Investir em estratégias de marketing é importante para empresas ganharem destaque no seu mercado de atuação. Nesse sentido, o planejamento de marketing educacional contribui para instituições de ensino atraírem mais alunos e fortalecerem sua presença no mercado.
Entretanto, identificar e elaborar a abordagem ideal para cada empresa da área de educação pode ser um desafio para a gestão. Um dos motivos é que as estratégias devem ser personalizadas à atuação dessas empresas para alcançar o público certo.
Quer entender mais? Neste artigo, destacamos a importância do marketing educacional para alavancar instituições de ensino e as estratégias a serem consideradas nesse processo.
Acompanhe a leitura!
Qual a importância do marketing educacional?
O marketing educacional representa um conjunto de estratégias pensadas para instituições de ensino. Para isso, ele usa abordagens diferentes daquelas mais conhecidas na publicidade tradicional, como outdoors, comerciais etc.
Veja mais!
Fortalecer a reputação da instituição
Em primeiro lugar, o marketing educacional contribui para gerar o fortalecimento da reputação da instituição de ensino. A razão é que as estratégias são adotadas para trabalhar a imagem da empresa de modo mais eficaz e posicioná-la como referência em seu mercado.
Além disso, como o mercado educacional é um segmento altamente competitivo, ter uma imagem mais forte pode gerar destaque diante da concorrência. Uma possibilidade é trabalhar a proposta única de valor (PUV) da sua marca.
A PUV representa a característica que torna uma organização única em seu mercado. Ao identificar e trabalhar esse aspecto em estratégias de marketing educacional, a instituição de ensino consegue se diferenciar da concorrência.
Gerar comunicação mais direta com o público
O marketing educacional também pode alavancar uma instituição de ensino por proporcionar uma comunicação mais direta com o público. Afinal, os canais tradicionais de publicidade transmitem a mensagem para um público amplo, que nem sempre é o alvo da organização.
Por exemplo, um outdoor de escolas pode ser visto por muitas pessoas. Porém, não há como garantir que ele alcançará o público que está em busca de uma nova instituição para matricular seus filhos.
Nesse sentido, estratégias de marketing reforçam a sua presença no mercado, inclusive inserindo ou fortalecendo a presença da instituição na era digital. Com conteúdos de qualidade e campanhas segmentadas, é possível direcionar esforços com mais objetividade para conversar com o público.
Aumentar matrículas e reter alunos
Em conjunto com o fortalecimento da marca e a comunicação direta, as campanhas de marketing educacional possibilitam que a instituição aumente o número de matrículas. Afinal, elas alcançarão o público-alvo da empresa e reforçarão sua proposta única de valor.
A instituição de ensino ainda pode reter alunos ao investir em marketing educacional. Isso acontece porque ela terá chance de se posicionar como referência no mercado e fortalecer o relacionamento com o público atual.
No longo prazo, o marketing educacional, especialmente com investimento em canais orgânicos, contribui para a redução no custo de aquisição de clientes (CAC). Como a instituição já terá uma imagem mais forte do mercado, ela poderá atrair público com menos esforços de compra de mídia.
Como usar o marketing educacional na sua instituição de ensino?
Agora que você já compreendeu a importância do marketing educacional para a sua instituição de ensino, está na hora de definir estratégias para o seu negócio.
Veja o que considerar para traçar um plano!
Entenda a sua persona
O primeiro passo para desenvolver uma estratégia de marketing para instituições de ensino é entender a sua persona — a representação do seu cliente ideal. Para isso, busque conhecer o perfil dos potenciais alunos, suas necessidades, interesses e comportamentos.
Definir uma persona é indispensável para segmentar suas campanhas de forma eficiente, assegurando que você converse com o público certo. A medida possibilita fazer investimentos de maneira mais eficaz.
Selecione seus canais de comunicação
Após entender a sua persona, você avançará à etapa de definição dos seus canais de comunicação e o objetivo de cada um deles. Esse planejamento é necessário porque cada ferramenta pode ter um papel diferente na sua estratégia de marketing educacional.
Por exemplo, se o seu foco for aumentar o número de matrículas, é possível trabalhar com webinars e outros eventos. Eles são uma forma de fortalecer a presença digital da instituição, interagir com o seu público e, principalmente, criar valor com a promoção de conteúdo.
As redes sociais, por sua vez, ajudam a compartilhar atualizações, histórias de sucesso, eventos e conteúdos que envolvam seu público-alvo. Mídias como Instagram e LinkedIn ajudam a manter a marca mais forte.
Invista na produção de conteúdo de qualidade
A produção de conteúdos estratégicos deve estar entre as prioridades para alavancar o marketing educacional da sua empresa. Tenha em mente que os seus conteúdos de qualidade contribuem para reforçar a sua proposta de valor.
Para entender melhor, imagine o caso de uma instituição focada em concursos públicos. Nesse caso, os conteúdos podem abordar desde técnicas de estudo para os exames até listas com as datas das próximas provas, que serão úteis ao seu público-alvo.
A partir da leitura desse material, o cliente em potencial pode checar outros conteúdos, inscrever-se na newsletter da instituição, baixar um e-book, entre outras ações. Aqui, a ideia é que a marca crie valor com a oferta de conteúdo de qualidade. A partir dele, o visitante se torna lead e, futuramente, poderá ser um aluno.
Como o inbound marketing se insere nesse contexto?
Como você viu, conteúdos de qualidade são importantes para o marketing educacional. Assim, o inbound marketing é a estratégia usada para atrair, engajar e reter alunos de maneira eficaz.
A razão é que ele envolve a produção e promoção de conteúdos educacionais, como artigos de blog e e-books. Assim, as estratégias de inbound marketing não interrompem a experiência do lead em uma página, como ocorre com uma propaganda tradicional.
O foco do inbound com o marketing de conteúdo é atrair o público-alvo com materiais ricos que criam valor para ele. Com o alinhamento de canais orgânicos, como blogs, e-mails e redes sociais, a marca fortalece sua presença digital para conseguir atrair e converter leads em clientes.
Para otimizar as estratégias, vale a pena contar com parceiros especializados na produção de conteúdos, como a ABContent. Por termos expertise na área, criamos materiais personalizados para atingir o público-alvo de instituições de ensino.
O objetivo é desenvolver sua estratégia e produzir conteúdos de qualidade, que estejam alinhados com o planejamento da instituição e sejam relevantes para sua audiência. Desse modo, você poderá construir sua autoridade digital, fidelizar seu público e atrair novos alunos.
Com este conteúdo, você compreendeu mais sobre a importância do marketing educacional e seus impactos para instituições de ensino. Se a sua empresa ainda não tem esse investimento, pode ser interessante começar o planejamento.
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