3 Tendências do marketing 5.0 que vale a pena conhecer

Com as mudanças provocadas pela pandemia da covid-19, ocorrida em 2020, as empresas perceberam que precisavam inovar, ampliando sua visão sobre o mercado. Com isso, surgiu o conceito de marketing 5.0, que usa a tecnologia e a inteligência artificial para enriquecer a experiência do usuário.

As ferramentas e recursos tecnológicos se mostram fundamentais para as empresas conseguirem ter uma relação sólida com o público. Assim, se você deseja que o seu negócio esteja atualizado em relação a esse movimento, é fundamental entender mais sobre o assunto.

Neste conteúdo, explicaremos o que é marketing 5.0 e mostraremos quais são as suas principais tendências. Acompanhe!

O que é marketing 5.0?

O conceito de marketing 5.0 é tratado no livro “Marketing 5.0, Tecnologia para a Humanidade”, do autor Philip Kotler. O lançamento da obra ocorreu em novembro de 2021 e contou com a parceria de Iwan Setiawan e Hermawan Kartajaya.

Conforme o livro, o marketing 5.0 é definido como o uso mais amplo da tecnologia no marketing. O objetivo é ajudar os profissionais da área a se comunicar, criar, entregar valor e estabelecer uma conexão mais próxima com o público.

Isso quer dizer que a inovação tecnológica se tornou fundamental para conduzir estratégias de marketing de uma empresa. Logo, os autores defendem que é necessário explorar o potencial que a tecnologia oferece para tomar decisões mais precisas e ágeis.

Quais são as tendências do marketing 5.0?

Com os anos, o marketing passou por diferentes evoluções que estão relacionadas com a revolução industrial, tecnológica, informatizada e digital. Exemplos disso são os conceitos de marketing 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0, por exemplo.

Em relação ao marketing 5.0, uma das suas principais tendências é o uso da tecnologia para contribuir com a tomada de decisão da empresa. Entre elas estão o blockchain, big data, machine learning e inteligência artificial.

Além dessas, confira outras tendências que você deve ficar atento!

1. Uso de ecossistemas de dados

As ações de marketing digital, por exemplo, não podem ser realizadas com base em opiniões. Assim, a tendência é que os dados sejam responsáveis por guiar as campanhas de marketing, auxiliando as marcas a desenvolver ações mais efetivas.

Nesse caso, é importante realizar a coleta e a análise das informações sobre os clientes e o público-alvo por meio de fontes externas e internas. O objetivo é construir um ecossistema que permita a tomada de decisão a partir de informações reais e relevantes.

2. Adoção de metas sustentáveis

Outra tendência desse tipo de marketing é a integração da responsabilidade social e sustentabilidade nas estratégias de marketing. Nesse caso, você não deve focar apenas no impacto que a empresa tem no meio ambiente, mas também trabalhar ativamente para gerar resultados positivos.

Para tanto, é necessário alinhar as estratégias da corporação aos objetivos de desenvolvimento sustentável e considerar o impacto das ações da empresa tanto no meio ambiente quanto na sociedade.

3. Uso de ferramentas que replicam o comportamento humano

No marketing 5.0, há o uso da tecnologia para melhorar a maneira como o profissional trabalha. Um bom exemplo disso são as ferramentas que imitam o comportamento humano, como os chatbots.

Com eles, é possível melhorar o relacionamento com os clientes, aproveitando as vantagens das ferramentas tecnológicas nos processos corporativos. A partir disso, há como oferecer novos meios de contatos, fornecer informações detalhadas e garantir que o público se conecte com a empresa.

Como você viu, o marketing 5.0 utiliza os avanços tecnológicos para facilitar a coleta de dados dos consumidores, que servirão como base para nortear as ações das empresas. Portanto, analise as tendências que mais fazem sentido para o seu negócio e acompanhe os resultados obtidos.

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