Quando é a hora certa de apostar no marketing digital para sua empresa?

Muito provavelmente você já ouviu falar em marketing digital. No entanto, apesar de o termo ser cada vez mais difundido, pode ser que você não saiba exatamente o que ele significa.

Entenda que, quando falamos em marketing digital, nos referimos a todos os canais e métodos de marketing que podem ser utilizados para promover produtos, serviços, empresas e marcas por meio da internet. Isto é, no mundo online.

Por ser algo bastante abordado ultimamente, é comum empreendedores se perguntarem: quando é a hora certa de investir em marketing digital? Para saber se a estratégia é a ideal para sua empresa, invista alguns minutos na leitura deste artigo.

Qual a importância do marketing digital?

Um dos motivos pelos quais o marketing digital tem sido a estratégia da vez, é porque ele permite a interação entre empresa e público-alvo em tempo real. De modo geral todos nós, como consumidores, estamos acostumados a engajar e interagir com uma marca ou empresa a qualquer momento.

E o marketing digital permite isto: o acesso, de praticamente qualquer lugar e qualquer hora, a qualquer tipo de informação. Isso porque com uma estratégia concisa empresas divulgam conteúdo relevante que pode ser útil a uma gama enorme de pessoas, independentemente de onde elas estejam.

Aliás, se você se pergunta se esta é a hora certa de investir em marketing digital, saiba que uma campanha de e-mail ou em mídia social pode enviar sua mensagem para um público mais amplo do que aquele atingido por mídias tradicionais (e por um custo muito menor do que pagaria por um anúncio de TV, por exemplo).

Outro ponto importante que não podemos deixar de fora é o fato de o mundo estar cada vez mais digital. Empresas que não estão presentes nos meios online podem estar perdendo tempo, além de dinheiro para a concorrência.

Desde sempre, qualquer negócio que quer sobreviver precisa estabelecer uma reputação impecável. A importância do marketing digital hoje reside em auxiliar organizações a construírem essa reputação, especialmente quando conseguem tornar-se autoridades em seus nichos.

Quando sua empresa deve iniciar no marketing digital?

Após esclarecermos algumas das vantagens do marketing digital, você deve ter percebido que a hora certa para apostar na estratégia é quando surge a necessidade de se posicionar na internet.

Ter uma boa presença online é indispensável para qualquer tipo de negócio. A razão é simples: a maior parte das informações que consumimos são acessadas no mundo online.

Se, por exemplo, alguém que poderia ser seu cliente pesquisar sobre sua empresa no Google, o que essa pessoa encontrará? Mesmo se ela digitar o nome da sua empresa no campo de pesquisa, pode ser que os primeiros resultados que apareçam sejam de concorrentes seus, que já estão realizando ações para garantir um bom posicionamento online.

Então, para você não ficar com dúvidas, a hora certa de apostar em marketing digital é exatamente agora. Afinal, posicionar-se bem na internet é uma necessidade de qualquer empresa que quiser sobrevier.

E já que com uma estratégia bem-sucedida no mundo online será possível criar uma impressão positiva do seu negócio, atraindo mais clientes e gerando mais vendas, por onde começar?

Ações para adotar uma estratégia de marketing digital na sua empresa

Uma vez que você decidiu que a hora certa é agora, para começar no marketing digital é importante responder a algumas perguntas:

Quem é a audiência?

Saiba quem você deseja abordar, quais são seus gostos, necessidades ou preferências, como sua empresa atenderá as expectativas, etc.

Essas informações serão fundamentais para que você consiga comunicar-se da melhor maneira e por meio de mensagens que realmente atinjam sua audiência nos canais em que ela está presente (mídias sociais, blogs, e-mail marketing e outros).

Onde está sua audiência?

Uma vez definido quem é seu público-alvo, é fundamental saber em que canais ele se encontra. Começando pelas mídias sociais, veja aquelas que realmente fazem sentido o investimento. Por exemplo, de nada adianta investir em anúncios no Instagram se seu público está no LinkedIn.

Como está seu site?

Antes mesmo de você estar frente a frente com um cliente em potencial, é bem provável que ele já tenha pesquisado sobre sua empresa. E justamente por isso um site é importante, uma vez que ele funciona como a cara do seu negócio.

Ter uma página na internet é mostrar quem sua empresa é, mas tem uma importância adicional: quando o site está bem otimizado, fica mais fácil os mecanismos de pesquisa mostrarem a sua organização nos resultados. Logo, os clientes conseguem encontrá-lo com mais facilidade.

Será também no site da sua empresa que você poderá disponibilizar um blog, o qual servirá como isca para atrair leads e será crucial para o SEO.

Qual será sua estratégia de conteúdo?

Para ter um bom posicionamento online – e pensando também na reputação da marca – será imprescindível pensar em uma estratégia de conteúdo. Isso é necessário porque é justamente pelo conteúdo que sua audiência chegará até você.

O marketing de conteúdo é uma estratégia do marketing digital que cria conexões profundas entre empresas e seu público. Philip Kotler, considerado como um dos maiores nomes do marketing, diz em seu livro, “Marketing 4.0”, que o conteúdo é hoje o novo anúncio.

Uma estratégia de conteúdo eficiente é aquela que atrairá pessoas para as redes sociais e/ou site da sua empresa. Considere questões como:

  • Sobre quais tópicos sua empresa falará?
  • Qual será o tom da mensagem?
  • Quais serão os formatos de conteúdo? (textos, vídeos, infográficos, webinars, podcasts, imagens, etc.)
  • Como será a divulgação do conteúdo? (blogs, mídias sociais, e-mail marketing)
  • Qual será a frequência de publicação? (veja por que a frequência de postagem é importante)

Resumindo

Mesmo que sua empresa já tenha conquistado um certo no espaço no mercado, pense na quantidade de leads que estão indo para o concorrente justamente porque seu negócio não tem presença online.

Se este for o seu caso, ou se sua empresa estiver começando e você ainda não possui uma estratégia de marketing, não tem problema: a hora certa para investir em marketing digital é justamente agora.

Para conhecer um pouco mais sobre o tema e tirar algumas de suas dúvidas, lhe convidamos a acessar o artigo: Marketing digital para pequenas empresas: como fazer.

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