O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais eficazes para as empresas se conectarem com a sua audiência. Para se comunicar com o público por meio desse canal, é necessário ter um mailing online.
No entanto, se você quer que as campanhas de e-mail marketing sejam bem-sucedidas, é importante construir a própria lista de e-mail em vez de comprá-la. Além disso, é fundamental enviar informações relevantes para os contatos.
Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura para descobrir a finalidade do mailing online, a sua importância e como fazer uma boa lista de contatos para a sua empresa!
O que é mailing online e para que serve?
O termo mailing é originário do inglês e pode ser traduzido como “enviando”. Portanto, trata-se do ato de encaminhar uma correspondência para alguém pelo correio tradicional.
O serviço era bastante utilizado pelas empresas para enviarem cartas de vendas para os endereços físicos dos consumidores. Essa é uma estratégia de marketing conhecida como mala direta. O objetivo é divulgar os seus produtos ou serviços para persuadi-los a comprar.
Com o surgimento da internet, essa comunicação também passou a ser feita por meio do correio eletrônico. Assim, no marketing digital, surgiu o mailing online.
Então essa expressão refere-se a um banco de dados virtual que reúne informações pessoais de leads e clientes — como nome, e-mail, sexo, idade, região e número de telefone. Além disso, o mailing online é uma ferramenta bastante utilizada no e-mail marketing.
Essa é uma estratégia de marketing digital que usa e-mails como uma ferramenta de comunicação. O seu foco é a construção de um relacionamento entre a empresa e o consumidor, o aumento do reconhecimento da marca e a fidelização do cliente para depois fazer uma oferta.
Quais são as vantagens de ter base de contatos virtual?
Como você viu, o mailing online é uma ferramenta essencial para a empresa se comunicar com a sua audiência. Normalmente, a construção dessa lista de contatos é feita por meio captação de informações concedidas pelo consumidor.
Com isso, a empresa pode manter um contato direto e construir uma relação mais próxima com quem realmente se interessa pelo seu produto ou serviço. Então é possível ampliar as possibilidades de vendas futuras.
Além de ajudar a criar uma maior proximidade com o cliente, o mailing online é fundamental para aumentar as taxas de conversão. Essa é a métrica utilizada pelo setor de marketing para calcular o percentual de pessoas que avançam de uma etapa do funil de vendas para a outra.
Isso acontece porque você pode segmentar a lista de contatos conforme critérios específicos, como o interesse em certos assuntos do blog. Assim, quando um novo conteúdo for postado, é possível encaminhá-lo para quem estaria mais propenso a lê-lo, ajudando na conversão no funil de vendas.
Por fim, o mailing online pode trazer um melhor retorno sobre o investimento (ROI) em marketing digital. Como ele é considerado uma ferramenta de baixo custo e de alto impacto, fica mais barato atrair clientes para o seu negócio.
Quais os cuidados a ter com a sua lista de contatos?
Agora você já sabe quais são as vantagens em ter um mailing online. Contudo, é necessário adotar certos cuidados ao construir e manter a sua própria lista de contatos para ter sucesso com as estratégias que utilizam essa ferramenta.
O primeiro ponto de atenção é nunca comprar listas de e-mails. Primeiro, porque essas pessoas não demonstraram nenhum interesse pela sua empresa. Ademais, ao enviar mensagem para quem não autorizou o contato, a reputação do seu negócio tende a ser prejudicada.
Inclusive, é comum que esses destinatários marquem o seu endereço como spam, já que receberão mensagens sem permissão. Com isso, o seu e-mail pode ser incluído em uma blacklist e a empresa pode até enfrentar problemas legais.
Outro erro que deve ser evitado ao fazer um mailing online é não realizar uma limpeza periódica na sua base de contatos. Esse é o processo de remover endereços inválidos, falsos ou duplicados, além dos contatos inativos. Isso é importante para melhorar a sua taxa de entrega e o ROI.
Como criar o mailing online para a sua empresa?
Após aprender mais sobre os cuidados ao manter sua lista de contatos, é provável que você esteja se perguntando o que fazer para criar uma, certo? Existem algumas práticas que devem ser adotadas para construir e manter seu mailing online.
Confira as principais!
Oferte materiais gratuitos
O primeiro passo para ter o seu mailing online é construir uma lista de contatos do zero, caso ainda não tenha uma. Existem diferentes maneiras de obter os dados do seu público comprador, dependendo do objetivo.
Uma das estratégias é oferecer um material gratuito cujo acesso é obtido por meio do preenchimento de um formulário que solicita informações importantes ao usuário. Outra opção é colocar pop-ups nas páginas do site da empresa, convidando o leitor a se inscrever na lista.
Produza conteúdo de qualidade
Oferecer materiais gratuitos — como e-books, tutoriais de vídeos ou webinários — é uma das principais estratégias para captar dados, como você viu. Então é essencial fornecer conteúdo de qualidade para incentivar os usuários a entrarem na sua lista de contatos.
Isso é possível ao produzir materiais com soluções para os principais problemas dos usuários, conforme cada uma das etapas do funil de vendas. No entanto, essa tarefa exige bastante tempo e dedicação. Por isso, vale contar com uma empresa especializada na produção de conteúdo para ajudar.
Contrate uma plataforma de automação
As plataformas de automação de marketing oferecem diversos recursos que podem ajudar você a criar e gerenciar o mailing online. Entre as possibilidades oferecidas por elas, vale destacar a criação de landing page para capturar contatos, agendamento e disparo de e-mail e segmentação de listas.
No mercado, existem diversas soluções que podem fazer isso por você. As principais delas são: MailChimp, Nitronews, Zoho Campaigns, SendPulse e Mailjet. Para escolher a opção ideal para o seu negócio, verifique quais plataformas possuem as funcionalidades necessárias para a sua empresa.
Depois dessa leitura, você já sabe para que serve o mailing online e como essa ferramenta pode ajudar o seu negócio a vender mais. Por isso, não deixe de criar uma lista de contatos para a sua empresa!
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