Uma estratégia de marketing de conteúdo bem estruturada e executada é capaz de atrair os clientes na internet. Assim, as marcas que se destacam no ambiente virtual ganham a atenção dos usuários. Mas, para isso, é necessário aplicar técnicas de otimização de busca (SEO).
Entre esses métodos estão a URL amigável, que se refere ao endereço da página. Nesse sentido, você sabe qual é mais eficiente: um link curto ou um link extenso? Entender essa questão é fundamental para criar conteúdos com maiores chances de ranqueamento.
Quer saber mais sobre esse assunto? Continue a leitura e entenda se o tamanho da URL influencia na estratégia de conteúdo!
O que é e como funciona uma estratégia de ranqueamento?
O marketing de conteúdo é uma vertente do marketing digital que oferece materiais educativos e relevantes para a persona. Assim, ele funciona por meio da elaboração e publicação de blogposts, e-books, vídeos, newsletter e outros conteúdos na internet.
Essa estratégia é cada vez mais utilizada por conta da sua eficácia. Afinal, ela não se trata apenas de um método de divulgação da marca, mas também de geração de autoridade, engajamento e relacionamento com o público.
Além disso, como você viu, o marketing de conteúdo é utilizado para atrair os usuários da internet para um site. Isso acontece por meio do ranqueamento, que é a posição de uma página nos resultados de uma pesquisa.
Dessa maneira, quanto mais próximo das primeiras posições um site aparece nos resultados, maiores são as suas chances de ser acessado pelos usuários. E é necessário aplicar as técnicas de SEO para fazer um conteúdo ocupar os primeiros lugares de forma orgânica.
Afinal, elas ajudam os mecanismos de busca a identificar o material como relevante para o usuário. Para melhor compreensão de como isso acontece, imagine que a internet seja uma grande biblioteca e os buscadores sejam os bibliotecários.
Para que os mecanismos de busca saibam onde encontrar a resposta pesquisada pelos usuários, é preciso que as páginas apresentem identificações sobre seu conteúdo. Dessa maneira, quanto mais especificações o site apresenta, maiores as chances dos buscadores o colocarem nas primeiras posições.
Qual é a influência do link nessa estratégia?
Agora que você já sabe o que é e como funciona o ranqueamento, é importante saber como os links influenciam nessa estratégia. Como foi visto, as URLs são os endereços de um site, aqueles que você digita na barra do navegador para acessar uma página.
Elas podem ser utilizadas como uma estratégia de SEO, quando bem estruturadas. Isso porque os buscadores usam a URL para mapear o site e descobrir como o conteúdo se relaciona com a pesquisa.
Além disso, muitos usuários conferem o link antes de clicar, por isso é necessário se preocupar com o que está escrito no endereço. Se a URL não tiver relação ou não transparecer o conteúdo, será mais difícil atrair os cliques.
Dessa maneira, não basta apenas produzir um conteúdo relevante e alinhado para alcançar as primeiras posições nas páginas de resultados. Também é necessário pensar em uma URL que facilite os buscadores a reconhecerem o material como uma boa experiência para o usuário.
Qual é o tamanho de link mais indicado: curto ou extenso?
Entendendo a influência dos links na estratégia de ranqueamento, é o momento de descobrir qual é o tamanho mais indicado para uma URL. Na prática, o link curto costuma gerar melhores resultados do que um mais longo.
Isso acontece porque as URLs mais extensas, com diversos números, letras e símbolos, são mais difíceis de entender — inibindo os usuários de clicarem. Afinal, muitas pessoas têm receio de que esses endereços sejam de sites maliciosos.
Além disso, é preciso pensar que o usuário pode querer digitar a URL na barra do navegador. Portanto, um link extenso pode dificultar o acesso da pessoa ao site.
Já os links curtos são mais fáceis de serem encontrados pelos mecanismos de busca e passam credibilidade aos usuários. Ademais, por serem mais simples, as pessoas conseguem digitá-los mais facilmente, aumentando as chances da página ser acessada.
Como produzir um bom conteúdo com link adequado?
Você aprendeu como uma URL bem estruturada pode ajudar a ranquear a sua página. Mas, além disso, é preciso garantir que o conteúdo seja relevante para a persona. Ou seja, que ele ajude o usuário a responder a sua questão.
Portanto, para alcançar bons resultados com o marketing de conteúdo, é necessário ter uma estratégia eficiente. Caso contrário, além de não ter os benefícios desse método, você pode desperdiçar esforço e dinheiro.
A seguir, saiba como produzir um bom conteúdo!
Qualidade
A qualidade dos materiais educativos está ligada à sua robustez e à experiência que o conteúdo gera para quem está consumindo. Por exemplo, em um post, o usuário deve gostar da leitura e entender facilmente o que está escrito.
Exclusividade
Os mecanismos de busca também penalizam as páginas que tentam burlar o ranqueamento. Esse é o caso dos conteúdos plagiados. Quando um site copia o outro, mesmo que em trechos, os algoritmos são capazes de detectar as cópias e coloca o plagiador em posições inferiores.
Técnicas de SEO
Como foi possível aprender, as técnicas de SEO são fundamentais para obter o ranqueamento desejado. Por essa razão, todos os conteúdos devem atender a essa estratégia, incluindo as URLs amigáveis.
Profissionalismo
Até o momento, você pôde perceber que aplicar o marketing de conteúdo não é uma tarefa tão simples como algumas pessoas imaginam. Afinal, são os detalhes que fazem a diferença entre um conteúdo alinhado e um material qualquer na internet.
Dessa maneira, para não ter erro, é preciso contar com ajuda especializada — como a oferecida pela ABContent. Assim, você tem a certeza que a página da sua empresa distribui conteúdos de qualidade e alinhados com as técnicas de SEO, aumentando as chances de ranqueamento.
Neste artigo, você descobriu que o link curto costuma ser a melhor opção para uma boa estratégia de SEO. Além disso, foi possível aprender como estruturar uma URL mais eficaz. Agora, basta colocar nossas dicas em prática para potencializar o marketing de conteúdo da sua empresa!
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