5 Tipos de isca digital para utilizar na captura de leads

Você deseja atrair mais leads qualificados para o seu negócio e aumentar as possibilidades de conversão? Saiba que uma estratégia bastante utilizada no marketing digital pode ajudar a alcançar esse objetivo de forma recorrente e eficiente.

Trata-se da isca digital, aplicável em diferentes formatos no seu negócio. Escolher o tipo mais adequado para sua empresa depende da sua capacidade produtiva e do perfil do público que você deseja atingir. 

Quer entender mais? Continue a leitura para aprender o que é uma isca digital, ver 5 exemplos de estratégia para adotar e descobrir como escolher as melhores!

O que são iscas digitais?

As iscas digitais são estratégias usadas para atrair leads qualificados recorrentemente e aumentar as chances de conversão. Para entender melhor como elas funcionam, imagine que o seu negócio é uma assessoria de investimentos que criou um e-book gratuito sobre como investir em ações.

Para acessar o material, o usuário interessado precisa preencher um formulário com seus dados de contato, como e-mail e número de telefone. A partir daí, ele entra no funil de vendas da sua empresa. 

Por exemplo, com o e-mail, é possível incluí-lo nas réguas de relacionamento de customer relationship management (CRM). Ele receberia newsletters informativas, e-mails promocionais e outros.

Além disso, com o número de telefone, o time de vendas pode entrar em contato para apresentar os serviços da empresa. A vantagem das iscas digitais é que a autorização para abordagem parte do próprio usuário.

Ainda, como ele demonstra interesse em soluções da área de atuação do seu empreendimento, as chances de conversão tendem a ser maiores do que as de um lead frio. Porém, tenha em mente que o item gratuito deve agregar valor ao público-alvo para ele enxergar sua empresa como autoridade.  

Quais são os tipos de isca digital? Veja 5 exemplos!

Agora que você sabe o que são iscas digitais, vale a pena conhecer diferentes formatos. Confira 5 alternativas úteis para incluir na sua estratégia para geração de leads no funil de vendas!

1. E-books e whitepapers

Esses são dois tipos de materiais de marketing de conteúdo. Apesar de similares, há diferenças conceituais importantes para considerar. Os e-books são livros digitais que se aprofundam em torno de determinada temática, como uma tendência de mercado ou um guia de dicas para o leitor.

Por sua vez, os whitepapers são materiais mais técnicos e analíticos, que costumam ser mais usados em estratégias business-to-business (B2B). Em ambos os casos, o valor para o leitor e potencial cliente está na qualidade do conteúdo.

Se o seu negócio lança um e-book e pede o contato do usuário para o download, por exemplo, é fundamental que o material traga informações ricas. Tenha em mente que um conteúdo genérico, que o leitor poderia encontrar facilmente na internet, tende a gerar uma quebra de expectativas.

Por outro lado, quando o conteúdo agrega valor, você consegue educar o seu público, guiá-lo na jornada de compra e demonstrar sua autoridade na área. A abordagem tende a tornar sua marca uma referência e gerar uma vantagem competitiva relevante. 

2. Infográficos

Os infográficos são materiais que combinam conteúdo escrito com elementos mais visuais, como desenhos, gráficos e imagens. O objetivo deles é facilitar a apresentação de informações complexas de uma maneira mais atrativa e compreensível. 

Essas iscas digitais têm um importante valor educativo para o leitor e se destacam pelo seu potencial de compartilhamento. Afinal, o consumo do conteúdo em uma imagem tende a ser mais fácil e rápido do que o de um e-book, por exemplo.

Para criar bons infográficos, também é preciso ter conteúdos de qualidade, que tragam informações ricas ao leitor. Combine-as com um bom layout, que favoreça a compreensão visual. 

3. Planilhas e templates

Quase todo tipo de negócio usa planilhas. Entretanto, apesar de serem comuns, a criação delas nem sempre é um processo simples — especialmente por todas as automações disponíveis em ferramentas como o Excel.

Por esse motivo, o uso de planilhas como iscas digitais é estratégico. O seu negócio pode criar modelos e disponibilizá-los gratuitamente na internet, apenas solicitando os dados de contato do lead. 

Além das planilhas, há outros templates que servem como isca digital, como checklists e modelos de apresentação. Diferentemente de conteúdos informativos — como e-books —, planilhas e templates são tipos de material rico que têm função mais prática para a rotina do usuário. 

4. Webinars 

Webinar é um termo em inglês que surgiu a partir da junção das palavras web e seminário. Então ele é um conteúdo informativo, como uma aula ou palestra, compartilhado na internet — normalmente também sendo gravado para a audiência assistir quando puder. 

Os webinars são úteis por serem uma forma de demonstrar a autoridade da sua marca em torno de determinado assunto. Adicionalmente, quando ocorrem ao vivo, eles se tornam uma oportunidade de interagir com potenciais clientes em tempo real, aumentando as chances de conversão.  

5. Testes gratuitos

A quinta alternativa são os testes gratuitos para o usuário experimentar seus produtos ou serviços sem compromisso de compra. Esse modelo é muito comum em softwares as a service (SaaS), cursos online e serviços por assinatura.

Liberar testes gratuitos é importante por gerar mais segurança para o usuário. Afinal, ele tem a oportunidade de fazer a experimentação sem precisar se comprometer com uma compra naquele momento. Como há um período limitado de uso, os testes também criam um senso de urgência.

Como escolher a melhor isca digital?

A seleção da isca digital mais adequada passa pelo seu objetivo com o infoproduto. Por exemplo, se o foco é buscar conversões mais rápidas, webinars ao vivo e períodos de teste são alternativas com potencial positivo.

Já se a prioridade é construir sua autoridade online, agregando valor para o usuário, e-books, whitepapers e templates são oportunidades mais estratégicas. Ainda, saiba que a escolha depende do perfil do seu público — conforme as dores enfrentadas e o tipo de conteúdo que a persona consome.

Além disso, o seu negócio não precisa se prender a somente um tipo de isca digital. A combinação de diferentes modelos ajuda a criar uma estratégia de marketing digital mais sólida, especialmente no longo prazo.

Ademais, como visto, o que essas iscas têm em comum é a exigência por conteúdo de qualidade para engajar o usuário. Por essa razão, vale a pena contar com parceiros estratégicos, como a ABContent, especializada em marketing de conteúdo e com soluções sob medida para o seu negócio.

Neste artigo, você entendeu mais sobre o funcionamento de uma isca digital e viu 5 alternativas que vale a pena experimentar na empresa. Mas lembre-se de que não basta disponibilizá-las — é preciso agregar valor para seu lead. 

Quer contar com a expertise da ABContent para criar suas iscas digitais e demonstrar sua autoridade? Conheça nossos serviços!

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