CTA em artigos: o que é e qual a sua importância?

Os conteúdos elaborados para o marketing digital apresentam diversos elementos, como meta-descrição e hiperlinks. Cada um desses componentes tem um propósito na geração e na conversão de leads. Pensando nisso, você sabe o que é CTA?

Ele é uma ferramenta fundamental em artigos. Afinal, é o CTA que conduz o leitor ao próximo passo do funil de vendas. Assim, se for bem elaborado, ele pode contribuir para o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e entenda o que é CTA e qual é a sua importância!

O que é CTA e para que serve?

A sigla CTA é originada do termo em inglês call to action que, em português, significa chamada para ação. Dessa maneira, ele é um convite para o leitor realizar uma próxima ação. Por exemplo, acessar o site da empresa, baixar um e-book ou ler outro artigo.

O CTA pode ser utilizado em artigos, vídeos, landing pages, anúncios, e-mail marketing, posts de redes sociais, entre outros tipos de conteúdos. Geralmente, ele é colocado no final do artigo, para não tirar o foco do leitor durante a leitura do conteúdo.

Na prática, o CTA incentiva que mais pessoas adotem um comportamento desejado pela empresa, conforme o estágio de funil do material produzido. 

Para melhor compreensão, considere um artigo de topo de funil, cuja intenção é atrair o cliente para o seu site. Nesse caso, um CTA que leve o leitor para consumir outro post que tenha um conteúdo educativo conduzirá o lead para que ele entenda mais sobre a solução da sua empresa. 

Agora imagine que esse usuário já entende o seu negócio e o produto ou serviço oferecido, mas ainda não sabe se compra ou não. Nesse caso, um CTA para fazer um orçamento ou baixar um teste grátis pode influenciar o leitor na tomada de decisão.

Qual é a importância de um bom CTA?

Como você viu, o CTA é um elemento que conduz o leitor pelo funil de vendas, aumentando as chances de geração e conversão de leads. A sua importância está ligada ao sucesso da estratégia de conteúdo, pois somente o texto produzido pode não ser suficiente para converter o usuário.

Considerando que o marketing de conteúdo constrói uma jornada complexa de conversão, desde a atração de visitantes até a decisão de compra, o CTA representa o fio condutor desse processo. 

Assim, ele é capaz de manter o cliente na página da empresa para que esse usuário possa ser levado à decisão. Com isso, aumentam-se as chances de vendas.

Em contrapartida, sem a utilização de um CTA ou, até mesmo, com um CTA inadequado, o leitor pode se sentir confuso durante o consumo dos conteúdos. Assim, o usuário pode não interagir e sair da página sem interesse no material e na solução que a empresa tem a oferecer.

Desse modo, o call to action é uma ferramenta fundamental para o sucesso da estratégia de marketing de conteúdo. Por esse motivo, ele deve ser implementado adequadamente para gerar os resultados desejados.

Como fazer um bom CTA?

Agora que você sabe a importância de fazer um bom CTA, é interessante aprender a utilizá-lo corretamente. Assim, é possível aplicar essa ferramenta de modo adequado e potencializar a sua estratégia de conteúdo.

Veja!

Entenda qual é o estágio do funil de vendas

Você aprendeu que o CTA está diretamente ligado ao funil de vendas, pois ele ajuda a conduzir o leitor pela jornada de compra. Por isso, é essencial considerar o estágio do funil do conteúdo para produzir uma chamada eficiente. 

Caso contrário, pode-se deixar o leitor confuso para suas próximas ações. Por exemplo, se você colocar um CTA para um teste gratuito em um conteúdo de atração, o leitor pode não entender por que ele deve testar o seu produto. 

Afinal, ele ainda não compreende para que serve a solução e nem foi educado a saber a necessidade do item em seu dia a dia. Dessa maneira, as chances de um leitor de topo de funil clicar no teste gratuito são reduzidas.

No entanto, se você coloca o mesmo CTA em um conteúdo de fundo de funil, o resultado será diferente. Nesse caso, o leitor já entende sobre a sua solução. Logo, as chances do usuário aceitar o convite aumentam.

Considere a persona do conteúdo

Uma estratégia de marketing de conteúdo pode ter diferentes personas. Uma empresa de assessoria de investimentos, por exemplo, pode ter o investidor e possíveis assessores parceiros como leitores ideais. Dessa forma, é necessário considerar cada um deles na hora de escolher um CTA.

Se o conteúdo é voltado para o assessor de investimentos, a chamada deve conduzir esse leitor a ações que o interessam. Um CTA interessante poderia ser a inscrição para se tornar um parceiro da assessoria. 

Por outro lado, quando o texto o conduz para um artigo sobre como começar a investir, por exemplo, há riscos de se perder uma oportunidade de conversão. Um CTA assim seria adequado para a persona investidor, mas não para o assessor.

Defina o objetivo do CTA

Sabendo o estágio do funil e a persona, é o momento de definir um objetivo para o CTA. Ele pode ser:

  • gerar tráfego para outro conteúdo do blog ao sugerir a leitura e incluir o link;
  • aumentar a inscrição na newsletter inserindo o direcionamento para o formulário;
  • captar leads por meio do download de materiais, como e-book, direcionando para uma landing page;
  • ampliar o alcance do blog por meio do compartilhamento nas redes sociais;
  • aumentar o engajamento nas redes sociais fazendo CTA para curtir e comentar;
  • converter vendas pedindo para o leitor entrar em contato.

Conte com uma empresa especializada em produção de conteúdo

Como você pôde aprender, o CTA é um elemento importante para o sucesso do marketing de conteúdo. Por esse motivo, vale a pena contar com uma empresa especializada na produção de materiais educativos, como a ABContent.

Como os conteúdos são produzidos por especialistas em marketing, as chamadas para ação são desenvolvidas para potencializar a estratégia. Consequentemente, é possível ter resultados mais expressivos no seu site e nas suas vendas.

Neste post, você descobriu o que é CTA, a sua importância para a estratégia de marketing e como produzi-lo corretamente. Agora, é possível aplicar as dicas em seus posts para conduzir a sua audiência e aumentar as conversões!

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