Criação de newsletter: qual a sua importância e como fazer

Quando o assunto é comunicação institucional, muitas empresas pecam. Umas erram pelo excesso, trazendo informações em um fluxo que mais afasta do que aproxima o pública-alvo. Outras vão na contramão, e deixam sua audiência sem notícias, contribuindo para que a marca caia no esquecimento.

Comunicação entre empresas e seus clientes e leads ajuda a estruturar relações e ampliar as chances de fechar novos negócios. Contudo, há a necessidade de ser preciso nas ações, e criativo no conteúdo. E sabe qual é um dos formatos mais utilizados para isso? O e-mail.

Sim, pode parecer que isso não dá mais certo. Entretanto, é possível conseguir ótimos resultados com a criação de newsletters. Elas são capazes de atrair o público, dialogar com a audiência, captar dados e gerar novas oportunidades de negócio.

É por essa e outras razões que muitas empresas, inclusive grandes marcas, ainda apostam nas newsletters. Veja mais sobre essa poderosa ferramenta de comunicação e marketing, descubra sua importância e como fazer para criar uma newsletter de sucesso!

O que é uma newsletter?

Também conhecida como boletim informativo, uma newsletter é uma publicação periódica feita por uma empresa para se comunicar com seu clientes e consumidores em potencial.

Uma boa newsletter segue padrões, assim como ocorre em publicações impressas. Essas regras tangenciam seu formato, estética, linguagem, linha editorial e intervalo de veiculação.

A grande diferença entre o boletim informativo enviado por uma empresa e as publicações convencionais está na plataforma e no intuito da comunicação.

As newsletters costumam ser enviadas por e-mail e mesclam conteúdos informativos com estratégias de atração da audiência. Por isso, elas são um produto muito utilizado para fazer marketing de conteúdo.

Quem recebe uma newsletter? Como funciona essa escolha?

O público que recebe o boletim informativo de uma empresa é considerado assinante da newsletter. Existem alguns meios diferentes para captar assinantes. Porém, o mais comum é o cadastro do próprio usuário na base de envio.

Com certeza você já viu um formulário como esse em alguns sites por aí. O próprio portal da ABContent possui um espaço para você assinar a nossa newsletter. Trata-se de um cadastro básico com nome e e-mail e pronto, você se tornou assinante!

É claro que existem outras formas de entrar na lista de recebimento de um boletim via e-mail – como, por exemplo, quando você faz cadastro e deixa seu e-mail na hora de uma compra em uma loja.

Contudo, a assinatura para recebimento do conteúdo costuma ser voluntária. E isso que é o mais interessante na criação de newsletter: as informações serão disparadas para um público que está interessado no que sua empresa tem a dizer!

Newsletter e e-mail marketing são a mesma coisa?

Não! Na verdade, a dica mais importante desse post é: não confunda newsletter com e-mail marketing!

A plataforma utilizada para essas comunicações é a mesma. Porém, a essência dos conteúdos é muito diferente.

A criação de newsletter envolve a abordagem de assuntos relevantes para o seu público e que estão, de certa forma, relacionados com a atividade da empresa. O objetivo aqui é informar, atrair as pessoas e gerar autoridade sobre o assunto.

O e-mail marketing, por sua vez, já tem mais foco na apresentação de produtos, novidades da marca e promoções. Ou seja, possui um apelo comercial muito mais intenso.

Além disso, o e-mail marketing pode ser disparado para pessoas que não assinaram o recebimento de conteúdo (o que, na verdade, é um outro erro que muitas empresas cometem e se “queimam” com o público).

Qual a importância de uma newsletter para o marketing de uma empresa?

Primeiramente, ao produzir uma newsletter, é preciso ter em mente que a lista de recebimento já é uma audiência mais qualificada e interessada no que a empresa tem a dizer.

Voluntariamente, as pessoas deixaram seus e-mails para contato. E isso é um passo importante para obter resultados de venda, atração e retenção da clientela.

É preciso ter bastante atenção com a criação de newsletter, já que ela precisa somar fatores como:

  1. linguagem adequada;
  2. conteúdos que atraem;
  3. links para o blog/site da empresa;
  4. CTA para contato;
  5. opção de descadastramento (sim, é preciso oferecer essa opção sempre!).

A principal vantagem de uma newsletter é a possibilidade de mensurar as interações que os leitores têm com ela. Um bom disparador de e-mails permite que seja feita uma análise completa do comportamento do público.

Com isso, é possível ter em mente:

  1. taxa de abertura do e-mail;
  2. taxa de cliques;
  3. quantidade de pedidos de descadastramento;
  4. sinalizações de spam;
  5. taxa de encaminhamento do e-mail.

Em suma, a newsletter é toda mapeável e garante à equipe de marketing e comunicação a possibilidade de compreender o que é atrativo e o que não surte efeito na comunicação via e-mail.

Como fazer uma boa newsletter?

Existem programas de diagramação de newsletters que são ótimas ferramentas para a montagem desses conteúdos. Porém, o formato e as opções estéticas não são o ponto principal.

O conteúdo deve ser preciso, direto, adequado às expectativas do cliente e com alto potencial atrativo. Isso significa que ele deve ser produzido por quem realmente entende as estratégias do marketing digital.

Para conseguir bons resultados, é recomendável buscar profissionais qualificados na área de marketing de conteúdo.

Ao confiar em profissionais, sua empresa tem a garantia de que a newsletter será encaminhada com toda a estratégia e qualidade necessária para estruturar uma relação positiva com os assinantes. Isso contribui para a retenção dos clientes atuais e para a captação de novas oportunidades de negócio.

Todo profissional da área de marketing trabalha com um preço para produzir newsletter. Portanto, nossa última dica é: aposte em empresas qualificadas na comunicação digital.

Serviços especializados, como a ABContent, oferecem um custo-benefício otimizado sobre esse tipo de produto. Um bom trabalho converte leads, portanto é essencial buscar empresas especializadas em transformar comunicação digital em resultado.

Com uma equipe com mais de 10 anos de experiência em produção de conteúdo especializado, a ABContent soma visão estratégica e escrita criativa para seu nicho de mercado. Tudo isso para entregar os melhores conteúdos, nos formatos mais adequados para gerar resultados positivos.

Venha potencializar sua audiência, a conversão e as taxas de leitura da sua newsletter conosco! Entre em contato com nossa equipe de atendimento e descubra como!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: