User Generated Content (UGC): entenda esse conceito e como usar na sua estratégia de marketing!

[et_pb_section][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text]A geração de conteúdo traz benefícios para as empresas que desejam se posicionar e se consolidar no mercado. Mas você sabia que além dos materiais criados pelo próprio negócio é possível recorrer ao User Generated Content (UGC)? Se for usado corretamente, esse conceito pode impulsionar a estratégia de marketing e garantir resultados melhores. Logo, vale a pena entender o que essa tática representa e como ela pode ser incorporada ao negócio. Na sequência, mostraremos o que é o User Generated Content e como ele pode alavancar os seus esforços de marketing. Acompanhe!

O que é User Generated Content (UGC)?

A expressão User Generated Content pode ser traduzida livremente como “conteúdo gerado pelo usuário”. O termo faz referência a todo tipo de material que não é criado pela empresa, e sim, pelos clientes. O UGC pode ser de diferentes tipos, incluindo textos, fotos e vídeos. Ele também pode aparecer na forma de avaliação ou de engajamento com uma ação específica do negócio, por exemplo.

Quais as vantagens de usar o UGC para gerar conteúdo?

Além de conhecer o conceito do User Generated Content, é importante saber que utilizá-lo pode ser benéfico para as estratégias de marketing. Ao conhecer as vantagens envolvidas, fica mais fácil compreender o que o torna tão necessário. Veja, a seguir, as principais vantagens!

Alimentação do funil de vendas

O conteúdo gerado pelo usuário pode ajudar a abastecer o funil de vendas em diferentes estágios. No topo e no meio de funil, ele pode servir para atrair quem tem interesse em tirar dúvidas. Já no fundo de funil, o UGC pode estimular a conversão. Segundo o Google, 53% dos compradores dizem que sempre pesquisam online antes de comprar. Então, ao encontrar esse conteúdo, a tomada de decisão tende a ser estimulada.

Apoio à estratégia SEO

Recorrer ao User Generated Content pode ser vantajoso por questões de SEO. Essa é uma forma de identificar dúvidas dos usuários ou diferenciais abordados pelos clientes, embasando conteúdos mais direcionados para a audiência. Dependendo da forma como o conteúdo de usuário for gerado, ele pode originar mais visitas no site. Com isso, ele garante mais relevância e leva a posicionamentos melhores nas páginas de busca.

Aproximação entre marca e público

Outro grande benefício que podemos citar sobre o UCG é a capacidade de aproximar o negócio do público consumidor e de potenciais interessados. Isso acontece porque a marca já não é a única a falar sobre si, sendo que as pessoas participam desse processo e interagem com a empresa. Essa aproximação pode gerar um senso maior de confiança, já que significa que o público está comprando e usando os produtos e soluções. Assim, é possível gerar desejo de marca e até consolidar o negócio como uma autoridade.

Como usar o conteúdo gerado por usuários na sua estratégia?

Já mostramos que o User Generated Content pode gerar diversas vantagens para o negócio e para a estratégia de marketing, certo? Uma das formas de estimulá-lo é por meio das avaliações e depoimentos. Essa ação é comum nos e-commerces, em que os clientes podem enviar comentários e até fotos e vídeos dos produtos. Também é interessante considerar um espaço para a realização de perguntas e respostas, por exemplo, na área de comentários do blog. Ainda, é possível investir na geração de conteúdo nas redes sociais. A criação de campanhas específicas e o uso de hashtags podem fomentar esse comportamento de geração de conteúdo pelo público, o que ajudará a marca a aproveitar as vantagens do UGC. Como você viu, o User Generated Content é cada vez mais importante para estabelecer uma relação de proximidade e confiança com o público. Portanto, vale usar nossas dicas para incentivar essa geração de conteúdo e usá-la em sua estratégia de marketing digital. Quer conferir outras dicas e novidades para adotar em seu negócio? Assine nossa newsletter![/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

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