Landing pages: o que é e como fazer uma página que converte?

A landing page é uma forma de aumentar a atração e a conversão de leads. Por isso, ela tem sido muito explorada no marketing digital. Quando a página é bem elaborada, ela se torna capaz de assumir uma função fundamental para a estratégia de divulgação.

Outra vantagem das landing pages é que elas são adaptáveis, logo, podem ser orientadas para diferentes objetivos. Por exemplo, essas páginas podem ser usadas para coletar dados, obter assinantes de newsletter ou realizar mais ações relevantes para o negócio. 

Mas como fazer a landing page ideal? Confira este conteúdo e descubra o que é uma página de conversão e como elaborá-la!

O que é landing page? 

Landing page é uma página que tem como foco converter um visitante em lead. É por esse motivo que ela também é conhecida como “página de captura” ou “página de conversão”.

Essa estratégia de marketing é muito comum. Você já se deparou, por exemplo, com um conteúdo que pedia o preenchimento de um formulário em troca do download de um e-book? Essa é, justamente, uma página de conversão.

Qual é a diferença entre landing page e site? 

Após entender o que é landing page, é possível que você tenha dúvidas sobre a diferença entre ela e o site. Na prática, os dois podem ser facilmente confundidos. Mas eles não são sinônimos, pois ambos têm objetivos próprios.

A landing page é mais simples e direta. O objetivo é manter o leitor concentrado e levá-lo a uma ação específica. Portanto, todos os elementos dela são pensados e dispostos de forma estratégica para oferecer estímulos que ajudem a convencer o leitor a realizar a ação proposta. 

Por outro lado, o site possui um layout rico e diversos links. Isso porque ele é um canal que agrega diferentes informações, além de um menu de navegação. Logo, o intuito do site é oferecer dados completos sobre a empresa e seus produtos ou serviços.

Conforme você viu, a landing page almeja converter o leitor em um lead. Isso acontece ao oferecer um material de valor ou convidando-o diretamente para uma ação específica. Assim, a página de conversão e o site são estratégias complementares.

Quando usar landing pages na estratégia de marketing? 

Entendeu como funciona uma landing page e para que ela serve? Então é preciso se aprofundar um pouco mais no assunto e compreender como essa página pode ser explorada dentro de uma estratégia de marketing.

Campanhas de marketing, geralmente, são elaboradas a partir da integração de diversos canais — como site, redes sociais e e-mail. Entretanto, é preciso que as informações sejam distribuídas e organizadas de forma apropriada.

Além disso, todos os processos precisam ser planejados segundo o funil de vendas. Nesse sentido, a landing page pode ser útil para aproximar o público-alvo e a sua empresa. É o que acontece, por exemplo, quando você disponibiliza um e-book sobre um tema relevante e colhe dados pessoais dos leitores.

A partir dessas informações, fica mais fácil nutrir o lead com conteúdos e guiá-lo ao longo do funil de vendas, até que ele se converta em um cliente. Ademais, a página de conversão pode ser usada de outras formas. Tudo depende da estratégia de marketing e dos objetivos traçados.

Como criar uma landing page que converte? 

Percebeu como a landing page pode ser relevante para as campanhas de marketing? Agora, é válido entender como criar a página de conversão ideal. 

Acompanhe o passo a passo!

Defina o objetivo

Antes de criar a landing page é preciso definir quais são os seus objetivos. Isso porque são eles que guiarão as escolhas visuais e a estruturação dos textos da página. 

As principais funções que a landing page pode assumir são:

  • página de captura: busca obter dados do cliente em potencial em troca de um material rico ou de valor;
  • página de vendas: traz informações úteis na tentativa de convencer o lead a efetuar uma compra;
  • página de obrigado: também conhecida como “thank you page”, serve para agradecer e finalizar uma conversão. Ela pode trazer links adicionais de forma a manter o leitor navegando no site.

Crie o conteúdo

Já sabe qual será a função da landing page e, consequentemente, qual o tipo de página a ser criada? O próximo passo é criar o conteúdo. Nesse ponto, tenha em mente que o título e subtítulo devem ser atraentes, concisos e convincentes.

Na sequência, o texto deve trazer uma descrição daquilo que está sendo proposto. Aqui, é importante que não haja abertura para dúvidas. Priorize frases curtas e palavras que representem de forma assertiva os benefícios do seu produto ou serviço.

Lembre-se também do CTA (call to action). Ao final do texto, ele deve aparecer de forma atrativa e objetiva, por meio de uma mensagem no imperativo que leve o leitor a ação desejada. 

Também é preciso selecionar as imagens ou vídeos que aparecerão na landing page. Lembre-se que o apelo visual, muitas vezes, é o responsável por converter o lead. Inclusive, muitos usuários se concentram na imagem em vez da leitura da mensagem.

Otimize a página

A otimização off e on-page é muito importante, já que são elas as principais responsáveis em garantir bons posicionamentos e indexação da landing page no Google. Além do trabalho com seleção de palavras-chave, vale dedicar uma atenção especial à configuração da página.

Comece verificando se a URL é amigável. Para tanto, evite palavras muito longas ou que não tenham relação com o conteúdo. Ainda, o layout deve ser responsivo — ou seja, adaptável para leitura em dispositivos menores, como celular e tablet.

Faça testes e monitore as métricas

Para orientar as suas decisões, você pode publicar duas versões distintas da landing page — com pequenas alterações estratégicas. Isso permitirá que você realize testes A/B e avalie qual versão possui melhor performance.

Na sequência, não deixe de monitorar e analisar as métricas. A taxa de conversão e o tempo de permanência no site, por exemplo, ajudam a avaliar os resultados da campanha, permitindo a realização de ajustes para buscar um desempenho mais positivo.

Divulgue a landing page

Por fim, basta divulgar sua página, compartilhando-a em diversos canais — como WhatsApp, redes sociais, e-mail marketing e blog. Assim, as chances de que ela seja vista e que leads sejam capturados são maiores. 

Agora você conhece o potencial que as landing pages possuem dentro de uma campanha de marketing. Se forem planejadas e estruturadas corretamente, elas maximizam os resultados e atraem tráfego para a sua loja, site ou blog.

Agora que você já sabe tudo sobre landing page, descubra como conseguir mais leads para o seu site com a ABContent!

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