Como gerar tráfego orgânico no seu site? 6 Dicas infalíveis!

No marketing digital, existem estratégias que ajudam a atrair visitantes para os sites. Portanto, se você visa captar mais pessoas — físicas ou jurídicas — interessadas no seu negócio, precisa saber como gerar tráfego orgânico. Esse recurso costuma ter um custo menor e ser mais acessível em relação às estratégias de tráfego pago.

Por essa razão, o tráfego orgânico tem sido cada vez mais utilizado nas estratégias de marketing das empresas. No entanto, para que essa decisão gere os resultados desejados, é necessário aplicar técnicas eficientes.

Quer descobrir quais são essas ferramentas? Neste post, você aprenderá 6 dicas infalíveis para aumentar as visitas espontâneas no seu site.

Acompanhe!

O que é e como funciona o tráfego orgânico?

Antes de conhecer as 6 dicas infalíveis para gerar tráfego orgânico para o seu site, é importante entender como funciona essa estratégia. Na prática, o tráfego se refere às visitas que um site ou outro canal digital recebe em determinado período.

Ele pode acontecer de duas maneiras: paga ou orgânica. No primeiro caso, você paga para empresas distribuírem o seu anúncio em outros meios digitais. Por exemplo, o Google Ads inclui publicidades nas páginas de resultados, em vídeos do YouTube e em outros sites.

Assim, quando um usuário clica no anúncio, ele é redirecionado para a sua página. Já o tráfego orgânico é aquele em que as visitas são conquistadas espontaneamente, sem anúncios. Nesse caso, ele pode ser obtido por meio da produção e publicação de conteúdos educacionais frequentes.

Nas redes sociais, o tráfego orgânico acontece pelo engajamento do público com o perfil da empresa. Já nos blogs, canais de YouTube e sites, ele ocorre por meio dos mecanismos de busca. Quando o consumidor atual tem um problema, por exemplo, ele pode recorrer à internet para encontrar soluções.

Assim, ele realiza pesquisa nos buscadores que, por sua vez, indicam os conteúdos mais relevantes para ajudar a solucionar a questão. Se o site da sua empresa apresenta esses materiais, os clientes e potenciais clientes podem acessá-los para tirar suas dúvidas.

Dessa maneira, você aumenta o tráfego do seu site de forma orgânica — ou seja, sem pagar pelo anúncio. Embora ambas as modalidades tenham custos — afinal, produzir conteúdo também gera gastos —, a estratégia orgânica tende a ser mais duradoura.

Isso porque os materiais produzidos podem permanecer por período indefinido no ar, atraindo leitores ao longo dos anos. Já o anúncio pago é apresentado por tempo predeterminado. Sendo assim, a combinação dos dois modelos de tráfego também pode ser uma estratégia interessante para o marketing de qualquer empresa.

6 Dicas para gerar tráfego orgânico no seu site

Agora que você já sabe o que é o tráfego orgânico, chegou o momento de conhecer as 6 dicas infalíveis para gerar acessos espontâneos no site do seu negócio.

Confira!

1. Utilize estratégias de SEO

Como você viu, os mecanismos de busca indicam os conteúdos que podem ajudar os usuários em suas pesquisas. Nesse sentido, os sites que aparecem no topo das páginas de resultado tendem a se destacar daqueles que estão em posições inferiores, obtendo maior volume de acesso.

Desse modo, para aumentar o seu tráfego orgânico, é importante ter um bom ranqueamento nos buscadores. Mas como isso é possível? A resposta está na aplicação da estratégia de otimização de mecanismos de busca, o SEO (Search Engine Optimization).

Trata-se de um conjunto de técnicas que permitem que os mecanismos de busca entendam se o conteúdo atende às necessidades dos leitores. Um exemplo é a inclusão de palavras-chave ao longo do texto, que ajudam os buscadores a identificar o tema proposto no conteúdo.

Entre os métodos de otimização SEO que devem ser aplicados nos textos estão:

  • utilização de links no texto;
  • hierarquia na apresentação das informações;
  • uso de URLs amigáveis;
  • inserção da palavra-chave nas imagens postadas.

2. Inclua a descrição do conteúdo

Entre as técnicas de SEO, vale a pena destacar a descrição do conteúdo (meta-descrição), que aparece na página de resultados dos buscadores. Essa ferramenta é utilizada para chamar a atenção dos usuários para o seu artigo.

Portanto, é importante se preocupar com a qualidade da meta-descrição para aumentar a visibilidade da página e o número de visitantes. Ainda, é fundamental que ela contenha a palavra-chave estabelecida para o texto.

3. Crie uma newsletter

A newsletter é uma estratégia de relacionamento com as pessoas que se interessam pelo conteúdo da sua marca. Ela consiste em enviar e-mails contendo informações e novidades da empresa e do segmento de atuação, como materiais educativos.

Assim, quando o leitor clica no link, ele é direcionado para a sua página, gerando tráfego orgânico. Além disso, a newsletter é uma estratégia que pode ser utilizada para a captação de leads, já que você tem acesso direto e consentido ao possível cliente.

4. Produza conteúdos para a sua persona

A persona é um personagem fictício que representa o seu cliente ideal. Dessa maneira, ela é importante tanto para o plano de negócio da sua empresa quanto para as estratégias de marketing.

Ao produzir conteúdo diretamente para a sua persona, você atrai o público que compra o seu produto ou contrata o seu serviço. Caso contrário, você pode gerar um tráfego orgânico que não está alinhado ao que você busca para o seu negócio.

Para melhor compreensão, considere como exemplo uma empresa de assessoria de investimentos com foco em investidores qualificados ou profissionais. Se a marca produz materiais relacionados apenas a conteúdos destinados a investidores iniciantes, ela irá atrair apenas esse tipo de público.

Desse modo, os leads gerados dificilmente se tornarão clientes, já que o serviço oferecido pela sua empresa não estará voltado para eles.

5. Publique o mesmo conteúdo em mais de um formato

Você sabia que pode utilizar o mesmo tema para produzir conteúdos em formatos diferentes? Nesse caso, é possível transformar um blog post em um e-book, ou um infográfico em um script de vídeo, por exemplo.

Dessa forma, você amplia as possibilidades de gerar tráfego orgânico para o seu site por meio da distribuição de conteúdo educacional em outros canais digitais.

6. Ofereça conteúdos exclusivos e de qualidade

Além do bom uso das técnicas de SEO, os mecanismos de busca consideram a qualidade do conteúdo para ranquear os resultados. Afinal, a proposta dessas ferramentas é oferecer uma boa experiência aos seus usuários.

Dessa maneira, é imprescindível se preocupar em produzir conteúdos que geram valor para as pessoas. Além disso, os buscadores penalizam os materiais duplicados, colocando-os em posições mais baixas nos resultados das pesquisas.

Assim, também é necessário que os conteúdos do seu site sejam exclusivos. Por esse motivo, é interessante contar com ajuda de uma empresa especializada na produção de conteúdos, como a ABContent.

Ao contar com a expertise de uma equipe qualificada, você garante que a sua estratégia estará alinhada com os requisitos dos buscadores, aumentando as chances de obter um bom ranqueamento. Consequentemente, você aumenta o tráfego orgânico do seu site.

Neste artigo, você conferiu 6 dicas infalíveis de como gerar tráfego orgânico para o seu site. Assim, você pode colocá-las em prática para aumentar o número de visitantes da sua página e conquistar cada vez mais leads qualificados.

Para saber como a ABContent pode ajudar você a gerar tráfego para o seu site a partir de conteúdos educacionais de qualidade, acesse a nossa página e fale com um de nossos consultores!

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