Os especialistas em redes sociais e comunicação não têm nenhum tipo de dúvida: o Instagram cresceu, está em pleno desenvolvimento e possui uma capacidade imensa de concentrar público e empresas em um ambiente digital propício para o marketing.

A rede social já era um fenômeno de audiência e alcance, contudo, o lançamento do recurso stories trouxe uma nova revolução para a forma de usar o Instagram.

Os conteúdos rápidos, divertidos, interativos e pontuais são poderosas armas de relacionamento com clientes, divulgação comercial e disseminação de informações. O stories trouxe uma nova dinâmica para a rede social, e é claro que os perfis comerciais não iriam ficar de fora.

No post de hoje você vai descobrir como colocar links no Instagram Stories e como utilizar este recurso para desenvolver boas estratégias de vendas e marketing digital. Boa leitura!

O que é o Instagram Stories?

Para quem não é muito antenado nas mudanças das redes sociais, vale a lembrança. O Instagram Stories é um recurso para compartilhamento de informações que ficam acessíveis durante 24 horas.

É possível compartilhar fotos, textos, vídeos e enquetes, utilizar filtros divertidos, gifs, tags de localização e efeitos visuais artísticos nas suas produções. Além dos recursos para compartilhamento de postagens, a ferramenta permite realizar até transmissões ao vivo.

O Instagram é muito utilizado pelos usuários para representar o cotidiano, compartilhar situações do momento e interagir uns com os outros. Para quem tem mais de 10 mil seguidores, há a possibilidade de inserir links nos stories para compartilhar de forma simples conteúdos e páginas mais completos.

Como funcionam os links no Instagram Stories?

Conforme dito no tópico acima, perfis que têm mais de 10 mil seguidores são liberados para inserir links em seus stories compartilhados. O uso da ferramenta é bem simples, veja um passo a passo rápido:

  1. Crie o conteúdo da maneira que desejar;
  2. Clique no ícone de uma corrente, que fica na parte superior da tela;
  3. Selecione entre link da web ou link do Instagram TV;
  4. Adicione o link desejado;
  5. Pronto!

Para conferir o que foi compartilhado com o uso do link, um usuário precisa apenas arrastar a tela para cima (no momento em que o story estiver sendo exibido) e sua navegação será direcionada para a página que foi linkada.

Simples, não é mesmo? A grande dificuldade do compartilhamento de links no Instagram Stories não está na montagem dos posts, mas na obtenção de dez mil seguidores, que é um número bastante grande e que exige muito trabalho bem feito para ser atingido.

Aqui fica um ponto de atenção: a restrição dos dez mil seguidores é indispensável para perfis pessoais, contudo, o Instagram deu um jeito para permitir que as empresas que ainda não atingiram 10 mil seguidores possam utilizar os links. Para isso, é necessário ter um perfil verificado!

Como verificar o perfil da minha empresa no Instagram?

Assim como ocorreu em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter, o Instagram lançou o seu “selo azul de autenticidade”.

Trata-se de um pequeno símbolo que fica ao lado do nome do perfil e que atesta que aquele perfil pertence mesmo à organização que está sendo representada. Foi a forma encontrada para criar perfis oficiais para marcas, pessoas públicas e instituições.

Mas não se trata apenas de um recurso anti-fraude. O pequeno selo azul é cobiçado e considerado uma elevação de status na rede. Junto com essas questões mais subjetivas, a conta verificada permite que o perfil apareça no topo do resultados de busca relacionados a ele.

Veja o procedimento para obter o selo de autenticidade para sua empresa:

  1. Abra o perfil e acesse as configurações;
  2. Acesse a aba “conta” e procure a opção “solicitar verificação”;
  3. Preencha as informações requisitadas pelo Instagram;
  4. Anexe os documentos necessários (foto de documento de identidade ou foto de documento comercial oficial);
  5. Clique na opção “enviar”.

Cerca de uma semana após o pedido de verificação surge a resposta. Caso sua empresa não tenha atingido os critérios para verificação, será possível enviar outro pedido após 30 dias. E se tudo correu bem, parabéns, sua empresa está pronta para usar os links no Instagram Stories!

O que é indispensável para utilizar os links do Instagram?

A palavra é uma só: estratégia. Estamos falando de um produto rápido, esporádico e que precisa ser atrativo o suficiente para converter a audiência, por isso, é ideal realizar um planejamento estratégico do que vai ser postado. Veja agora algumas dicas indispensáveis para ter bons resultados com o Instagram Stories:

1. Não utilize os stories apenas como canal de publicidade

A essência deste recurso é o compartilhamento de fatos cotidianos, memes, frases rápidas e situações momentâneas, sendo assim, não será interessante criar posts apenas com foco publicitário.

Utilize o Instagram Stories para compartilhar coisas do cotidiano e informações interessantes. Utilize os links para direcionar sua audiência para conteúdos interessantes produzidos pela sua equipe ou que fazem parte do universo da sua empresa.

2. Apresente produtos e serviços de modo leve

Para aproveitar da rapidez dos Stories faça a apresentação de produtos ou serviços de forma descontraída e rápida.

Deixe as informações mais intensas para os links, assim, você desperta a curiosidade via Instagram Stories, mas complementa as informações de um jeito mais profissional.

E não se esqueça de utilizar o poder das transmissões ao vivo para deixar a publicidade da empresa ainda mais leve e informal.

3. Utilize CTAs

O Instagram Stories deve ser usado para postagens leves e dinâmicas, contudo, em algumas ocasiões um post mais publicitário é muito bem-vindo.

Quando optar por uma divulgação mais ampla de um produto/serviço, insira um call to action no Story que está com o link para otimizar a conversão da sua audiência. Aqui fica um ponto de atenção: vale a pena criar uma sequência de conteúdos antes do CTA

4. Dê “personalidade” à empresa

Empresas são constituídas de pessoas, certo? Então, no momento de marcar presença nos Stories tente priorizar pessoas! É muito mais legal ouvir alguém dizer “arraste a tela e veja nosso conteúdo novo” do que ver um post escrito de uma marca dizendo algo como “arraste e confira”.

Muitos empreendedores e pessoas públicas fazem seus stories, a fim de aproximar as pessoas de dentro e de fora da empresa, é uma tática para deixar seu conteúdo com menos viés corporativo e com mais personalidade.

5. Utilize os recursos!

Para aproximar as pessoas da sua empresa e despertar a curiosidade (ainda mais se sua empresa atua de forma local), utilize as tags de geolocalização. Para ampliar a interação entre a marca e os seguidores, utilize as enquetes.

As enquetes são especialmente estratégicas, já que elas permitem que você capte informações importantes sobre o público e seu comportamento de um jeito simples e descontraído.

E não se esqueça de que é possível realizar postagens patrocinadas nos Stories, o que é bem interessante para dar uma nova dinâmica para os conteúdos pagos que sua empresa investe.

Utilizar os links no Instagram Stories e compartilhar boas informações e dar uma nova cara para o marketing digital da sua empresa!

E se você quiser acrescentar mais conhecimento à nossa discussão, compartilhe nos comentários quais são as estratégias da sua empresa ao utilizar o Instagram Stories!