Como fazer um roteiro de vídeo que engaja? Descubra!

Investir na produção de conteúdo é uma abordagem interessante para gerar autoridade para sua marca e atrair novos clientes. Entre os formatos existentes, saber como fazer um roteiro de vídeo que engaja é relevante para atingir resultados positivos em sua estratégia de marketing.

Entretanto, embora a produção pareça simples em um primeiro momento, elaborar um bom material para gravação contempla diversos desafios. Afinal, é vantajoso que esse conteúdo seja de qualidade, dinâmico e envolvente para seu público-alvo.

Quer saber como fazer um roteiro de vídeo que engaja? Neste artigo, você entenderá a importância dele para encantar seus clientes e como produzir esse material com qualidade.

Confira!

O que é um roteiro de vídeo?

A produção de vídeos pode integrar a sua estratégia de conteúdo. Nesse sentido, o roteiro é um elemento indispensável para criar materiais de qualidade para a sua persona.

Contudo, quando se fala em roteiro, muitas pessoas costumam associar o termo com produções cinematográficas ou de teatro. Apesar de essas serem possibilidades comuns, a utilização de um roteiro não se limita a cenários desse tipo.

Desse modo, vale a pena entender o roteiro como o material que orientará todo o processo de uma gravação. Logo, é interessante contar com ele em seus vídeos para o YouTube ou redes sociais, por exemplo.

Também chamado de script de vídeo, é no roteiro em que estarão as falas da gravação. Além disso, o documento pode ser estruturado já com informações para edição futura, como letterings e descrições de cena, se for o caso, deixando o material ainda mais completo.

Qual a importância de fazer um bom roteiro ao gravar um vídeo?

Agora que você entendeu o que é um roteiro de vídeo, é o momento de saber por que é importante investir na produção desse material.

Veja quais são as principais razões!

Profissionaliza o conteúdo

O roteiro de vídeo é um elemento que deixará seus conteúdos mais profissionais. Afinal, caso o seu foco seja atrair, encantar e converter o público, é fundamental apresentar um material de qualidade para eles.

Dessa maneira, fazer um vídeo sem script prévio tende a prejudicar a versão final do material. Isso acontece porque o conteúdo pode não abordar a temática da melhor forma ou adotar um tom de voz inadequado para seu público-alvo.

Ao assistirem aos vídeos, é comum que os leads percebam essas características. Com isso, ao invés de engajar, sua produção pode desagradar à persona e prejudicar a imagem da marca. Então a produção de um roteiro é essencial para atingir os objetivos da sua comunicação.

Além disso, a partir do conteúdo profissional, a sua empresa terá maior destaque em relação aos concorrentes. Assim, ela ganha autoridade no nicho e a audiência a verá como referência naquele assunto.

Facilita a produção do vídeo

O script do vídeo também será vantajoso para a gravação do vídeo. A falta do roteiro, muitas vezes, deixa a gravação sujeita à improvisação. Dessa maneira, aumentam as chances de você fugir do tema ou de não focar nos principais objetivos do conteúdo.

Como resultado, pode ser preciso gravar novamente o vídeo, o que afetará a produtividade da equipe. Já com o roteiro, a pessoa que estará à frente das câmeras poderá ensaiar o texto e falá-lo da maneira mais natural possível — combinando a linguagem corporal com o tom de voz.

Além de ajudar no momento da gravação, o roteiro será importante para a edição posterior do material. Como os editores terão em mãos um vídeo convincente, será mais rápido finalizar o trabalho.

Engaja o público

Os vídeos são um formato de conteúdo com alto potencial de engajar e converter clientes. No entanto, para isso ser possível, é indispensável que as peças tenham bom conteúdo e sejam alinhadas com sua persona.

Portanto, o roteiro de vídeo é o instrumento ideal para você alcançar seu público-alvo. Por meio dele, você conseguirá definir o tom de voz do material e a melhor linguagem para sua audiência considerando dados coletados no mercado e o foco do seu negócio.

Ademais, você pode usar o roteiro para criar uma estrutura narrativa clara, adicionar elementos de storytelling e incluir o call to action. Outro ponto interessante é incorporar o copywriting no material para engajar seu público e aumentar as chances de conversão.

Como fazer um roteiro de vídeo que engaja?

Chegando até aqui, você já entendeu o que é um roteiro de vídeo e qual é a importância de produzi-lo antes da gravação. Agora, é benéfico que você saiba como fazer um script de qualidade e que engaje sua audiência.

Confira!

Clareza na temática

Para engajar seu público, é interessante que as pessoas enxerguem sua empresa e suas soluções como as melhores alternativas para elas. Por isso, o primeiro passo para fazer um bom roteiro de vídeo é ter clareza no tema que será abordado.

É necessário estruturar o material com foco nos pontos mais relevantes sobre o assunto sem perder a objetividade para não cansar o espectador. Esse formato é ajuda a fazer com a sua audiência o veja como autoridade naquele nicho.

Conteúdo de qualidade

Dificilmente você conseguirá entregar um bom vídeo para seu público com um conteúdo de baixa qualidade. Apresentar informações repetidas ou que não esclareçam as dúvidas das pessoas prejudica o potencial de engajamento do material.

Portanto, é necessário investir em conteúdos ricos durante a produção do roteiro. Dessa maneira, você poderá fazer uma entrega de valor e, consequentemente, aumentará as chances de atrair, converter e reter leads.

Linguagem adequada para o público-alvo

A linguagem é um dos pontos mais importantes na produção de um bom roteiro. Diferentemente de um artigo para blog, o vídeo será falado. Ou seja, é indispensável adequar o tom de voz e vocabulário para o público que você espera atingir.

Ademais, mantenha o conteúdo pessoal e didático para o usuário. Afinal, esses elementos contribuem para melhorar a percepção da audiência sobre o seu vídeo, estimulando o potencial de engajamento.

Como você acompanhou, saber como fazer um roteiro de vídeo é relevante para posicionar sua empresa como referência no mercado e engajar sua audiência ao usar esse formato de conteúdo. Com esse script, você poderá produzir materiais de qualidade e que demonstrem a sua autoridade no assunto.

Quer criar roteiros de vídeo que engajem seu público? Entre em contato conosco da ABContent e conheça nossas soluções para ajudar seu negócio a produzir materiais ricos!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: