O marketing digital é uma área essencial para o sucesso de qualquer empresa da atualidade. Isso porque os negócios tendem a se tornar cada vez mais digitais. Considere, por exemplo, o aumento de 73,4% de brasileiros que compraram online em 2020.

Diante disso, você pode se perguntar: afinal, o que vale mais a pena para o meu negócio? Montar a própria equipe de marketing ou contratar serviços terceirizados? Neste artigo, você conhecerá 5 vantagens da terceirização e poderá se informar sobre essa alternativa antes de tomar uma decisão definitiva para a condução das estratégias de marketing da sua empresa.

Boa leitura!

O que é uma agência de marketing digital terceirizada?

De modo geral, uma agência de marketing digital é aquela capaz de usar as diversas ferramentas trazidas por esse tipo de marketing para otimizar os resultados digitais do negócio. Nesse sentido, terceirizar significa contar com serviços externos para realizar essas tarefas.

Em vez de contratar uma equipe própria, você acessará os serviços de profissionais externos e treinados para atender especificamente às suas necessidades. É possível encontrar empresas especializadas em diferentes segmentos do marketing digital, como:

  • Search Engine Optimization (SEO);
  • Produção de conteúdo;
  • Performance;
  • Live marketing;
  • Análise de e-commerce;
  • Mídias pagas e Ads;
  • Design;
  • Inbound Marketing;
  • Social media, entre outros.

Também é possível encontrar negócios especializados em mais de uma dessas áreas em simultâneo. Dessa maneira, antes de escolher um serviço terceirizado, é importante pesquisar por empresas voltadas às suas demandas exatas.

Quais as 5 maiores vantagens de terceirizar o marketing digital?

Agora você sabe o que uma equipe terceirizada de marketing digital faz. Confira quais benefícios esse tipo de serviço profissional pode trazer para seu negócio!

1.      Análise e resultados profissionais

O marketing digital oferta diversas ferramentas. Elas servem para que uma equipe profissional gabaritada possa melhorar a experiência do público de uma determinada empresa. Porém, não é simples saber quais usá-las, como fazê-lo e quando lançar mão de alguma estratégia.

Primeiramente, é necessário realizar uma análise profunda da realidade do negócio. Ela servirá para entender quais são os resultados obtidos hoje e como melhorá-los. Isso envolve conhecer as especificidades da companhia — como seus valores, posicionamentos e metas.

Além disso, o processo inclui conhecer as demandas das personas e do público-alvo envolvido nas estratégias. Em segundo lugar, é preciso realizar um planejamento estratégico que otimize o tempo de conquista das metas definidas. Por fim, vem a aplicação propriamente dita das ações de marketing.

Como é possível imaginar, é importante contar com um olhar profissional em todas essas etapas. Ao executar as estratégias certas para a demanda de cada negócio, a tendência é que elas reflitam os melhores resultados possíveis.

Nesse momento, pense: custa mais caro contratar inúmeros funcionários, treiná-los e aguardar a curva de aprendizagem acontecer? Ou vale a pena investir diretamente na contratação de uma equipe gabaritada e terceirizada? A resposta a essa pergunta norteará o caminho mais confortável para seu negócio.

Por fim, lembre-se de que, para uma estratégia de marketing digital funcionar de forma adequada, é imprescindível a participação de um time completo. Então considere que um ou poucos profissionais não terão condições, na prática, de absorver todas as demandas relacionadas ao marketing.

Sobrecarregar seu time, inclusive, seria imprudência e poderia atrapalhar não apenas o negócio em si, mas o próprio desempenho do profissional. Afinal, ele poderia não conseguir contribuir da forma como poderia por ter mais responsabilidades do que ele pode, na prática, executar com excelência no dia a dia.

2.      Estratégias alinhadas com o negócio

Executar uma grande ação ou um plano de comunicação individual pode trazer excelentes retornos para as empresas. Contudo, o uso de estratégias de marketing digital no negócio não deve ser visto como algo único. É necessário investir em continuidade.

Ou seja, conquistar resultados que aumentam consideravelmente a visibilidade, a conversão, as vendas e a fidelização dos clientes. Para isso, é preciso estar sempre alinhado com seu mercado de atuação. É nesse momento que a atuação profissional também pode fazer a diferença.

Sem precisar focar em nada além da área de marketing, a equipe terceirizada poderá direcionar todos seus esforços. Ter um time dedicado a acompanhar essas mudanças vale ouro. Especialmente em uma época que o comportamento do consumidor tende a mudar rapidamente.

3.      Economia de recursos

Como você viu, a terceirização do marketing digital da empresa permite que os profissionais de marketing se foquem em construir estratégias pertinentes a esse ambiente com maiores chances de êxito. Por outro lado, as demais equipes internas do negócio podem focar no core business e ter uma atuação muito mais estratégica dentro da empresa.

Isso otimiza tempo e dinheiro, pois todos os profissionais envolvidos na empresa trabalham com mais eficiência. Afinal, não precisam direcionar sua atenção a outros segmentos da organização, podendo atuar em suas especialidades.

Esses pontos não significam, é claro, que você precisa se afastar do marketing. Porém, a decisão poderá garantir economia de tempo e aproveitar melhor a dedicação dos membros de cada setor.

Além de uma maior eficiência resultar em maiores retornos, terceirizar também pode eliminar alguns gastos que seriam necessários. Não será preciso, por exemplo, investir em equipamentos,  treinamento, e outros elementos que seriam necessários para agregar cada vez mais profissionais para executar cada etapa que as estratégias de marketing digital exigem.

Também vale ter em mente que eventuais taxas elevadas de turnover — ou seja, grande rotatividade entre funcionários — podem prejudicar muito o andamento das estratégias. Terceirizar, por outro lado, evita que sua empresa precise pausar um projeto por falta de mão-de-obra qualificada, por exemplo.

4.      Acompanhamento de tendências

O mercado atual muda muito rápido. Com tantas opções de serviços surgindo todos os dias, o consumidor se torna cada vez mais exigente. A transformação digital nas organizações também impacta esse processo.

Para quem trabalha em áreas além do marketing, como economia, finanças ou gestão de empresas, nem sempre é fácil acompanhar essas alterações. Em contrapartida, é essencial oferecer a melhor experiência possível aos consumidores.

Por isso, uma maneira de atender às necessidades do mercado é terceirizar o marketing digital da empresa. A equipe contratada terá como função central acompanhar tendências e usá-las a favor do seu negócio.

5.      Acesso a um olhar externo

Não é incomum encontrar empreendedores que não conseguem identificar exatamente quais esforços de marketing estão falhando. Isso porque estão olhando suas operações pelo lado de dentro. Ao contar com um olhar externo, fica mais fácil identificar os pontos falhos e transformá-los.

Além disso, uma equipe terceirizada pode estar mais atualizada sobre o assunto, de modo a trazer novas métricas e estratégias para o seu negócio. Assim, a empresa tem a ganhar quando terceiriza o marketing de modo qualificado.

Em geral, terceirizar o marketing digital da sua empresa tende a trazer bons resultados. Essa atitude encarrega uma equipe dedicada de otimizar sua presença online. Tudo isso economizando recursos, obtendo um olhar externo do negócio e acompanhando as tendências.

Bônus: conte com uma equipe especializada para o marketing de conteúdo!

Se você deseja se destacar no mercado, no entanto, contratar uma agência de marketing ou mesmo ter um time de marketing interno pode não ser suficiente. Nesse caso, pode valer a pena contar com um time de colaboradores integrado para potencializar os resultados do seu negócio e a construção de autoridade no ambiente online.

Contratar uma empresa especializada na produção de conteúdos educacionais para o seu nicho, por exemplo, pode fazer toda a diferença nas suas estratégias de marketing – especialmente no marketing de conteúdo.

Afinal, seu negócio contará com toda a expertise de profissionais qualificados e focados em ajudar empresas como a sua a se posicionar no ambiente online e atrair novos leads, a partir de conteúdos de valor e o uso das melhores práticas em otimização e experiência do usuário.

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