O investimento em marketing é uma prática relevante para empresas e profissionais dos mais variados ramos, inclusive para quem atua na área da saúde. A razão é que a estratégia oferece diversos benefícios, como a possibilidade de atrair mais pacientes.
Por esse motivo, se você tem uma clínica ou um consultório — ou trabalha em um —, vale a pena considerar a implementação de diferentes ações de marketing. A aplicação prática dessas estratégias pode fazer uma diferença significativa no sucesso do seu negócio.
Deseja saber mais sobre o assunto e entender por onde começar as suas ações de marketing? Continue acompanhando o artigo!
Por que o marketing na área da saúde é importante?
O marketing na área da saúde é relevante por diversos motivos. Como mencionado, o primeiro deles é que a abordagem contribui para atrair mais pacientes para clínicas e consultórios.
A estratégia também é interessante pelas seguintes razões:
- auxilia a educar e conscientizar as pessoas sobre condições de saúde, tratamentos disponíveis e práticas preventivas;
- facilita o acesso de pacientes aos serviços de saúde, orientando-os sobre onde e como obter atendimento adequado;
- colabora para a fidelização de pacientes atuais — essencial para a viabilidade e o crescimento do negócio;
- oferece a oportunidade para que profissionais se destaquem na área em que atuam, sendo vistos como referências em suas especialidades;
- ajuda a construir mais confiança entre pacientes e profissionais de saúde, reforçando a sua reputação.
Como colocar em prática esse tipo de marketing?
Como visto, o marketing na área da saúde é um investimento útil por diferentes razões. Se você deseja obter os benefícios apresentados, precisa saber como colocar a estratégia em prática adequadamente.
Para tanto, acompanhe os tópicos a seguir!
Siga as regulamentações éticas e legais específicas do seu setor
A área da saúde costuma tratar de assuntos mais delicados, que exigem cuidado e responsabilidade ao disseminá-los. Tanto é que o marketing para profissionais de diversas especialidades tem regulamentações que devem ser respeitadas.
Antes de implementar estratégias e iniciar campanhas de marketing na área da saúde, verifique as diretrizes estabelecidas para sua especialidade. Dessa forma, é possível evitar problemas como advertências, suspensões e até a cassação do seu registro profissional.
As regulamentações existem para garantir a ética profissional, a proteção dos pacientes e a qualidade dos serviços prestados. Portanto, não deixe de segui-las — afinal, elas também são uma forma de mostrar a sua responsabilidade e profissionalismo perante o público.
Para exemplificar, no marketing na área da saúde, é proibida qualquer forma de publicidade prometendo resultados milagrosos ou cura de doenças graves. Ainda, não se pode usar linguagem sensacionalista — e você deve obter o consentimento dos pacientes antes de utilizar suas informações ou imagens em divulgações.
Faça uma segmentação de público-alvo
Outra medida relevante referente ao marketing na saúde é fazer uma segmentação de público-alvo. Como a área é bastante ampla, você precisa delimitar quem deseja atingir com as suas campanhas.
Assim, o direcionamento tende a contribuir para a eficiência de suas estratégias, falando com o público certo, na hora adequada. A ideia é avaliar quais pessoas podem se interessar pelo seu trabalho e entender as suas características, dores, expectativas e necessidades.
Utilize diferentes canais digitais
O ambiente digital oferece muitas possibilidades para empresas e profissionais. Logo, você deve estar presente nele por meio de diferentes canais, como um site, blog, canal no YouTube, e-mail marketing e redes sociais.
Ao ter uma presença sólida e profissional no meio digital, você pode ter benefícios como:
- gerar valor ao seu público por meio de orientações e informações valiosas;
- divulgar o seu trabalho;
- alcançar mais pacientes;
- interagir com pacientes em potencial.
Uma dica nesse sentido é considerar o seu público na hora de definir em quais canais digitais você estará. Por exemplo, em algumas áreas, o Instagram costuma ser mais eficaz do que um canal no YouTube.
Estude bem o seu público para direcionar esforços aos canais certos. Você não precisa estar em todas as redes sociais e plataformas online — mas deve ter uma presença robusta naquelas usadas por seus pacientes em busca de informações sobre a sua especialidade.
Produza conteúdos informativos e educativos
Conforme explicado, a presença em canais digitais é de grande valor para empresas e profissionais pensando em estratégias de marketing na área da saúde. Mas não basta estar nas páginas e plataformas.
Para obter resultados com os diferentes canais, você deve ter uma presença bem estruturada, o que está ligado ao conteúdo publicado neles. Por esse motivo, a última orientação para colocar em prática é produzir conteúdos informativos e educativos.
Muitas vezes, as pessoas se interessam por assuntos ligados à saúde, mas têm dúvidas sobre procedimentos, tratamentos, o que é indicado para cada caso etc. Como profissional da área, utilize seus canais digitais para esclarecer as questões e ajudar o seu público.
Produzir conteúdos relevantes e de qualidade — seja em texto, imagem ou vídeo — proporciona a oportunidade de demonstrar os seus conhecimentos e agregar valor. Como consequência, você pode ser visto como uma autoridade no assunto e passar mais confiança a pacientes e potenciais clientes.
Portanto, se você deseja potencializar a sua carreira e os resultados da sua clínica ou consultório, não deixe de investir na produção de conteúdos de qualidade.
Como a ABContent pode auxiliar suas estratégias de marketing na saúde?
Embora a produção de conteúdos seja relevante, sabemos que muitos profissionais da área da saúde não têm tempo para se dedicar à tarefa. Ou, ainda, há quem não conheça as estratégias mais adequadas para implementar no ambiente online.
A ABContent — companhia especializada em produção de conteúdos web — auxilia empresas e profissionais que precisam de suporte nesse sentido. No mercado desde 2017, somos a parceira de diversos negócios, inclusive na área da saúde, produzindo conteúdos estratégicos e seguindo as boas práticas do setor.
Caso você queira apoio na sua estratégia, conte com nosso suporte qualificado. Dessa forma, você pode continuar se dedicando ao seu trabalho, enquanto produzimos os conteúdos dos seus canais na internet.
O marketing na área da saúde, assim como em outros setores, é um investimento fundamental para empresas e profissionais. Se você atua no ramo, não deixe de considerar as informações apresentadas neste artigo para implementar a estratégia com eficiência.
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