O mailing marketing é uma estratégia que utiliza o e-mail como canal para se comunicar com clientes e potenciais compradores. Ele já foi bastante utilizado por empresas devido ao seu potencial de retorno. Porém, será que ainda vale a pena fazer esse investimento?
Com o surgimento de novas plataformas e a ascensão das redes sociais, é comum ter dúvidas sobre a relevância do mailing marketing. Entender se essa abordagem ainda é eficaz contribui para tomar as melhores decisões sobre as suas ações de marketing.
Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o conteúdo e entenda se a estratégia de mailing marketing compensa para as empresas!
Afinal, o mailing marketing ainda vale a pena?
O mailing marketing continua sendo uma ferramenta interessante — principalmente para médias e grandes empresas. Porém, ele deve ser utilizado com planejamento e estratégias bem definidas. Saiba que há quatro características que destacam essa abordagem.
São elas:
- possibilidade de se comunicar com clientes e leads de forma direta e personalizada;
- segmentação de contatos baseada em critérios estabelecidos estrategicamente;
- custo mais baixo em comparação com outras ações de marketing;
- boa taxa de conversão.
Há dados que ajudam a entender de forma mais clara por que o mailing marketing permanece sendo uma estratégia importante para negócios. Por exemplo, segundo a Omnisend, empresas nos Estados Unidos tiveram um retorno de US$ 68 para cada dólar investido em campanhas de e-mail em 2024.
Além disso, a OptinMonster divulgou, em janeiro de 2025, outros dados expressivos ligados ao mailing marketing. Observe:
- mais de 4,5 bilhões de pessoas usam e-mail no mundo todo e esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos;
- 88% dos usuários na internet disseram verificar seus e-mails mais de uma vez por dia;
- 59% dos consumidores afirmaram que e-mails de marketing influenciam suas decisões de compra.
Em que situações o mailing marketing costuma gerar resultados positivos?
Como você viu, o e-mail se mantém como uma ferramenta útil para os resultados das empresas. No entanto, ele não deve ser a única estratégia adotada nas ações de marketing do negócio e nem pode ser utilizado para qualquer circunstância.
Confira em que situações o mailing marketing costuma ser eficiente!
Campanhas segmentadas para clientes antigos
Ao criar campanhas de e-mail segmentadas para clientes antigos, é possível reengajá-los em busca de novas vendas. Para tanto, você pode utilizar dados históricos de compras e preferências para ser mais direcionado e eficaz em suas mensagens.
Divulgação de ofertas exclusivas em datas especiais
Você também pode usar o mailing marketing para enviar ofertas exclusivas em datas sazonais, como a Black Friday e o Natal. Essa é outra forma de estimular clientes e leads a fazer compras, podendo conseguir mais vendas para o seu negócio.
Criação de newsletters com conteúdos relevantes
Mais uma situação em que o uso do mailing costuma ser interessante para as empresas envolve a criação de uma newsletter — uma espécie de boletim informativo. Por meio dela, você pode enviar diferentes tipos de conteúdos regularmente para o seu público por e-mail.
Com uma newsletter, a sua empresa pode agregar valor, fortalecer o relacionamento com clientes e leads e permanecer na mente deles. Assim, é possível aumentar as chances de conseguir novos negócios.
Algumas ideias para a produção desse conteúdo são artigos informativos e dicas, novidades do setor e atualizações sobre seus produtos ou serviços. Outro tipo comum de newsletter envolve o envio de posts publicados em seu blog, para aumentar o tráfego em suas páginas.
Como fazer mailing marketing de maneira estratégica?
Com as informações apresentadas, você já entendeu a importância do mailing marketing para os negócios. Mas como colocar essa estratégia em prática de maneira eficiente?
Confira as principais dicas!
Segmente e personalize
Para maximizar os resultados de suas campanhas de mailing marketing, comece com uma segmentação adequada do público. Divida a base de contatos em grupos específicos a partir de critérios como comportamento de compra, localização e interesses.
Desse modo, é possível enviar mensagens mais relevantes e personalizadas — o que, por consequência, tende a aumentar as taxas de abertura e conversão do e-mail.
Automatize
Existem diversas ferramentas que ajudam a fazer diferentes automatizações de mailing. Com elas, é possível, por exemplo, realizar programações e enviar e-mails automáticos em momentos estratégicos.
Algumas possibilidades são:
- mensagens de boas-vindas;
- lembretes de carrinho abandonado;
- follow-up pós-compra.
Dessa maneira, a sua empresa pode otimizar campanhas, obter melhores resultados e ter menos trabalho manual.
Utilize designs responsivos
Se os seus e-mails não tiverem um design responsivo, adaptando-se a diferentes dispositivos, a tendência é que os seus resultados não sejam os esperados. Portanto, garanta que eles tenham uma formatação apropriada, podendo ser acessados e lidos no computador, smartphone e tablet, por exemplo.
Crie conteúdos de qualidade
Por fim, se você deseja implementar o mailing marketing com eficiência, produza conteúdos de qualidade. Sejam eles informativos ou comerciais, os seus e-mails precisam ser bem escritos, com mensagens claras, objetivas e persuasivas.
Como a ABContent ajuda empresas em suas estratégias de mailing?
Como você acompanhou, é preciso lidar com diferentes questões para fazer um mailing marketing de forma adequada e estratégica. Entre elas, está a criação de conteúdos de qualidade.
Nesse contexto, vale saber que a ABContent é uma empresa especializada em produção de conteúdo web — incluindo e-mail marketing. Temos redatores que seguem as melhores práticas para criar mensagens informativas, interessantes e personalizadas.
Assim, ajudamos os negócios a ter um melhor desempenho em suas campanhas de mailing marketing. Com nosso suporte, sua equipe ganha tempo para se dedicar a outras atividades estratégicas para a sua empresa.
Neste conteúdo, você percebeu que vale a pena adotar o mailing marketing em suas estratégias digitais, certo? Portanto, se o seu negócio ainda não utiliza o e-mail como um canal de nutrição de clientes e divulgação de produtos ou serviços, considere implementar essa abordagem.
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