Marketing imobiliário: por que contar com uma agência especializada?

O mercado imobiliário é uma das áreas mais competitivas da economia, com empresas com os mais diversos portes e focos buscando ganhar destaque e atrair clientes. Por esse motivo, o investimento estratégico em marketing imobiliário pode ser vantajoso para elas.

Com o suporte de uma agência especializada, as empresas aproveitam a expertise dela para a criação de campanhas capazes de aumentar a visibilidade da marca e gerar melhores resultados. Além disso, há diversas outras vantagens atreladas ao investimento.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste conteúdo, apresentaremos o funcionamento do marketing imobiliário, explicando o que uma agência especializada pode fazer e por que contar com uma.

Aproveite a leitura!

O que é marketing imobiliário?

O marketing imobiliário é uma área do marketing com foco no mercado de imóveis, como o próprio nome indica. Ele é composto pelas múltiplas estratégias adotadas para promover as ações de uma empresa e gerar mais negócios — seja com vendas ou aluguéis. 

Por exemplo, o estudo de mercado é uma das atividades realizadas pelo marketing imobiliário. O objetivo é entender o momento do setor, as tendências de consumo — tanto emergentes quanto consolidadas — e o perfil do consumidor. 

Esse ramo do marketing também foca na divulgação de serviços. Imagine que uma imobiliária tem um novo imóvel disponível para venda em seu portfólio. Com as estratégias de marketing de conteúdo, por exemplo, é possível apresentá-lo para potenciais clientes — aumentando as chances de venda.

Vale a pena saber que a área pode combinar ações online e offline. Na internet, o marketing digital imobiliário produz conteúdos audiovisuais de imóveis, administra redes sociais e cria anúncios, como no Google Ads.

Além das vendas diretas, os esforços do marketing imobiliário costumam ter foco em branding. Nesse caso, o objetivo é fortalecer a marca da empresa para que ela ganhe mais reconhecimento e confiança no mercado — e o aumento das vendas tende a ser uma consequência. 

O que uma agência de produção de conteúdo pode fazer?

O marketing imobiliário é uma área que envolve diversas frentes. Nesse sentido, as agências especializadas em produção de conteúdo realizam trabalhos estratégicos em muitos desses campos.

Conheça os principais serviços que elas podem fazer!

Criar uma presença digital

Um levantamento da Opinion Box com a Buscar ID de 2023 mostrou que, no Brasil, 45% dos consumidores pesquisam sobre empresas antes de comprar. O objetivo costuma ser saber qual é a reputação do negócio — se ele é confiável.

No mercado imobiliário, é possível imaginar que o número seja mais expressivo. Compras ou aluguéis de imóveis envolvem quantias altas e costumam ser decisões de longo prazo — já que a ideia de muitos clientes é morar no espaço em questão ou sediar sua empresa. 

Nesse sentido, seja para uma imobiliária ou para um corretor independente, é essencial ter uma presença digital forte. É por meio dela que os clientes terão contato com os seus serviços e começarão o processo de decisão.

Pense em um cenário em que uma família quer comprar uma casa na Zona Sul de São Paulo. É comum que ela comece pesquisando em buscadores como o Google para visualizar opções disponíveis.

Nesse momento, os usuários veem diversas ofertas. Em um mercado competitivo, estar presente online aumenta as chances de atrair visitantes e transformá-los em leads — e, futuramente, clientes. 

Há diversas estratégias que as agências de produção de conteúdo podem adotar com esse objetivo para o setor imobiliário. Uma das principais é a criação de materiais para sites e landing pages informativos, visualmente agradáveis, que ofereçam uma boa experiência ao usuário (UX).

Além disso, elas costumam investir em search engine optimization (SEO). O foco é otimizar o conteúdo do site para que ele seja encontrado pelos algoritmos dos mecanismos de busca.

Há ainda o processo de indexação — ou ranqueamento. Quanto mais elevada for a posição do site do seu negócio nos resultados das pesquisas, mais altas são as chances de impactar a audiência. 

Produzir materiais digitais

As agências especializadas também produzem conteúdo para apoio aos materiais digitais, como peças audiovisuais. Por exemplo, legendas para fotos e roteiros de vídeos de alta qualidade destacam os imóveis e ajudam a encantar os clientes. 

Trata-se de uma área estratégica para a experiência do cliente. Quando ele explora o seu portfólio de imóveis, ambos os lados ganham tempo. A empresa se beneficia por saber o que o cliente busca, e o consumidor ganha ao receber soluções e alternativas em linha com suas expectativas. 

Os materiais digitais também englobam as redes sociais. Para se ter dimensão, um estudo feito pela Adyen mostrou que 65% dos brasileiros usam essas plataformas para compras online. 

Desse modo, a produção de materiais para as redes também está entre as possíveis atribuições da agência — estratégica para criar a presença digital. Ainda, há as campanhas pagas, tanto no Google quanto em redes sociais, para ampliar o alcance dos esforços. 

Gerir o relacionamento com clientes e leads

Além de impactar usuários na internet e fortalecer a presença digital, o marketing imobiliário precisa fazer a gestão do relacionamento com o público. A transformação dos usuários em leads e, depois, em clientes depende desse cuidado. 

Também conhecido como CRM — sigla em inglês para customer relationship management — o processo consiste em conduzir o cliente pelo funil de vendas. Suponha que um visitante do seu site gostou de um imóvel e cadastrou o e-mail e o telefone em um formulário de contato.

A partir dessa informação na sua base, é possível nutrir o lead com destaques sobre a empresa. Ele pode receber contatos por e-mail ou WhatsApp com oportunidades no mercado imobiliário ou materiais ricos que a agência produzir, por exemplo. 

O usuário impactado com os conteúdos tende a manter o seu negócio como um possível parceiro no mercado imobiliário. Além disso, o acompanhamento da jornada dele pelo fluxo ajuda a indicar os melhores momentos para contato. 

Quais são as vantagens de ter uma agência especializada?

Agora que você sabe quais são as principais atividades de uma agência de produção de conteúdo para o marketing imobiliário, é hora de conhecer as maiores vantagens que elas oferecem para as empresas do setor. 

A seguir, listamos os pontos positivos. Confira!

Expertise no setor

Primeiramente, contar com o suporte de uma agência especializada se torna ainda mais útil se ela tiver experiência no setor. Isso significa que ela conhece as particularidades da área, sabendo das oportunidades e dos desafios. 

Assim, a curva de aprendizado para a realidade do seu empreendimento tende a ser mais rápida. Afinal, uma agência que não tem experiência concreta no ramo imobiliário precisa compreender seu funcionamento, o perfil do público e os serviços da sua empresa para começar o trabalho. 

Cabe destacar que o mercado imobiliário tem um cenário próprio. Por exemplo, os produtos são de alto custo, com ciclo de vendas longo e forte componente emocional na decisão. Compreender esses detalhes é fundamental para criar estratégias efetivas.

As agências se destacam porque acumulam experiência trabalhando com diversos clientes e projetos, muitas vezes desenvolvendo metodologias próprias testadas no setor. Desse modo, elas sabem como adaptar a produção de conteúdo para diferentes públicos e aumentar a probabilidade de conversão.

Considere que um dos seus objetivos com marketing imobiliário é investir em tráfego pago. A agência pode ter copywriters com bom conhecimento do mercado para produzir conteúdos estratégicos visando atingir as dores do público-alvo e posicionar sua empresa.

Ademais, o conhecimento sobre a audiência otimiza o processo de segmentação. Logo, o capital destinado às campanhas tende a ser usado de forma mais eficiente. 

Aumento da visibilidade das propriedades

Outro motivo é o aumento da visibilidade das propriedades no portfólio. O objetivo é fazer com que mais pessoas conheçam os imóveis, elevando as chances de interesse e, consequentemente, de venda ou locação. 

Nesse contexto, um site imobiliário bem estruturado e com boa experiência de uso é essencial para dar visibilidade às casas e prédios. Ele serve como uma vitrine digital do negócio, em que potenciais clientes podem navegar pelos imóveis disponíveis, conhecer detalhes e até agendar visitas.

Ampliar a visibilidade colabora para ter mais oportunidades de venda. Afinal, quanto mais pessoas forem impactadas, maior tende a ser a chance de você encontrar um cliente em potencial — especialmente com conteúdos e anúncios direcionados para o seu público-alvo. 

Redução de custos a longo prazo

Em um primeiro momento, o investimento em uma agência especializada em produção de conteúdo para marketing imobiliário pode soar como uma despesa a mais. Entretanto, pensando no médio e longo prazo, os seus custos tendem a diminuir significativamente.

Em primeiro lugar, como você viu, há a expertise no setor imobiliário. Como a agência terá uma curva de aprendizado menor, ela minimiza as chances de produção de conteúdos ineficazes ou sem a atenção à segmentação de público.

Outro ponto positivo é que a agência já tem capital humano. Dessa maneira, em vez de precisar montar uma equipe interna na sua imobiliária, o time da empresa parceira dispõe de profissionais capacitados para executar as mais diversas estratégias de marketing.

Além da equipe, as agências costumam investir em softwares e demais soluções próprias — que tendem a estar incluídas na sua contratação. Logo, as suas despesas diminuem também por não precisar fazer essas compras para o time interno. 

Do mesmo modo, a redução de custos acontece pelo potencial de resultados no longo prazo. Para entender melhor, considere que a agência focou no marketing de conteúdo e produziu diversos materiais de qualidade para os canais digitais da empresa.

Quando esses conteúdos são ricos e relevantes, é possível que eles se mantenham em destaque nos buscadores por longos períodos, gerando tráfego orgânico para a empresa. Ou seja, trata-se de um fluxo constante de leads para converter. 

Capacidade de atingir o público-alvo ideal 

O mercado imobiliário não é um ambiente uniforme. Isso quer dizer que há clientes com os mais diversos perfis e objetivos. Por exemplo, os interesses de um homem solteiro com cerca de 20 anos costumam ser bastante diferentes daqueles de um casal com filhos. 

A diferenciação de público-alvo deve ser bastante clara no marketing. Fazer campanhas com uma segmentação errada normalmente se traduz em perda de recursos, já que você dificilmente conseguirá gerar vendas.

As agências se destacam porque têm essa compreensão sobre o público-alvo e as formas de atingi-lo. Elas normalmente utilizam pesquisas de mercado e análise de dados — como comportamento de compra, localização, faixa etária e poder aquisitivo — para produzir materiais que alcancem o perfil certo. 

Posicionamento da empresa como autoridade

Por fim, o trabalho da agência contribui para posicionar a sua empresa como autoridade no mercado imobiliário. Como você viu, os clientes são mais propensos a fazer negócios com empresas nas quais eles confiam — e, no caso dos imóveis, a máxima ganha ainda mais destaque.

O trabalho da agência pode posicioná-lo como autoridade, principalmente por meio do marketing de conteúdo. Como o nome adianta, essa é a área do marketing em que o foco está na produção de conteúdos de qualidade para alcançar, informar, educar e até converter leads em clientes.

Para tanto, existe a opção de a agência criar um blog para a empresa, se ela ainda não tiver um. Nesse canal, serão publicados os artigos otimizados para SEO que demonstrarão a sua autoridade.

Vale destacar que esses conteúdos podem ser produzidos para os mais diversos estágios do funil, não só com foco em conversão. Um exemplo é escrever um artigo com temas mais gerais, como “Quais as vantagens de comprar um apartamento na Barra da Tijuca”.

Um usuário que, por curiosidade, tenha feito essa pesquisa no Google, tem chance de se deparar com o artigo e ter o primeiro contato com a sua empresa. A partir daí, há possibilidade de ele demonstrar interesse e marcar o seu nome para uma oportunidade futura. 

Essa é uma das estratégias de inbound marketing — ou marketing de atração. A abordagem é interessante porque, em vez de buscar diretamente o cliente, a empresa se posiciona como uma autoridade e a iniciativa parte do lead. 

Como você aprendeu, contar com uma agência de produção de conteúdo com experiência em marketing imobiliário é um investimento estratégico para quem atua nesse mercado. A abordagem pode gerar oportunidades para reduzir custos e ganhar autoridade. 

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