Como escolher a melhor agência de marketing digital para sua empresa?

Se você tem um negócio, é fundamental investir na presença digital. Afinal, os consumidores estão cada vez mais conectados. Eles acessam a internet para pesquisar por produtos e serviços, para comparar preços, fazer cotações e muito mais.

Por isso, vale a pena considerar o investimento nos serviços de uma agência de marketing digital. Assim, o seu negócio poderá ter profissionais do ramo trabalhando nas ações e estratégias online da sua empresa. 

Neste artigo, você verá como escolher a melhor agência de marketing digital para sua empresa, além de outras informações relevantes sobre o assunto. Confira!

O que é uma agência de marketing digital? 

Em um mundo cada vez mais digital e conectado, empresas de todos os setores e tamanhos passaram a investir em recursos na internet. Por isso, é cada vez mais comum ver companhias divulgando sites, blogs e redes sociais.

A medida tem como principal objetivo tornar a marca mais conhecida, acessível e presente no dia a dia dos consumidores. Porém, para se destacar na internet, não basta ter um perfil no Instagram ou um blog e fazer publicações ocasionalmente. 

Na verdade, para conseguir resultados sólidos no ambiente online é preciso uma presença digital de qualidade, baseada em boas estratégias. Nesse contexto, a agência de marketing digital surge como uma possível solução. 

Trata-se de uma empresa especializada em promover negócios na internet por meio de campanhas online em diferentes canais. Esse tipo de empresa faz estudos, planejamentos, análises e ações visando o crescimento de organizações no meio digital.

Quais são os serviços prestados por essas agências?

Agora que você sabe o que é uma agência de marketing digital, vale conferir os serviços que podem ser prestados por elas. Entre eles, estão:

  • Inbound Marketing;
  • SEO (search engine optimization — otimização para mecanismos de busca);
  • Gestão de redes sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • Criação e desenvolvimento de sites;
  • E-mail marketing;
  • Anúncios (publicidade online).

No entanto, você não precisa investir em todos esses serviços inicialmente. Sua empresa pode começar, por exemplo, com o marketing de conteúdo e depois adicionar outras estratégias, como anúncios pagos e e-mail marketing.

Ainda, vale destacar que existem agências que não realizam todos os serviços. Existem aquelas que trabalham com foco em determinados serviços, atuando de modo especializado.

Por exemplo, uma empresa especialista em produção de conteúdo em determinados nichos proporciona maior qualidade nas entregas. Isso porque o foco da atuação garante informações mais adequadas, completas e robustas para o seu público-alvo, enquanto aplica as melhores práticas de SEO. 

Inclusive, esse tipo de especialização pode fazer toda a diferença na sua estratégia de posicionamento online e atração de potenciais clientes para o seu negócio. 

Afinal, ao contar com uma equipe especializada em conteúdos otimizados e que geram valor ao leitor, sua empresa tem maiores chances de se destacar perante a concorrência.

Quais as vantagens de contar com uma agência de marketing terceirizada? 

Ao conhecer os serviços de uma agência de marketing terceirizada, é hora de entender as principais vantagens de contar com o suporte dessa empresa no seu negócio. Confira!

Alcance e visibilidade

Uma das principais vantagens de ter uma agência de marketing terceirizada é que ela pode gerar muito mais alcance e visibilidade para o seu negócio. Por meio de estratégias bem definidas e bem aplicadas, a sua marca pode aparecer e ser encontrada por diversos clientes em potencial.

Afinal, ela detém conhecimentos sobre boas técnicas para o uso dos canais de marketing e a produção de conteúdo para a internet. 

Melhores resultados

Se a sua empresa alcança mais pessoas e a ser encontrada por potenciais clientes na internet, a tendência é que ela consiga mais vendas. Logo, outra vantagem da agência de marketing digital é que ela pode gerar resultados cada vez melhores para o seu negócio — especialmente no médio e longo prazo.

Vantagem competitiva

Grande parte dos mercados são bastante concorridos. Por isso, buscar maneiras de se diferenciar e se destacar em seu setor de atuação é fundamental.

Nesse sentido, outro ponto interessante relacionado a uma agência de marketing é que, como você viu, ela pode ajudar o seu negócio a ter uma vantagem competitiva. 

Por meio de um serviço de qualidade e profissional — como a produção de conteúdos escritos, por exemplo —, a sua empresa pode ficar à frente dos concorrentes na internet, conquistando mais vendas e clientes.

Praticidade e custo-benefício

Outra vantagem da agência de marketing para o seu negócio refere-se à praticidade e ao custo-benefício. Imagine estruturar um setor desse tipo em sua empresa. Você precisaria contratar profissionais, investir em equipamentos, softwares, estrutura e muito mais. 

Isso exigiria bastantes recursos, além de tempo — o que não acontece com a terceirização de uma agência. E você ainda precisaria lidar com a rotatividade de pessoal, que é natural em qualquer negócio.

Ao contar com uma agência e estrutura terceirizadas, portanto, sua equipe interna foca apenas no core business — com a certeza de que a estratégia de marketing do seu negócio está em boas mãos e em constante desenvolvimento.

E as desvantagens desse serviço?

Assim como há prós, existem também alguns contras que vale a pena você conhecer antes de optar por uma agência de marketing digital da sua empresa. 

Veja alguns deles!

Menor controle

A primeira desvantagem de uma agência de marketing está relacionada ao menor controle sobre as ações e atividades realizadas. Afinal, o trabalho de marketing será terceirizado, seguindo as premissas do contrato, mas com detalhes definidos pela equipe contratada.

Entretanto, isso não significa que a sua empresa não deva contar com o serviço. Na prática, ao receber conteúdos e outros materiais enviados pela parceira, por exemplo, os colaboradores podem fazer apenas ajustes internos, otimizando a rotina e garantindo resultados de alta qualidade.

Além disso, você pode delegar essa responsabilidade com mais confiança ao contratar uma empresa de qualidade e confiança, que trabalhe de maneira focada nas necessidades do seu negócio —como ocorre no caso de agências respeitadas no mercado, como é o caso da ABContent.

Atuação generalista

Uma agência de marketing digital costuma ter uma atuação generalista, realizando os diversos serviços que você já conheceu. Porém, isso pode impactar a qualidade final do que é recebido pela sua empresa devido ao alto volume de questões sob responsabilidade da parceira.

Aqui, a dica é buscar empresas com atuação especializada para os serviços desejados — como a ABContent, que é uma produtora de conteúdo focada na entrega de conteúdos escritos para sua estratégia de marketing digital. 

Dessa maneira, você terá a certeza de ter um trabalho pautado nas melhores práticas e que tragam mais diferenciais para a estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa. 

Como escolher a melhor agência de marketing?

Depois de saber quais serviços uma agência de marketing digital oferece, chegou a hora de saber como escolher a parceira ideal para o seu caso.

Afinal, se você tem interesse em contar com o trabalho desse tipo de empresa, é importante compreender o que considerar quando for contratar esse tipo de solução para o seu negócio.

Para esse propósito, você precisa, primeiramente, fazer pesquisas e buscar uma empresa especializada nos serviços que procura, observando o nicho que costumam atender. Afinal, uma atuação generalista pode não entregar os resultados que sua empresa deseja.

A ABContent, por exemplo, é uma empresa especializada na produção de conteúdos educacionais para os nichos de finanças, investimentos, negócios, empreendedorismo e lifestyle. Esse pode ser o diferencial para uma estratégia de marketing digital que se destaque. 

Além disso, o processo de contratação deve considerar outras questões, como:

  • as necessidades da sua empresa;
  • a viabilidade orçamentária;
  • a reputação e o histórico da agência;
  • o alinhamento cultural da agência com sua empresa;
  • os cases de sucesso da agência;
  • o formato e tempo de contrato;
  • o atendimento e os processos apresentados pela empresa de marketing digital.

Ao longo deste post, você conferiu o que é uma agência de marketing digital, quais serviços ela oferece e dicas essenciais para escolher a melhor parceria para a sua empresa.

Agora, se você precisa de uma empresa séria e especializada para produzir conteúdos de qualidade para o seu negócio, entre em contato com a ABContent e saiba mais sobre o nosso trabalho!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: