da empresa.
Para aplicar o branding no seu negócio, o primeiro passo é definir uma plataforma de marca sólida, com propósito, promessa, atributos e posicionamento. Depois, construa uma identidade visual com cores, tipografia e elementos gráficos que representem seus valores.
Defina ainda um tom de voz alinhado à personalidade da marca para garantir que ele se mantenha coerente em todos os canais e interações. A consistência entre o que a empresa comunica e como ela se comporta reforça seu posicionamento no mercado.
Por fim, lembre-se de que o branding é um processo contínuo. Ele exige acompanhamento, ajustes e evolução constante para manter a relevância e gerar conexão com o público.
2. Explore o storytelling
A segunda boa prática também tem um nome que vem do inglês: storytelling, que em tradução livre quer dizer contar histórias. Essa é uma estratégia para gerar mais conexão emocional com o público, aumentando as chances de capturar sua atenção e impactá-lo.
Mas não basta contar qualquer história — afinal, a estratégia precisa ser persuasiva e ter um foco bem definido. Existem técnicas de storytelling para que ele seja efetivo.
Os seus três pilares são:
- técnicas narrativas: são as ferramentas conceituais para o desenvolvimento do conteúdo;
- conteúdo narrativo: é a história em si, o conteúdo a ser apresentado na contação;
- fluidez: garante que a história seja narrada de forma contínua, sem interrupções, transformando-se em uma experiência para quem a acompanha.
Alguns exemplos de marcas que usam a abordagem com frequência em suas campanhas são Coca-Cola, O Boticário, Volkswagen e Huggies. Elas empregam as narrativas para gerar emoções e se conectar com o que seu público deseja, mostrando a experiência por trás do produto.
3. Diferencie-se da concorrência
O que sua marca faz que a diferencia da concorrência? O marketing de diferenciação consiste na geração de valor a partir do que sua empresa tem de único como uma vantagem competitiva. Como resultado, você pode conquistar mais credibilidade e autoridade no mercado, além da lealdade do público.
Cada negócio tem suas particularidades, seus pontos fortes e sua proposta de valor. Um dos caminhos para mostrá-los ao consumidor é focar na segmentação. A prática significa direcionar sua comunicação ao público que realmente tem chances de se interessar pelo que você oferece.
A empresa também precisa conhecer seu posicionamento no mercado. Verifique o que sua marca faz de diferente da concorrência. Pode ser um atendimento mais próximo, uma entrega mais rápida, uma solução mais personalizada ou um serviço inovador, por exemplo.
O importante é que essa diferença seja percebida e valorizada pelo seu público. Para tanto, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado. Ela ajuda a reunir dados sobre o que seus clientes buscam e quais são as suas demandas.
Por fim, diferenciar-se pode ser considerado um sinônimo de inovar nesse contexto. Negócios que olham para o futuro, estão atentos às tendências e não têm medo de propor soluções novas tendem a se destacar em seus mercados de atuação.
Note que a prática não se limita aos produtos e serviços. A inovação pode estar na comunicação, no relacionamento ou na experiência de compra para gerar valor ao seu público.
4. Pratique a escuta ativa
A escuta ativa é um diferencial para empresas gerarem mais valor no mercado. Ela exige foco total, interesse genuíno e disposição para entender o que o outro diz. Portanto, é necessário evitar interrupções, deixar distrações de lado e prestar atenção ao que é expresso.
No ambiente profissional, a prática fortalece relações, melhora o trabalho em equipe e contribui para reduzir ruídos e conflitos. Adicionalmente, ouvir com atenção permite obter informações relevantes, gerar mais empatia, construir confiança e oferecer respostas mais certeiras.
A postura é válida em atendimentos, negociações e na interação com colegas e líderes. Logo, praticar a escuta ativa é um caminho para tornar qualquer comunicação mais produtiva, clara e humana.
5. Torne sua comunicação mais estratégica
Com os passos anteriores, você entendeu a importância da comunicação na geração de valor da sua empresa. Ela demanda planejamento, clareza, escolha dos canais certos e um bom timing.
O objetivo é garantir que as mensagens sejam relevantes, consistentes e alinhadas aos interesses da empresa e do público. Uma comunicação estratégica ajuda em diferentes frentes do negócio, por exemplo, para fortalecer a reputação, mobilizar colaboradores ou gerenciar crises.
6. Invista no marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma forma de interagir com o público de maneira oportuna e eficiente. Por meio de materiais ricos e bem elaborados, você auxilia a audiência em suas demandas e gera valor sem necessariamente oferecer o produto ou serviço.
Além de fortalecer a autoridade da sua marca, a estratégia atrai, educa e nutre potenciais clientes ao longo da jornada de compra. Com isso, a empresa gera mais confiança, fica mais próxima do público e, naturalmente, contribui para o aumento das conversões.
Conteúdos como blog posts, e-books, infográficos, vídeos e posts nas redes sociais são exemplos capazes de gerar relevância e resultados sustentáveis no médio e longo prazo. Para colocar a estratégia em prática, você pode contar com o apoio da ABContent.
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Você conferiu 6 práticas que ajudam na geração de valor e promoção da sua empresa. Aplique as dicas na rotina do negócio e observe os resultados aparecerem no crescimento e na conexão com o público certo.
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