Como utilizar estratégias de marketing digital na minha franquia?

A comunicação online tornou-se fundamental para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio. Isso porque os clientes estão mais presentes na internet e as ferramentas digitais podem ajudar a otimizar os resultados. Por esse motivo, sua franquia deve utilizar estratégias de marketing digital.

No entanto, antes de incorporar essas ações na sua unidade, é importante saber mais a respeito desse mercado. Também é necessário conhecer as principais técnicas que podem ser implementadas nesse modelo de negócio, com o consentimento do franqueador.

Neste artigo, você poderá conferir informações sobre o setor de franquia e conhecerá estratégias de marketing digital para seu estabelecimento.

Continue a leitura e saiba mais!

O que é uma franquia e como funciona?

A franquia consiste em uma licença para exploração de marca e do modelo de negócio de uma empresa já estabelecida no mercado. A companhia que concede esse direito é chamada de franqueadora e o franqueado é quem obtém o direito de comercializar produtos ou serviços sob o nome da marca por um período definido.

Além de conceder o direito de uso de uma marca, a franqueadora fornece treinamentos aos colaboradores de cada unidade da rede. Ainda, a empresa transfere conhecimentos fundamentais para o sucesso do negócio e oferece assistência contínua aos franqueados.

Esses, por sua vez, devem seguir as regras e os padrões estabelecidos para a rede de franquias, como parte do acordo. Isso é necessário porque qualquer ação dos franqueados tem um impacto direto na imagem da marca. Logo, há menos autonomia nesse sentido.

Porém, os franqueados podem opinar sobre as estratégias de marketing que podem ser implementadas para beneficiar a rede, por exemplo. Dependendo das regras do franqueador, é possível obter uma autorização para realizar ações adequadas para a realidade de cada unidade.

Qual o cenário do mercado de franquias no Brasil?

Depois de entender o que é e como funciona uma franquia, vale a pena conferir o panorama desse mercado no Brasil. O setor passou por profundas mudanças que trouxeram impactos positivos para o sistema, mesmo durante as crises econômicas.

É o que aponta André Friedheim, o presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF), em entrevista ao portal. Segundo ele, a rápida implementação e o baixo valor inicial de franquias home based e virtuais fizeram o setor experimentar um crescimento durante a crise de covid-19.

Além disso, as redes que se adaptaram às inovações tecnológicas para oferecer produtos e serviços online também contribuíram para evitar perdas maiores, ajudando na recuperação do mercado. Ainda, outras marcas aderiram a esse modelo de negócio e a procura por franquias aumentou.

Para comparação, a taxa de abertura de franquias no 1º trimestre de 2020 foi de 2,4%, enquanto o percentual de lojas fechadas foi de 1,4%. Já no mesmo período do ano seguinte, a porcentagem de novas operações subiu para 3,3% e o patamar de encerramento se manteve.

No 1º trimestre de 2022, o percentual de novas unidades subiu para 4,0%. Porém, nesse período, a taxa de fechamento de franquias variou, de 1,4% para 2,2%. Mesmo assim, o saldo final foi positivo. Assim, é possível concluir que esse mercado está em expansão.

Por que buscar estratégias de marketing digital para aplicar na franquia?

Até aqui, você viu que as franquias têm se destacado como uma das opções de negócio para os brasileiros que desejam empreender no país. Além disso, foi possível ver como esse setor está crescendo — o que faz com que o mercado esteja mais competitivo.

Nesse contexto, é essencial que os franqueados invistam em marketing digital para destacar sua unidade da concorrência. Afinal, essa estratégia permite criar uma comunicação eficiente com seu público para ocupar uma posição privilegiada no mercado.

No entanto, vale lembrar que cada investidor deve direcionar suas ações conforme as regras do franqueador. Caso você queira adotar estratégias diferentes daquelas realizadas pela rede, também é fundamental obter uma autorização prévia.

Como utilizar estratégias de marketing digital na minha franquia?

Agora que você sabe a importância de a franquia investir em marketing digital, é hora de conhecer estratégias que podem ajudar a promover a sua unidade. Dessa forma, há como destacar sua unidade da concorrência e ampliar as suas vendas.

A seguir, veja como utilizar as estratégias de marketing digital na sua franquia!

Redes sociais

Muitos franqueadores permitem que cada unidade tenha os seus próprios perfis nas redes sociais, além do perfil principal da empresa. Isso ocorre porque a padronização das campanhas publicitárias pode não favorecer todas as lojas, devido às diferenças regionais do país.

Se esse for o seu caso, então você pode desenvolver ações locais por meio dessas plataformas para atrair os clientes para seu negócio. Lembre-se de alinhar a comunicação com o branding da franquia para não descaracterizar a marca, evitando possíveis problemas.

Mídia paga

Outra estratégia de marketing digital para divulgar sua franquia na internet é a mídia paga. Com ela, você pode exibir anúncios para sua audiência no momento em que ela está procurando por produtos ou serviços similares ao seu.

Além disso, a ferramenta permite mostrar campanhas publicitárias aos consumidores nos diferentes estágios de compra. Assim, você pode conscientizar o público sobre a importância da solução oferecida por seu negócio até que ele esteja pronto para fechar um negócio.

Marketing de conteúdo

Mais uma maneira de a sua franquia investir em marketing digital é desenvolver conteúdo relevante e de qualidade para o seu público. Com essa estratégia, você pode gerar autoridade e se tornar referência no seu segmento para se destacar da concorrência.

Ainda, é possível melhorar o engajamento com os clientes e os potenciais compradores por meio das redes sociais e do blog da sua unidade. Ao contar com um parceiro estratégico, há como colocar a estratégia em prática e aproveitar a oportunidade de ampliar as vendas do seu negócio.

No mercado de franquia, o marketing digital pode ser uma ferramenta importante para melhorar o posicionamento estratégico tanto dos franqueados quanto dos franqueadores. Por isso, vale a pena considerar o investimento em ações de comunicação online para esse modelo de negócio.

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