O uso de palavras-chave adequadas é essencial para posicionar páginas no Google e em outros mecanismos de pesquisa. Por esse motivo, existem diversas ferramentas pagas que ajudam na tarefa, como Semrush, Ubersuggest e Keyword Tool.
Mas você sabia que existe uma alternativa gratuita para esse fim? Trata-se do Google Suggest, que permite verificar tendências de busca, entender melhor o comportamento de usuários e desenvolver conteúdos de maneira mais estratégica e eficiente.
Neste artigo, conheça o Google Suggest em detalhes e descubra como o recurso é útil para quem tem um site ou blog!
O que é e como funciona o Google Suggest?
O Google Suggest — também chamado de Google Autocomplete — é uma ferramenta que fornece sugestões de pesquisa conforme você digita termos no buscador. Assim, ele dá ideias de palavras-chave que podem ser trabalhadas em seus conteúdos, por exemplo.
Todas as pessoas que fazem pesquisas no Google usam o Google Suggest, mesmo indiretamente. Observe um exemplo prático para uma busca por “consultoria financeira”:
Ao escrever “consultoria financeira” no Google, note que a ferramenta já mostrou diversas palavras-chave relacionadas. Por sua vez, elas podem ser aproveitadas em estratégias de conteúdo e SEO (search engine optimization).
Imagine que você tem uma empresa de consultoria financeira. A partir das sugestões de pesquisa do Google Suggest, há como criar páginas para seu site e artigos de blog.
Confira alguns exemplos de pautas para desenvolver com base nas palavras-chave apresentadas:
- O que é uma consultoria financeira pessoal?
- Quais são os benefícios de uma consultoria financeira empresarial?
- Como funciona uma consultoria financeira para pequenas empresas?
- Como escolher uma consultoria financeira?
Com apenas uma pesquisa simples, você já tem pelo menos quatro ideias de pautas para trabalhar no seu blog, de acordo com buscas feitas no Google.
Funcionamento
O funcionamento do Google Suggest ocorre por meio de algoritmos que consideram o que os usuários pesquisam sobre um assunto. Assim, o recurso revela diversas palavras-chave em potencial que podem ser aproveitadas por negócios.
É válido mencionar que o Google Suggest também se baseia na localização e no histórico de navegação para apresentar pesquisas relacionadas. Por essa razão, uma dica para aproveitar melhor a ferramenta é utilizá-la em uma janela anônima.
Dessa forma, é possível visualizar sugestões mais neutras, que refletem melhor o comportamento geral dos usuários. No modo anônimo, você tem resultados mais realistas, sem influência das suas buscas anteriores.
De que forma o Google Suggest reflete o comportamento do usuário?
Agora que você entendeu o que é e como funciona o Google Suggest, fica mais fácil compreender como ele reflete o comportamento do usuário. Ao analisar pesquisas feitas diariamente no buscador, a ferramenta mostra o que as pessoas mais procuram a respeito de um tema.
Desse modo, o Google Suggest fornece insights sobre as intenções, necessidades, desejos e interesses desses indivíduos. Como consequência, você consegue compreender melhor o comportamento de busca dos usuários e desenvolver suas ações de marketing com base nele.
Saber o que as pessoas pesquisam viabiliza criar campanhas e conteúdos mais direcionados e eficazes. Em razão disso, os resultados da sua empresa no ambiente digital tendem a ser mais robustos — o que pode significar mais clientes, vendas e lucros.
Tenha em mente que basear as ações de marketing em suposições aumenta o risco de elas não gerarem o retorno esperado, resultando em perda de tempo e dinheiro. Porém, ferramentas como o Google Suggest possibilitam maior precisão ao definir estratégias por haver mais dados para tomar decisões.
Como aproveitar o Google Suggest na sua estratégia de SEO?
Você viu que o Google Suggest é uma ferramenta relevante para a estratégia de SEO. O motivo é que ele fornece palavras-chave em alta que podem ser utilizadas por empresas para criar conteúdos otimizados.
Inclusive, como um complemento, você tem a opção de usar o recurso “As pessoas também perguntam” na sua estratégia de SEO e conteúdo. Ao fazer uma pesquisa no Google e descer um pouco a página, o buscador apresenta dúvidas comuns dos usuários.
Então, clicando na seta ao lado delas, mais questões são apresentadas. Acompanhe alguns exemplos de perguntas que as pessoas costumam fazer no Google em relação a uma consultoria financeira:
Você pode usar o Google Suggest e o recurso “As pessoas também perguntam” tanto para gerar novos conteúdos quanto para otimizar textos existentes. Além disso, é possível aproveitar as palavras-chave e as perguntas para criar títulos e meta-descrições mais atrativas e otimizadas.
Um ponto de atenção é que não basta utilizar essas palavras-chave ou questões de qualquer forma. É preciso ter estratégias claras e produzir conteúdos úteis e relevantes para melhorar o SEO do seu negócio.
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Nosso trabalho é baseado em um plano estratégico e personalizado para cada negócio que atendemos. Desse modo, conseguimos elaborar conteúdos mais direcionados e eficientes para a audiência de nossos parceiros.
Portanto, se você deseja obter os benefícios apresentados e melhorar os resultados da sua estratégia de SEO, saiba que a ABContent está pronta para auxiliar.
Com as informações deste conteúdo, você viu o que é o Google Suggest, como ele funciona e como reflete o comportamento dos usuários. Agora você já sabe que essa ferramenta pode ser útil para suas estratégias de SEO.
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