Como fazer e-books que geram leads? Confira 5 dicas!

Um dos objetivos das empresas é descobrir como atrair potenciais clientes. Afinal, com um número maior de leads, é possível aumentar as vendas e ampliar a participação no mercado. Para isso, a produção de e-books é uma etapa fundamental — mas é preciso saber como fazer o material.

Isso porque o e-book deve ser criado com o intuito de ajudar os consumidores em assuntos importantes relacionados ao seu negócio. Desse modo, é possível mostrar a eles como você pode ajudá-los, aumentando o interesse por sua solução.

Quer saber mais? Neste post, você conhecerá 5 dicas de como fazer e-books e obter sucesso com essa estratégia no seu negócio!

O que são e-books e para que servem?

Inicialmente, é preciso entender o conceito e a finalidade de um e-book. Desse modo, fica fácil compreender como essa ferramenta pode ser útil na geração de leads. O termo é uma abreviação do termo eletronic book, que significa livro eletrônico, em português.

Portanto, trata-se de um livro em formato digital, que pode ser lido em qualquer dispositivo eletrônico. Além disso, ele pode ser publicado em diferentes formatos de arquivos — portable document format (PDF) e eletronic publication (ePub), por exemplo.

Ainda, um e-book oferece um conteúdo denso e detalhado sobre um tema específico, permitindo ao leitor ampliar seus conhecimentos facilmente a respeito de determinado assunto. Essa é uma das razões pelas quais os consumidores gostam desse tipo de material.

Quais são as vantagens de disponibilizar e-books para os leitores?

Agora que você sabe o que são e-books e para que servem, é hora de conhecer as vantagens de utilizar esse formato de conteúdo para a sua estratégia de marketing digital. Um dos motivos é a captação de potenciais clientes.

Isso porque a distribuição de e-books gratuitos é uma maneira de coletar os dados de contato do leitor, já que é preciso disponibilizar nome e e-mail para ter acesso ao material. Assim, há como ampliar a lista de pessoas que podem se tornar uma oportunidade de negócio.

Além disso, os e-books podem contribuir com a geração de leads. Para fazer o consumidor avançar no funil de vendas, é necessário nutri-lo com conteúdos educativos e cada vez mais aprofundados. Logo, esse tipo de material pode ajudar no processo educacional do potencial comprador.

Ainda, ele fortalece a autoridade da marca no mercado. Ao produzir um conteúdo rico sobre um tema, você se torna referência em sua área de atuação. Essa posição pode colocar seu produto ou serviço em destaque, atraindo mais interessados.

Outra vantagem de disponibilizar e-books para os consumidores é o custo-benefício da estratégia. Por ser um material em formato digital, ele pode ser lido por um número ilimitado de pessoas, sem custos adicionais. Com isso, o retorno sobre o valor investido na produção é positivo.

Quais as 5 dicas para fazer e-books que geram leads?

Depois de perceber como os e-books podem contribuir com uma estratégia de geração de leads, é o momento de aprender como fazer esse material.

Por isso, confira a seguir 5 dicas que facilitarão essa tarefa:

1. Compreenda a persona do seu negócio

O primeiro passo para fazer e-books e gerar leads é compreender a persona do seu negócio, ou seja, o perfil do cliente ideal. Isso permite a você ter informações essenciais para a produção do conteúdo do material.

Por exemplo, ao conhecer as principais dúvidas do consumidor em cada etapa da jornada de compra, você pode definir o assunto do e-book. Ainda, saber para quem o conteúdo está sendo produzido ajuda a definir a linguagem a ser adotada, garantindo a transmissão da informação.

2. Defina o tema do seu e-book

Após compreender a sua persona, o próximo passo é definir o tema do seu e-book. Essa tarefa será fácil de realizar se você concluiu a etapa anterior. Contudo, existem outras maneiras de ter sugestões de assuntos, além dos problemas do seu público.

Uma estratégia para ter ideias para o título do e-book envolve considerar os conteúdos produzidos pelos concorrentes. Além disso, vale estar atento sobre as principais tendências da sua área de atuação para criar um conteúdo atual.

3. Estruture o seu conteúdo

A etapa seguinte para fazer e-books que geram leads é saber como estruturar o seu conteúdo. Esse cuidado facilita o processo de produção do material e garante que nenhum tópico relevante seja esquecido.

Para tanto, é preciso estar atento aos seguintes elementos:

  • título e subtítulo;
  • fontes de informações;
  • estágio do funil de vendas;
  • imagens, gráficos e ilustrações;
  • capítulos com os tópicos a serem abordados.

3. Desenvolva e revise o conteúdo

Com todas as informações reunidas, é o momento de escrever. Para desenvolver o conteúdo dos e-books, é necessário pesquisar bastante e registrar as principais informações em um bloco de notas. Em seguida, vale organizar as ideias e redigir o texto.

Lembre-se de que o material deve ser de qualidade e conter conteúdo relevante e conceitualmente correto. Não se atentar a esse ponto pode colocar toda a sua estratégia em risco — já que um conteúdo ruim pode fazer o leitor desconfiar da credibilidade do seu negócio.

Depois de escrever o conteúdo do e-book, você deve fazer uma revisão para identificar possíveis erros gramaticais e ortográficos. Isso também ajuda a perceber se detalhes importantes não foram ignorados. Portanto, essa etapa é essencial para a qualidade do seu material.

4. Insira elementos no e-book e diagrame-o

Após desenvolver e revisar o conteúdo, é interessante inserir elementos visuais para facilitar o entendimento do leitor e tornar a leitura dinâmica. Também vale fazer uma seleção de imagens, gráficos e ilustrações que possam complementar as informações abordadas.

Outro ponto fundamental sobre a parte visual é a diagramação. Ela traz fluidez para a leitura e melhora a estética do material. Portanto, esteja atento à organização dos elementos gráficos em cada página do e-book.

5. Divulgue o material em diferentes canais

E-book finalizado, agora é hora de divulgar o livro digital. Nesse sentido, ele pode ficar à disposição do público por meio de uma landing page. Você ainda pode promovê-la nas redes sociais ou posts temáticos no seu blog para atrair tráfego na página, otimizando a captação de leads.

Também é possível compartilhar o material com a sua base de leads atual para melhorar o relacionamento com o seu público e aumentar as chances de realizar novas vendas. Para tanto, vale considerar criar uma campanha para promover o e-book por meio do e-mail marketing.

Você acabou de ver o que são e-books e como fazer esse material com 5 dicas práticas. Por ser um produto tão importante para o crescimento do seu negócio, vale a pena considerar a possibilidade de contar com o apoio de uma empresa especializada na produção de conteúdos.

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