Google meu negócio: o que é, como funciona e como destacar sua empresa

Quem tem uma empresa precisa encontrar formas de divulgar o negócio e manter-se presente em redes sociais e buscadores. Para potencializar essas estratégias, os gestores devem saber o que é o Google Meu Negócio.

Ele é um recurso que pode ser utilizado pela empresa para ser encontrada por usuários do maior buscador do mundo. Além disso, o Google Meu Negócio traz informações relevantes sobre o empreendimento que podem atrair mais pessoas.

Quer aprender o que é o Google Meu Negócio, como ele funciona e como utilizá-lo? Neste conteúdo você encontrará as informações necessárias. Não perca!

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta voltada às empresas e produzida pelo Google. Ela tem como principal objetivo ajudar os usuários que realizam buscas pelo Google a encontrarem o seu empreendimento. 

Para isso, ele traz informações sobre a empresa, como localização, horário de atendimento e outros dados. Isso faz com que os usuários consigam saber rapidamente a resposta para diversas perguntas sobre o estabelecimento.

O Google Meu Negócio foi lançado em 2014 e, desde então, passou por diversas atualizações para tornar o serviço mais relevante para as empresas. A versão mais recente inclui dados cadastrados por usuários, pela própria empresa e por inteligência artificial. 

Entre eles estão:

  • nome do estabelecimento;
  • localização com integração ao Google Maps;
  • horário de funcionamento durante a semana;
  • telefone para contato e WhatsApp;
  • horários em que há mais movimento de clientes;
  • site da empresa;
  • fotos da fachada, de produtos e serviços.

Ainda, é importante ressaltar que o Google Meu Negócio pode servir para qualquer tamanho de empresa. Desde as microempresas até as grandes companhias com diversas filiais podem se beneficiar dessa ferramenta.

Ela é bastante utilizada por negócios que possuem lojas ou locais físicos. Contudo, outros tipos de empresas, como as que só funcionam online, podem realizar o cadastro, facilitando a captação de clientes.

Como ele funciona?

Agora que você já sabe o que é o Google Meu Negócio, é preciso entender como ele funciona. Desse modo, será mais fácil fazer uma boa utilização do recurso.

Você pode pensar nessa ferramenta como um catálogo de empresas mantido pelo Google. Assim, primeiro os negócios devem fazer um cadastro e incluir as informações relevantes para os seus clientes e potenciais consumidores.

Todos os campos são padronizados para que as informações sejam encontradas facilmente e verificadas com agilidade pelos interessados. Ademais, a busca pode se dar com diferentes fontes de informação.

Como resultado, os clientes podem encontrar a sua empresa ao buscar por produtos, serviços, nome da empresa ou descrição das atividades. Por exemplo: se uma pessoa digitar no Google a palavra “material de construção”, o buscador indicará as lojas desse ramo mais próximas. 

Cada estabelecimento terá espaço para as informações que você já viu. Desse modo, o consumidor pode encontrar mais facilmente uma solução para as suas necessidades.

Outra questão sobre o funcionamento do Google Meu Negócio diz respeito às ferramentas compatíveis com ele. Além de ser utilizado pelo buscador nativo da plataforma, ele tem integração com o Google Maps.

Ou seja, quando um usuário utiliza o mapa para verificar locais, o seu negócio pode ser marcado como ponto de interesse. Você já deve ter visto essas marcações: no mapa do Google aparecem marcas coloridas — conforme o ramo do negócio — indicando os estabelecimentos.

Ao clicar nesses pontos, o usuário tem acesso a uma ficha da empresa, contando com as informações do Google Meu Negócio. Então ele funciona como uma maneira de catalogar as empresas e nutrir os usuários do Google com informações relevantes. 

Quais as vantagens do Google Meu Negócio para empresas?

Após saber o que é o Google Meu Negócio e entender como ele funciona, é preciso que você conheça as vantagens de utilizá-lo na sua empresa. 

Confira a seguir os principais benefícios dessa ferramenta:

Permite que o seu negócio seja encontrado com mais facilidade

O primeiro benefício de cadastrar sua empresa no Google Meu Negócio é a possibilidade de ser encontrado com mais facilidade. Afinal, é para isso que a ferramenta serve: permitir que os interessados em algum produto ou serviço encontrem a solução próxima.

Sem cadastrar sua empresa, você dependerá apenas de indicações diretas ou outros tipos de publicidade. Apesar de essas estratégias serem tradicionalmente efetivas, o Google Meu Negócio é uma maneira de potencializar a difusão da sua marca.

Como você viu, os usuários podem pesquisar por produtos, serviços e área de atuação. Dessa maneira, eles terão acesso às companhias que se cadastraram na ferramenta. Se o seu negócio não aparecer na busca, você pode perder um potencial cliente, que será direcionado aos concorrentes.

Cria mais proximidade com o cliente

Além de sua empresa ser encontrada por meio do Google Meu Negócio, os clientes que realizaram a busca podem mandar mensagens para o empreendimento. Isso acontece por meio dos contatos cadastrados ou pela própria plataforma.

Portanto, você cria uma proximidade com o cliente, mostrando que o consumidor é relevante para sua empresa. Com isso, os responsáveis pela comunicação podem esclarecer dúvidas, apresentar os produtos e serviços e trazer outras soluções.

Além do contato, os clientes podem avaliar o negócio. O Google oferece um sistema de notas com estrelas de 1 a 5. Dessa forma, os usuários que compraram ou contrataram com a sua empresa podem expor a outras pessoas como foi a experiência, com elogios ou reclamações.

Para tanto, eles podem deixar a nota e complementar com comentários. Ao conseguir avaliações positivas, novos consumidores podem ser atraídos. Logo, os comentários podem indicar a empresa para outras pessoas e demonstrar a relevância do seu negócio.

Aumenta as possibilidades de vendas 

As duas vantagens anteriores também trazem uma consequência bastante relevante para o seu negócio: o aumento de vendas. Isso acontece porque o fluxo de clientes pode aumentar por conta do Google Meu Negócio.

Quando as pessoas conseguem encontrar o negócio por meio da pesquisa no Google, elas ficam sabendo da localização e outras informações essenciais. Portanto, os clientes são atraídos à sua empresa para realizar compras.

Isso é bastante comum no setor de serviços, como barbearias, salões de beleza, empresas financeiras, assessorias e outros. Ademais, as vendas de produtos também acontecem muito por meio do Google Meu Negócio.

Com o avanço da tecnologia, geralmente as pessoas pesquisam na internet quando precisam de um produto ou serviço. Nesse contexto, o Google Meu Negócio serve como um cartão de visitas da empresa. Ao conhecer a localização e o ramo de atuação, o cliente já sai de casa com mais determinação de fechar o negócio.

Potencializa o tráfego no seu site

Por fim, é preciso considerar os benefícios do Google Meu Negócio para o tráfego do site da sua empresa. Isso porque é possível incluir informações da sua página. Assim, há um link para esse ambiente caso o consumidor queira conhecê-lo.

Algumas estratégias úteis para empresas aumentarem conversões são o marketing de conteúdo e a publicação de catálogos online. Como você viu, a internet é um grande auxiliar das empresas — e esse ambiente deve ser explorado para potencializar as vendas.

Então contar com uma maneira de aumentar os cliques e as visitas ao seu site permite começar uma relação com mais possíveis clientes. Ao visitar o seu site para buscar mais informações após conhecer a empresa no Google Meu Negócio, ele terá acesso a detalhes mais completos sobre as suas soluções. 

Será possível, por exemplo, verificar o catálogo e acessar o seu blog com conteúdos educativos. Nesse ponto, o cliente já entra no funil de vendas. Desse modo, quem deseja ter uma estratégia online completa deve considerar o Google Meu Negócio como uma forma de atração de leads.

Não traz custos para o negócio

Diante de todas essas vantagens, você pode estar se perguntando se os custos do Google Meu Negócio valem a pena. Na verdade, um benefício que interessa muitos gestores que querem começar uma estratégia de captação de clientes online é que ele é gratuito.

Tanto o cadastro como a inclusão da sua empresa em pesquisas no buscador e no Google Maps não são cobradas pelo Google. Então você consegue ter um alcance maior sem gerar despesas para o seu negócio.

Entretanto, vale destacar que não há impulsionamento de resultados. Ou seja, o Google Meu Negócio não funciona como as propagandas pagas do Google, que são direcionadas nas pesquisas de forma patrocinada, atingindo mais pessoas.

Aqui, a página de resultados incluirá sua empresa para pesquisadores em determinada área de abrangência e quando visualizarem o mapa próximo da sua região. Não há maneiras de se posicionar mais à frente dos concorrentes na versão grátis.

Mas você pode utilizar os dados para comprar anúncios no Google. Caso faça isso, sua empresa poderá aparecer antes dos resultados orgânicos nas páginas de busca. Dessa maneira, é possível ter resultados ainda melhores, pagando pela publicidade.

Como destacar sua empresa no Google Meu Negócio?

Você percebeu que o Google Meu Negócio traz diversos benefícios para sua empresa. No entanto, para aproveitar todas essas vantagens, é preciso saber como trazer destaque para o negócio utilizando a ferramenta.

A seguir você conhecerá algumas dicas para isso!

Faça o cadastro

O primeiro passo para trazer destaque para sua empresa é se cadastrar no Google Meu Negócio. O procedimento é realizado pelo site oficial. Lá você clica em “Gerenciar Agora” e começa o cadastro com a conta Google da empresa — que pode ser criada na hora.

O procedimento é bem intuitivo, então basta seguir as páginas e incluir todas as informações necessárias. Você também deverá confirmar que é o responsável pela empresa. Para isso, o Google enviará uma mensagem de celular com um código.

Coloque descrições completas

No momento do cadastro, você pode personalizar o perfil no Google Meu Negócio. A ferramenta traz diversas possibilidades. Entre elas é possível adicionar uma descrição completa que aparecerá na página, horários de atendimento, endereço e site.

Todas essas informações são importantes para dar destaque à empresa. Quanto mais completo for o perfil, melhor será a experiência do usuário ao pesquisar os dados do negócio, podendo encontrar o que ele procura no momento.

É fundamental incluir a descrição de horários de atendimento, principalmente durante o fim de semana. O Google permite que você informe esses dados dia a dia, dando mais flexibilidade no momento de fazer o cadastro.

Envie fotos de produtos

Na personalização do perfil você também poderá enviar fotos. Ainda que você não envie, o Google pode mostrar capturas de imagem do próprio Maps. Contudo, muitas vezes as fotos não estão atualizadas e, se a empresa for nova, pode não aparecer no detalhamento das imagens. 

Dessa maneira, enviar fotos da fachada, dos produtos e outras imagens é bastante interessante para otimizar a experiência do usuário. 

Quais outras maneiras de ganhar relevância online e divulgar seu negócio?

Como você viu, o Google Meu Negócio pode fazer parte da estratégia de marketing da empresa. Porém, ele não deve ser a única ferramenta nesse momento. Se você quer melhorar a reputação da marca, investir na relevância do negócio e ter presença online, é fundamental contar com outras práticas.

Uma estratégia muito utilizada é ter presença em redes sociais. Para tanto, crie posts periódicos, dê dicas e mantenha um relacionamento próximo com os clientes que interagirem. Com isso, a empresa demonstra conhecimento e valoriza os consumidores.

Outra prática essencial é a produção de conteúdos educacionais. Isso é feito por meio de blog posts, e-books e newsletter, por exemplo. A ideia é nutrir o seu site com posts relacionados ao ramo de atuação do negócio, criando autoridade no mercado.

Por meio dos conteúdos educacionais, sua empresa demonstra que conhece do assunto, tem experiência na área e sabe resolver os problemas relacionados a ela. Assim, quem acessa esses conteúdos consegue visualizar como a empresa pode ajudá-lo.

Isso é fundamental para angariar clientes, melhorar a imagem no mercado e promover uma publicidade mais orgânica entre os usuários. Para ter mais eficiência e qualidade nessa estratégia, você deve contar com bons parceiros — como a ABContent.

Afinal, os posts devem seguir boas práticas para melhorar o posicionamento nas pesquisas e proporcionar uma boa experiência de leitura. Portanto, não basta produzir conteúdos, eles precisam estar otimizados para que sua empresa tenha destaque no Google.

Conclusão 

Entendeu o que é o Google Meu Negócio, como ele funciona e como pode ajudá-lo a destacar sua empresa? Como você viu, ele é uma ferramenta importante para a estratégia digital. Porém, vale a pena complementar o seu uso com outras práticas, como o marketing de conteúdo. 

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