Mailing marketing ainda vale a pena? Entenda!

O mailing marketing é uma estratégia que utiliza o e-mail como canal para se comunicar com clientes e potenciais compradores. Ele já foi bastante utilizado por empresas devido ao seu potencial de retorno. Porém, será que ainda vale a pena fazer esse investimento?

Com o surgimento de novas plataformas e a ascensão das redes sociais, é comum ter dúvidas sobre a relevância do mailing marketing. Entender se essa abordagem ainda é eficaz contribui para tomar as melhores decisões sobre as suas ações de marketing.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o conteúdo e entenda se a estratégia de mailing marketing compensa para as empresas!

Afinal, o mailing marketing ainda vale a pena?

O mailing marketing continua sendo uma ferramenta interessante — principalmente para médias e grandes empresas. Porém, ele deve ser utilizado com planejamento e estratégias bem definidas. Saiba que há quatro características que destacam essa abordagem.

São elas:

  • possibilidade de se comunicar com clientes e leads de forma direta e personalizada;
  • segmentação de contatos baseada em critérios estabelecidos estrategicamente;
  • custo mais baixo em comparação com outras ações de marketing;
  • boa taxa de conversão. 

Há dados que ajudam a entender de forma mais clara por que o mailing marketing permanece sendo uma estratégia importante para negócios. Por exemplo, segundo a Omnisend, empresas nos Estados Unidos tiveram um retorno de US$ 68 para cada dólar investido em campanhas de e-mail em 2024. 

Além disso, a OptinMonster divulgou, em janeiro de 2025, outros dados expressivos ligados ao mailing marketing. Observe:

  • mais de 4,5 bilhões de pessoas usam e-mail no mundo todo e esse número tende a crescer ainda mais nos próximos anos;
  • 88% dos usuários na internet disseram verificar seus e-mails mais de uma vez por dia;
  • 59% dos consumidores afirmaram que e-mails de marketing influenciam suas decisões de compra.

Em que situações o mailing marketing costuma gerar resultados positivos?

Como você viu, o e-mail se mantém como uma ferramenta útil para os resultados das empresas. No entanto, ele não deve ser a única estratégia adotada nas ações de marketing do negócio e nem pode ser utilizado para qualquer circunstância.

Confira em que situações o mailing marketing costuma ser eficiente!

Campanhas segmentadas para clientes antigos

Ao criar campanhas de e-mail segmentadas para clientes antigos, é possível reengajá-los em busca de novas vendas. Para tanto, você pode utilizar dados históricos de compras e preferências para ser mais direcionado e eficaz em suas mensagens.

Divulgação de ofertas exclusivas em datas especiais

Você também pode usar o mailing marketing para enviar ofertas exclusivas em datas sazonais, como a Black Friday e o Natal. Essa é outra forma de estimular clientes e leads a fazer compras, podendo conseguir mais vendas para o seu negócio.

Criação de newsletters com conteúdos relevantes

Mais uma situação em que o uso do mailing costuma ser interessante para as empresas envolve a criação de uma newsletter — uma espécie de boletim informativo. Por meio dela, você pode enviar diferentes tipos de conteúdos regularmente para o seu público por e-mail.

Com uma newsletter, a sua empresa pode agregar valor, fortalecer o relacionamento com clientes e leads e permanecer na mente deles. Assim, é possível aumentar as chances de conseguir novos negócios.

Algumas ideias para a produção desse conteúdo são artigos informativos e dicas, novidades do setor e atualizações sobre seus produtos ou serviços. Outro tipo comum de newsletter envolve o envio de posts publicados em seu blog, para aumentar o tráfego em suas páginas.

Como fazer mailing marketing de maneira estratégica?

Com as informações apresentadas, você já entendeu a importância do mailing marketing para os negócios. Mas como colocar essa estratégia em prática de maneira eficiente? 

Confira as principais dicas!

Segmente e personalize

Para maximizar os resultados de suas campanhas de mailing marketing, comece com uma segmentação adequada do público. Divida a base de contatos em grupos específicos a partir de critérios como comportamento de compra, localização e interesses.

Desse modo, é possível enviar mensagens mais relevantes e personalizadas — o que, por consequência, tende a aumentar as taxas de abertura e conversão do e-mail.

Automatize

Existem diversas ferramentas que ajudam a fazer diferentes automatizações de mailing. Com elas, é possível, por exemplo, realizar programações e enviar e-mails automáticos em momentos estratégicos.

Algumas possibilidades são:

  • mensagens de boas-vindas;
  • lembretes de carrinho abandonado;
  • follow-up pós-compra.

Dessa maneira, a sua empresa pode otimizar campanhas, obter melhores resultados e ter menos trabalho manual.

Utilize designs responsivos

Se os seus e-mails não tiverem um design responsivo, adaptando-se a diferentes dispositivos, a tendência é que os seus resultados não sejam os esperados. Portanto, garanta que eles tenham uma formatação apropriada, podendo ser acessados e lidos no computador, smartphone e tablet, por exemplo.

Crie conteúdos de qualidade

Por fim, se você deseja implementar o mailing marketing com eficiência, produza conteúdos de qualidade. Sejam eles informativos ou comerciais, os seus e-mails precisam ser bem escritos, com mensagens claras, objetivas e persuasivas.

Como a ABContent ajuda empresas em suas estratégias de mailing?

Como você acompanhou, é preciso lidar com diferentes questões para fazer um mailing marketing de forma adequada e estratégica. Entre elas, está a criação de conteúdos de qualidade.

Nesse contexto, vale saber que a ABContent é uma empresa especializada em produção de conteúdo web — incluindo e-mail marketing. Temos redatores que seguem as melhores práticas para criar mensagens informativas, interessantes e personalizadas.

Assim, ajudamos os negócios a ter um melhor desempenho em suas campanhas de mailing marketing. Com nosso suporte, sua equipe ganha tempo para se dedicar a outras atividades estratégicas para a sua empresa.

Neste conteúdo, você percebeu que vale a pena adotar o mailing marketing em suas estratégias digitais, certo? Portanto, se o seu negócio ainda não utiliza o e-mail como um canal de nutrição de clientes e divulgação de produtos ou serviços, considere implementar essa abordagem.

Quer apoio para criar conteúdos para as suas campanhas de mailing? Conheça as soluções da ABContent!

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