Análise de Pestel: o que é e como utilizar na empresa?

O mundo está sofrendo verdadeiras transformações nas últimas décadas. O rápido avanço da tecnologia, mudanças sociais e questões ambientais se tornaram pauta diária nos noticiários. Diante disso, o que as empresas podem fazer? A análise de Pestel é uma das soluções.

A ferramenta colabora para que gestores se municiem de dados e informações globais e que sejam relevantes ao negócio. Simples, mas bastante eficaz, ela ainda pode ser potencializada com o uso da análise SWOT, um conhecido instrumento estratégico.

A seguir, você terá informações sobre a análise de Pestel e como implementá-la em sua organização. Confira!

O que é análise de Pestel? 

Análise de Pestel é uma ferramenta que se destina à compreensão do ambiente externo no qual a sua empresa opera. Logo, ela pode gerar insights importantes para gestores tomarem decisões mais precisas e alinhadas à dinâmica mundial.

A sigla Pestel deriva de seis elementos macroambientais. Os fatores são:

  • políticos; 
  • econômicos;
  • sociais;
  • tecnológicos;
  • ambientais; 
  • legais.

Veja detalhes sobre cada um deles!

Políticos

O primeiro elemento se refere às políticas governamentais, regulamentações e estabilidade no campo político. A sua observação colabora para entender como a sua empresa é afetada por mudanças nas leis e diretrizes dos governos.

Econômicos

Em relação a questões econômicas, podem ser citados indicadores (como taxas de juros), inflação e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). A economia na qual o negócio está inserido tende a impactar o mercado como um todo, a demanda do consumidor e até mesmo os custos operacionais.

Sociais

A sociedade também é relevante e precisa ser analisada pelos gestores. Por isso, tendências sociais, como demografia, cultura, valores e comportamento do consumidor, devem ser monitoradas. Essas questões ajudam as lideranças na compreensão de preferências e demandas dos clientes.

Tecnológicos

Outro componente a ser considerado na análise Pestel é a tecnologia. Então é preciso observar como avanços tecnológicos, inovações e tendências de automação podem afetar a sua empresa, produtividade e competitividade.

Ambientais

É muito difícil falar em cenário global na atualidade sem mencionar questões relacionadas ao meio ambiente. Por essa razão, sustentabilidade, regulamentações ambientais e a crescente conscientização dos consumidores sobre o tema devem ser considerados pela gestão.

Legais

Por fim, leis trabalhistas, regulamentações específicas da indústria e disputas que podem impactar as operações da sua empresa precisam ser analisadas. Esse conhecimento previne situações-problema no futuro e garante a conformidade legal do negócio.

Ao observar esses pilares, a análise de Pestel possibilita que gestores tenham clareza para identificar ameaças e oportunidades em seu ambiente externo. A ferramenta fornece uma visão panorâmica do mundo dos negócios, ajudando a liderança a se preparar para possíveis eventos futuros. 

Assim, a ferramenta é essencial para os negócios de todos os portes e segmentos. O uso da análise fornece uma visão clara do que está fora do controle da organização e possibilita que gestores tomem decisões embasadas.

Qual a diferença para análise SWOT? 

Análise SWOT é uma conhecida ferramenta que avalia tanto os fatores internos (forças e fraquezas), quanto os externos (oportunidades e ameaças) de uma empresa. Já a análise de Pestel, como visto, considera apenas questões macroambientais e que podem afetar o negócio.

Desse modo, enquanto a SWOT considera elementos de dentro e de fora do negócio, a Pestel é somente externa. Portanto, a principal diferença entre elas reside na escala e no escopo das ferramentas.

É válido mencionar que as análises não são excludentes. Ao contrário, elas podem ser usadas em conjunto pelos líderes a fim de gerar uma visão 360 graus da empresa e do ambiente em que ela está inserida.

Quais as vantagens da análise de Pestel?

Entendido o conceito e a sua aplicabilidade, esse é o momento para compreender quais são os benefícios da aplicação da análise de Pestel. Veja só:

  • visão holística: oferece um olhar abrangente sobre o ambiente de negócios;
  • identificação de tendências: possibilita identificar movimentos emergentes;
  • antecipação de mudanças: ajuda a prever e se adaptar a mudanças no ambiente externo;
  • tomada de decisão informada: embasa escolhas estratégicas com dados sólidos;
  • gestão de riscos: colabora para mitigar riscos ao identificar ameaças potenciais;
  • inovação: facilita a inovação ao observar oportunidades não exploradas;
  • competitividade: pode tornar o negócio mais competitivo ao se adaptar às condições externas;
  • conformidade legal: garante conformidade com regulamentações em constante evolução;
  • desenvolvimento sustentável: ajuda na gestão de questões ambientais e sociais;
  • vantagem estratégica: proporciona benefícios competitivos no mercado.

Logo, a ferramenta é bastante útil aos negócios, especialmente em ambientes instáveis e marcados pela forte concorrência.

Como realizar uma análise de Pestel?  

Com todas as vantagens em vista, é hora de conferir a parte prática. A seguir, você terá acesso ao passo a passo para fazer a análise Pestel em sua empresa!

Identifique e colete dados relevantes 

Comece buscando fontes confiáveis de informação, como relatórios governamentais, estudos de mercado e análises econômicas. Explore também fontes de notícias e tendências específicas da sua indústria. Organize esses dados, abrangendo os fatores abordados pela análise Pestel.

Avalie e classifique os fatores

Com os dados em mãos, estude a relevância e o impacto de cada componente. Identifique quais elementos têm mais influência no seu negócio. Considere, ainda, como esses fatores podem interagir e quais são mais críticos para o seu setor. 

Em seguida, classifique-os em termos de importância, destacando aqueles que têm maior probabilidade de afetar diretamente sua empresa. A organização será importante para dar mais clareza durante o uso da ferramenta.

Analise as informações e elabore uma estratégia de resposta

Essa é a hora de interligar os pontos e buscar uma compreensão clara dos fatores externos. Faça uma análise sobre como as questões macroeconômicas se traduzem em oportunidades e ameaças para o seu negócio. 

Explore estratégias para capitalizar as boas chances identificadas e para mitigar os riscos associados aos elementos ameaçadores. Então adapte seus planos de negócio, desenvolvendo estratégias que tirem proveito das tendências identificadas e que preparem sua empresa para enfrentar desafios.

Como é possível perceber, a análise de Pestel é um processo contínuo. À medida que o ambiente externo evolui, é essencial revisitar e ajustar dados e observações a fim de garantir que o negócio permaneça ágil e preparado para ter sucesso em ambientes voláteis.

Você já conhecia essa ferramenta e pretende usá-la em sua empresa? Conte, a seguir, nos comentários!

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