Se você possui o costume de recorrer ao Google quando tem um problema ou sempre que deseja se aprofundar um pouco em determinado assunto, certamente já se deparou com um e-book.
Além de compartilhar conhecimento, o e-book possui diversas funções importantes no marketing digital. Se bem utilizado, o material proporciona inúmeros ganhos — não somente para o leitor, mas também para o profissional ou empresa que o oferece.
Você sabe como fazer um e-book e por que usá-lo no marketing digital? Prossiga com a leitura e descubra!
Qual o conceito de e-book no marketing digital?
O e-book é um livro eletrônico, geralmente em formato PDF com capítulos breves e um conteúdo voltado para aprofundar o conhecimento em determinado assunto. Diferente dos livros comuns, não há uma narrativa.
Isso significa que o e-book no marketing digital costuma trazer temas educativos de modo a esclarecer uma dúvida ou explorar uma solução. É justamente por esse motivo que empresas com presença digital utilizam esse tipo de livro para conquistar autoridade em determinado assunto.
Um e-book de qualidade precisa utilizar linguagem clara, direta e realmente oferecer novidade para o leitor. Gráficos, imagens e um design bem-feito também o tornam atraente. Outra vantagem do e-book é que ele é prático e pode ser lido no computador ou smartphone.
Para que serve o e-book nas estratégias de marketing digital?
Agora que você já sabe o que é um e-book, é importante entender qual a utilidade do material dentro de uma estratégia de marketing digital. Desde que o material seja de qualidade e faça sentido para o negócio, ele é uma ótima forma de atrair, converter vendas e adquirir autoridade no segmento.
Confira duas vantagens relevantes da prática!
Ter uma lista de leads
Uma estratégia de marketing digital pode envolver postagens em redes sociais, marketing de conteúdo, tráfego pago, marketing de influência e outras táticas.
Nesse contexto, o e-book pode ser aplicado de diferentes formas. Um exemplo bastante comum é quando a empresa oferece o material em troca de informações, como endereço de e-mail e número de WhatsApp dos potenciais clientes.
Nesse caso, a ideia é utilizar os dados para criar uma relação com esse leitor e convertê-lo em um cliente no futuro. Isso pode ser feito por meio de e-mail marketing e outras ferramentas capazes de guiá-lo ao longo do funil de vendas.
Converter vendas
Outra estratégia utilizada no marketing digital é o oferecimento do e-book como forma de atrair o seu público-alvo para o serviço ou produto que você está vendendo. Aqui, a ideia é que o livro digital explore o problema do leitor de forma que ele perceba que a sua oferta é a solução ideal.
Por exemplo, imagine uma empresa de assessoria na área de investimentos que decide criar um e-book com o intuito de ganhar visibilidade no mercado. Nesse caso, o livro digital pode trazer dicas de investimentos em uma linguagem fácil e didática.
Se ele alcançar diversos leitores, o tráfego das páginas da assessoria aumenta. Assim, é possível ganhar notoriedade, conquistar posições privilegiadas nos motores de busca e atrair novos clientes.
Qual a importância de usar e-books no marketing?
Conforme você viu, o e-book pode ser utilizado de inúmeras formas dentro das estratégias de marketing digital. Primeiro porque a oferta do livro em troca de informações do usuário permite que a empresa aumente a lista de contatos e encontre leads qualificados.
Ainda, pelo fato de o material ser rico, ele assume relevância significativa na proposta de marketing do negócio. Ainda, o formato de livro permite compartilhar mais informações que um post em uma rede social ou um e-mail marketing.
Assim, a empresa pode usar o livro digital para construir sua autoridade diante de um determinado assunto. Por exemplo, bancos digitais podem lançar um e-book sobre educação financeira. Dessa forma, é possível oferecer um conteúdo útil para o seu público.
Com uma boa estratégia de marketing, o banco pode se apresentar gradativamente como referência no segmento. Uma vez que a autoridade seja atingida, a visibilidade melhora — assim como a procura pelos seus produtos e serviços.
É nesse contexto em que os e-books aparecem como uma ferramenta importante para alavancar as vendas e atrair o público-alvo. Em conjunto com outras estratégias de marketing de conteúdo, como atualização periódica de um blog, esses materiais podem ser valiosos para o negócio!
Como criar um bom e-book?
Depois de entender a importância do e-book, resta saber como criar o material de forma atrativa e com qualidade, certo?
Em primeiro lugar, é preciso ter atenção na elaboração do conteúdo. Coloque-se no lugar do seu leitor para avaliar a estratégia e pense se o material é capaz de adicionar um novo conhecimento ou auxiliá-lo. Esse ponto é central, pois é preciso evitar frustrações e entregas sem sentido.
Sobre a linguagem, você deve escolher as palavras e o tom de voz em consonância com o seu público-alvo. Por exemplo, se o seu público é jovem, utilizar tom formal e palavras rebuscadas talvez não seja a melhor escolha.
Então considere criar um e-book com leitura leve e de fácil entendimento. Diferentemente dos livros físicos, os e-books costumam ser mais dinâmicos e visuais. Para tanto, utilize imagens, fotos, tabelas e gráficos.
Ilustrações facilitam a compreensão, ao mesmo tempo que gráficos e tabelas são bastante úteis para comprovar dados, por exemplo.
Por fim, o e-book deve ter um CTA (call to action) de forma a sugerir uma ação. Nesse sentido, você pode convidar o leitor a seguir as redes sociais do negócio ou fazer uma compra. Caso a leitura tenha sido proveitosa, as chances de que esse leitor se torne um lead são significativas.
Neste conteúdo você viu por que o e-book se tornou um material importante e fortemente explorado no marketing digital. Vale a pena investir em estratégias utilizando livros digitais para converter leads ou conquistar autoridade no seu nicho!
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