Gerenciar um negócio exige conhecer bem a execução das etapas de trabalho, os resultados que elas oferecem e como eles se conectam na estrutura da empresa. Por isso, o mapeamento de processos é um exemplo de ferramenta essencial para tornar a gestão mais eficiente.
Ao analisar e estruturar os processos da sua empresa de maneira adequada, é possível trabalhar em diversas melhorias organizacionais. Porém, é preciso saber como estruturar corretamente essa etapa, que servirá para apoiar a tomada de decisão.
Quer aprender o que é mapeamento de processos? Continue a leitura e veja como aplicá-lo em seu negócio!
O que é o mapeamento de processos e para que ele serve?
O mapeamento de processos, também conhecido como fluxograma, é uma ferramenta de grande valor para as empresas. Por meio dela, é possível visualizar de forma mais clara e ampla como é o fluxo de trabalho da sua empresa.
Com isso, você pode observar quais são os principais desafios e gargalos da organização, de modo a identificar oportunidades de melhoria. Consequentemente, ao fazer esse mapeamento, a empresa tem oportunidades de:
- simplificar e otimizar processos;
- reduzir custos e desperdícios;
- evitar erros e retrabalho;
- melhorar a produtividade dos funcionários;
- gerar padronizações;
- alinhar melhor as expectativas;
- aproveitar outros benefícios.
Assim, o mapeamento de processos ajuda a melhorar a gestão e o planejamento de cada operação presente em um negócio.
Isso é importante porque uma empresa que não possui um mapa de processos bem definido e alinhado tende a encontrar dificuldades para operar. Afinal, há riscos de os colaboradores não compreenderem claramente o funcionamento da organização em uma escala ampla, ampliando as chances de erros.
Como fazer o mapeamento de processos do seu negócio?
Agora que você já sabe o que é mapeamento de processos e como ele funciona, talvez esteja se perguntando como fazê-lo. Afinal, por onde começar a estruturá-lo?
A primeira ação é definir qual ou quais processos você deseja mapear. Em seguida, identifique os responsáveis por começar cada procedimento e quais são os gatilhos que despertam a ação inicial.
Após essa etapa, verifique quais são os elementos e recursos que fazem parte do processo. Veja também quais são as tarefas e os respectivos profissionais que serão responsáveis por colocá-las em prática.
Por fim, observe as entregas, ou seja, as saídas do processo em questão. Como foi o fluxo de atividades? É preciso identificar se ele funcionou bem, se o prazo foi adequado ou se ocorreram muitos problemas.
Logo, ao mapear os processos da sua empresa, vale pensar em quatro pontos essenciais:
- Quais são as tarefas presentes ao longo do processo?
- Quem são os responsáveis por cada atividade?
- Qual é a ordem (sequência lógica) para que cada tarefa seja desenvolvida?
- Quais são os resultados obtidos pelo processo?
A partir dessa análise, você pode identificar quais são as principais dificuldades, os pontos fortes e os pontos fracos. Com esses dados, é possível fazer mudanças estratégicas nas etapas da operação de modo que, no final, ela fique mais eficiente.
A importância da documentação do processo
Ao seguir as orientações anteriores, você conseguirá dar início ao seu mapeamento de processos. Contudo, é essencial não se limitar ao campo da observação. O ideal é registrar e formalizar todos os detalhes, entraves e informações.
Então documente cada etapa do processo para avaliá-lo depois com mais calma e identificar aspectos de melhoria. Nesse momento, é bastante comum trabalhar com um diagrama ou fluxograma. Dessa forma, você terá uma representação gráfica e visual a respeito de cada etapa.
Quais ferramentas usar no mapeamento de processos?
Como você viu, para visualizar de forma mais clara cada etapa dos processos de uma empresa, é interessante trabalhar com um diagrama. Para fazer o esboço e os desenhos referentes a cada etapa, existem diversas ferramentas que você pode utilizar.
Conheça algumas alternativas:
- ARIS Express;
- Bizagi Modeler;
- BPMN.io;
- Cacoo;
- Creately;
- Gliffy;
- HEFLO BPM;
- Lucidchart;
- Miro;
- SmartDraw.
Essas ferramentas permitem mapear processos e cada uma possui características e funcionalidades específicas. Por isso, vale a pena testá-las para verificar qual funciona melhor para você e o seu negócio.
Quais são os exemplos de mapeamento de processos?
Para entender na prática como fazer um mapeamento de processos, vale a pena conferir exemplos comuns em empresas para descobrir como aplicar a estratégia no seu negócio.
Veja a seguir!
Treinamento de novos funcionários
Toda empresa, ao contratar um novo funcionário, precisa auxiliá-lo para que ele entenda o que deve fazer, como agir e onde executar suas tarefas. Portanto, criar um mapa de processo referente ao treinamento dos novos colaboradores é essencial.
Nesse sentido, você pode estruturar uma rotina considerando diferentes etapas, como:
- início do onboarding;
- apresentação da área pelo profissional responsável pelo departamento;
- apresentação de softwares e ferramentas utilizadas pela empresa;
- indicação de cursos de qualificação;
- envio dos certificados de conclusão por parte do novo funcionário;
- finalização do onboarding.
Recrutamento e seleção
Outro exemplo relacionado ao mapeamento de processos que pode ser aplicado em sua empresa envolve a etapa de recrutamento e seleção. Afinal, toda empresa precisa ter um processo minimamente organizado e estruturado para contratar funcionários.
Nesse sentido, você pode pensar em um mapa com as seguintes etapas:
- início do processo;
- levantamento do perfil ideal para a vaga;
- divulgação da vaga;
- triagem de currículos;
- análise dos currículos recebidos;
- contato com os candidatos selecionados via e-mail;
- envio de um teste;
- marcação de entrevista;
- entrevista;
- tomada de decisão;
- comunicação do resultado;
- contratação.
Os dois exemplos apresentados servem para que você entenda a ideia do fluxograma. Contudo, ele não precisa ser tão objetivo. Para otimizar a documentação e a atuação das equipes, vale a pena trabalhar mais detalhes e incluir todas as tarefas necessárias em cada etapa.
Assim, tanto você quanto os seus times conseguirão visualizar de forma mais nítida como cada processo funciona. Como consequência, o gerenciamento de cada tarefa e atividade será mais adequado, evitando erros e outros problemas prejudiciais ao negócio.
Neste artigo, você aprendeu o que é o mapeamento de processos e conferiu mais de um exemplo sobre como fazê-lo em sua empresa. Com essa ferramenta, surgem oportunidades para melhorar a gestão e a qualidade do trabalho realizado pela sua empresa.
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