Para um usuário comum, o Google é “apenas” o maior e mais eficiente mecanismo de busca de todos. Utilizado por milhões de pessoas ao redor do mundo, só aqueles que realmente se dedicam ao trabalho de marketing conhecem e entendem toda a potencialidade que as ferramentas da empresa apresentam.
Gratuitos ou pagos, com planos caros ou mais em conta, são vários os serviços oferecidos pelas plataformas do Google para melhorar o desempenho do perfil de sua marca no meio digital. Das diversas ferramentas, cada uma apresenta uma funcionalidade específica.
Este artigo se dedica a apresentar, para empreendedores iniciantes, um guia sobre um de seus serviços mais utilizados: o Google Analytics. Os serviços oferecidos por esta ferramenta é essencial para o êxito de qualquer negócio.
Continue e a leitura para entender o que é e como utilizar a plataforma.
O que é o Google Analytics?
Em resumo, o Google Analytics é uma ferramenta gratuita que permite o monitoramento e a análise de tráfego e, consequentemente, da performance online do seu negócio. Criado em 2005, o serviço é de fácil configuração e se integra a outros serviços do Google, como o Google Ads e o Search Console.
Acompanhando as tendências de produção e consumo de conteúdo, a análise se estende, para além de sites e blogs, aos aplicativos de dispositivos móveis.
Com o Analytics, você entende melhor seu público, define de maneira eficiente suas personas, podendo direcionar melhor o conteúdo. Além disso, ao configurá-lo, você pode definir metas.
Desse modo, a partir da coleta de dados do tráfego em seu negócio – como o perfil de quem visita seu site, o volume de acessos, as páginas mais visualizadas e por quais dispositivos, você recebe relatórios que o ajudam nas estratégias de marketing para impulsionar sua empresa.
O que analisar com o Analytics?
Já demos uma preview do que é possível visualizar com a ferramenta. Com o foco no monitoramento do tráfego de seu site ou loja virtual, a finalidade do Google Analytics é estudar como é o comportamento dos visitantes quando estão navegando em seu site. Desse modo, os relatórios focam no que interessa os usuários ao visitarem seu domínio.
Entregando relatórios diários, semanais ou mensais, você conhece melhor o perfil da sua audiência a partir do trabalho do Analytics em analisar diversos pontos, que vem a seguir. E, logo depois, você aprenderá a utilizar a ferramenta.
Continue acompanhando!
Pontos de análise do Analytics:
- Fonte do tráfego, isto é, de onde origina os acessos ao seu site;
- Número total de acessos, podendo determinar o período de tempo;
- Quantos e quais visitantes retornaram ao seu site;
- Quantos e quais usuários acessaram seu site só uma vez;
- Dias da semana, mês e os horários mais acessados por visitantes;
- Nível de interação dos visitantes com as funcionalidades do seu site;
- Taxa de rejeição e os motivos dela por parte dos visitantes;
- Desempenho das vendas do seu e-commerce;
- Quais campanhas de marketing apresentem melhores resultados e quais deixam a desejar;
- Que ações promovem mais engajamento em suas redes sociais;
- Quais metas específicas foram alcançadas e em quanto tempo;
- Análise de tráfego a partir de cada dispositivo utilizado para o acesso ao seu site.
Estudo minucioso
Enfim, é feito um estudo minucioso sobre o comportamento dos visitantes da sua propriedade online, de modo que, com todas essas informações, você pode promover um replanejamento total de suas estratégias de marketing de conteúdo e marketing digital.
No melhor dos casos, você pode fazer alterações pontuais para aprimorar ainda mais seu blog. Por exemplo, uma vez que são dadas informações sobre os números de acessos de cada dia da semana e hora do dia, você pode programar suas publicações e ações para esses “horários de pico”.
Além disso, hoje, é fundamental que todo site esteja otimizado para dispositivos móveis. Assim, você vai compreender as adaptações necessárias para que seu conteúdo possa ser utilizado, com boa experiência de consumo, pelos visitantes em seus celulares.
Considerando as tendências de consumo, esse é um detalhe fundamental, podendo ser um dos motivos pelos quais os visitantes acessam seu site e logo o abandonam, sem quaisquer interações. Além disso, em caso de vendas de produtos ou serviços insuficientes, o Analytics lhe ajuda a entender a razão do problema.
Entretanto, para aproveitar todas essas vantagens, é preciso configurar a ferramenta em seu site. E, claro, conhecer a plataforma.
Google Analytics: como usar
Primeiramente, você precisa acessar o site do Analytics e criar uma conta. Isto pode ser feito com uma conta Gmail pré-existente ou você pode criar outra especificamente para seu negócio. Depois, é preciso configurar a ferramenta no seu site para que seu tráfego seja analisado e você consiga otimizá-lo.
Mas vamos por partes.
1) Cadastro
Como já dito, na página inicial do Google Analytics, você cria sua conta a partir de um endereço Gmail. O próprio sistema ajuda, passo a passo, na configuração da sua conta após você se inscrever. Para o melhor funcionamento da ferramenta deve haver fidelidade nos dados fornecidos.
Então, logado(a) em sua conta no site da ferramenta, você precisará preencher alguns dados – como o nome da conta, a URL do site, a categoria que o negócio se insere e se a conta irá analisar um site ou um aplicativo. Após preencher os dados e aceitar o termo de compromisso, lhe será enviado um código para acompanhamento.
2) Instalando o código
Em primeiro lugar, é importante falar que o código de acompanhamento deve ser inserido em todas as páginas do seu site. A instalação do código em suas páginas vai depender do seu domínio, pois podem ser feitas de formas diferentes dependendo da plataforma ou linguagem de programação.
Geralmente, em páginas HTML, o código deve ser adicionado diretamente na seção <head> das páginas do site. Um jeito mais fácil é por meio da ferramenta Tag Manager, que lhe permite gerenciar todas as tags do site.
Além disso, em sites feito em WordPress, você pode instalar um plugin que facilita o processo, como o Head, Footer and Post Injections.
Após inserir o código, é importante conferir se ele está funcionando corretamente, uma vez que caso haja erros na instalação, a leitura das informações pela ferramenta será prejudicada ou impossibilitada.
3) Conferindo se está tudo certo
Para verificar se o processo deu certo, a maneira mais simples é instalando a extensão Google Tag Assistant em seu navegador Chrome. Então, com a extensão instalada, basta acessar o site e verificar, em cada página, quais tags estão ativas e em perfeito funcionamento.
Ao realizar esse processo, as tags ativas serão mostradas com um ícone verde, as tags em funcionamento – mas com alguma pendência – são mostrada em ícone azul e caso haja erros em alguma tag, ela será mostrada na cor vermelha. Neste caso, basta clicar no ícone para entender o que é necessário para corrigir o erro e tornar a tag ativa.
Pronto! Após a instalação, o Analytics começa a coletar seus dados em 24 horas.
4) Explorando a interface e entendendo seu tráfego
Após a configuração do Google Analytics e a instalação em seu site, você terá acesso a um dashboard exclusivamente para sua conta, que mostrará os dados do tráfego de seu site.
Se você deseja ter uma melhor compreensão da ferramenta, existe um canal no Youtube do Google Analytics, onde são explicadas melhor as funcionalidades da ferramenta. Os vídeos ainda apresentam dicas pertinentes sobre o uso do serviço.
Bem, se você chegou aqui, não é mais um iniciante. Com seus relatórios disponíveis na interface, você pode fazer um estudo de suas estratégias de marketing, da programação de conteúdo, entender o que gera e como gerar mais tráfego ao seu site, além de compreender o que atrai novos visitantes e o que é importante para seu público-alvo.
A potencialidade do Google Analytics é imensa! E aí, já está criando sua conta na plataforma? Qualquer empreendedor dedicado com seus negócios deve utilizá-la. Comece já! E se precisar de conteúdos especializados para seu site ou blog, não deixe de entrar em contato conosco!