Quando você precisa de alguma informação, muito provavelmente pesquisa na internet, certo? Hoje em dia todo mundo está conectado, inclusive seus clientes. Por isso, ter um blog é essencial para quem deseja ser visto e quer conquistar clientes.

Felizmente, criar um blog não é nem um pouco difícil. No entanto, a publicação de conteúdos exige trabalho, pesquisa e planejamento. A importância de um blog é tanta que hoje acaba sendo o principal “investimento” de diversas empresas para conseguir destaque no mercado.

Mesmo com tantos benefícios, há ainda quem fique resistente a essa estratégia. Você é um deles e ainda acha que pode viver sem blog? Então pare e leia agora mesmo essas 7 razões para você ter um blog para sua empresa!

1. Faz seu negócio ser visto como uma referência

Um dos porquês para criar um blog é posicionar-se como uma referência no seu ramo. Se você tem algum negócio, sabe muito bem que precisa destacar-se no seu mercado. Para isso, precisa ter um meio para demonstrar que entende do assunto, que sua empresa é séria e sabe o que faz.

E como demonstra isso? Por meio de posts no blog, vídeos, webinars, ebooks e outros materiais que tenham qualidade. O conteúdo que você disponibiliza para seus leitores mostra que você detém conhecimento e que a sua empresa pode resolver os problemas deles.

Quanto mais conteúdo você disponibilizar, mais você pode ser visto como uma autoridade no seu segmento.

2. Atrai mais clientes

Sim, um blog atrai mais clientes para a empresa. Como dito, é muito difícil uma pessoa não utilizar a internet para pesquisar algo que precise. Ter bons artigos ajuda seu site a ser encontrado mais facilmente nos mecanismos de busca.

Contudo, estes artigos precisam realmente ser redigidos com qualidade e obedecerem aos padrões da escrita para web. Os blog posts ajudam o SEO do seu site, podendo colocar sua empresa nas primeiras posições nos mecanismos de busca.

Além do mais, a maioria das pessoas não pesquisa direto “corretora para investir” ou “a melhor assessoria de investimentos”, por exemplo. Geralmente, pesquisam assuntos como “como investir dinheiro”, “quais os tipos de investimentos”, por exemplo, dentre outros.

Quanto mais artigos úteis e que respondam essas dúvidas, maiores as chances de você ser encontrado e de seu site ficar bem ranqueado.

Lembre-se disso: um blog melhora o posicionamento do seu site. Site encontrado é igual a maiores chances de angariar clientes. Sempre que alguém perguntar algo relacionado ao seu nicho, quem ele encontrará? Exatamente, o seu site.

3. Engaja e aproxima os clientes

Artigos de blogs, bem como outros tipos de conteúdos (videos, blog posts e outros), ajudam seus possíveis clientes a se aproximarem de você. Os conteúdos facilitam a interação entre sua empresa e os leitores, o que ajuda a construir uma boa relação com seu público. 

Por isso, além de ter o blog, é importante responder perguntas, comentários e questionamentos sempre que compartilhar as publicações nas suas redes sociais.

4. Deixa a empresa mais amigável

Quantas vezes você já entrou em um site sem um blog e depois saiu para entrar em outro que tinha essa ferramenta? Um site institucional é primordial para apresentar a empresa, mas você percebe que, sem um blog, a empresa fica parecendo que é fechada e sem interesse no público?

Um site sem o blog corporativo parece que está incompleto, que falta alguma coisa. Além de ajudar a divulgar sua empresa, os conteúdos que você publica demonstram que sua empresa é aberta e está disposta a ajudar as pessoas, entregando algo útil de forma gratuita.

A impressão que fica é que a empresa é amigável, o que ajuda os clientes a sentirem-se apreciados e a desenvolverem confiança e segurança em relação a sua empresa.

5. Sua empresa pode ganhar fãs

Publicar conteúdos de qualidade e de forma periódica pode fazer com que as pessoas que cheguem ao seu blog se tornem leitoras assíduas e, até mesmo, fãs ou divulgadoras da sua empresa.

Uma empresa sem blog acaba no esquecimento. No entanto, se a sua marca publica conteúdos de qualidade, o leitor se lembrará de você.

Como o conteúdo que leu foi proveitoso, essa pessoa provavelmente voltará ao seu blog para ler mais materiais, utilizá-lo como fonte para resolver alguma dúvida e até indicar seu site para amigos.

Blogs bem construídos geram encantamento, o que faz com que o boca a boca aconteça naturalmente. Por isso, entregar sempre materiais de valor de forma gratuita deve ser sempre seu objetivo número um.

Vale lembrar que, como seus leitores viraram seus seguidores, a consistência na publicação de conteúdo é essencial para deixar sua plateia sempre feliz em ler o que você posta. Isso porque você assumiu esse compromisso de entregar valor sempre, e os leitores estarão esperando pelos seus conteúdos. Portanto, não os decepcione.

6. Entrega valor

Quando você entrega conteúdos de graça, você está ensinando seus leitores. De certa maneira, a internet é utilizada para isso: aprender e ver novidades. Seus futuros clientes querem ser ensinados. Quanto mais aprendem com você, maiores as chances de lembrar de sua empresa e fechar negócio com você.

As pessoas agem com base na reciprocidade. Ou seja, quando você resolve o problema de alguém entregando valor de graça, a probabilidade dessa pessoa escolher você para fechar negócio são altas.

7. Ajuda a sua empresa a ser lembrada

Responda com sinceridade: quantas vezes você já entrou em um site e esqueceu da empresa? E agora: quantas vezes você já leu um post em um blog e depois lembrou do site da empresa?

Você provavelmente esqueceu o endereço de diversas empresas, mas com certeza lembrou do artigo que leu. O blog cria brand awareness, ou seja, ajuda seu negócio a ser encontrado e reconhecido e, principalmente, consegue associá-lo a um produto ou serviço.

Lembre-se que as pessoas sempre acabam voltando para seu blog, principalmente porque acabam lembrando dele.

As vantagens e razões para ter um blog para sua empresa são inúmeras. Essa ferramenta é poderosa e ajuda a fazer seu negócio ficar mais conhecido, divulga seus serviços e consegue fazer seus possíveis e futuros clientes engajarem-se com a marca.

A finalidade de um blog é exatamente colaborar com a empresa para que tenha sucesso. Por isso, não deixe de dar a devida atenção para essa estratégia se quiser ter uma empresa com mais vendas, clientes e visibilidade!

Agora que você sabe o quão essencial é ter um blog corporativo, comece agora mesmo a entregar conteúdos valiosos e especializados para seu cliente! Entre em contato conosco que lhe ajudaremos nessa missão!