Design para mídias sociais: como ele pode afetar os resultados da empresa?

O designer gráfico é um profissional bastante conhecido. Ele atua na ordenação estética durante a composição de peças gráficas variadas. Nesse sentido, o que será que o profissional de design para mídias sociais faz? Essa pode ser uma resposta importante para sua empresa.

De certa forma, a atuação desses dois profissionais está conectada. Porém, o designer de mídias atende especificamente a uma demanda que tem se tornado cada dia mais forte do mercado atual. Trata-se da aplicação das técnicas do design gráfico particularmente em peças para redes sociais.

Para aproveitar os benefícios do trabalho design para mídias, é preciso saber mais sobre ele. Acompanhe a leitura!

O que é o design para mídias sociais?

Essa modalidade de design é bastante específica. Ela pode ser realizada tanto pelo designer gráfico quanto por outros profissionais gabaritados — especialistas em UX (User Experience), por exemplo.

De modo geral, quem atua nessa área cria artes e conteúdos voltados para diferentes demandas ligadas às redes sociais.  Dessa forma, é possível dizer que muitas peças encontradas online, especificamente nas mídias sociais, não estão ali por acaso.

Elas são estrategicamente pensadas. Logo, contam com técnicas variadas que impulsionam o crescimento de uma página ou perfil. Isso permite que a modalidade seja usada por quem deseja otimizar seus resultados em social media.

Qual seu papel nas estratégias de mídias sociais?

Como você viu, o design para mídias sociais é capaz de impulsionar os retornos de uma gestão de marketing e de marca (ou branding). Nesse sentido, muitos gestores e líderes cometem um grande erro. Eles acreditam que o serviço só é importante para a construção de sites ou blogs.

Mais ainda, erram ao pensar que se trata apenas de um apelo estético. Apesar das bases dessa modalidade de design residirem na estética, muitos outros elementos estão conectados a ele. Assim, diversas vantagens podem impactar os negócios, como:

  • memorização do conteúdo;
  • criação de uma identidade visual espontânea para a marca;
  • maior engajamento;
  • criação de diferenciais e de uma estética única;
  • aumento da visibilidade etc.

Em vista disso, é importante que os empresários passem a olhar de um modo diferenciado para estratégias de design para mídias sociais. Consequentemente, podem aproveitar melhor as oportunidades que redes como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn trazem.

Como o design para mídias sociais pode afetar os resultados da empresa?

Para entender a verdadeira relevância do design de mídias sociais em uma empresa, façamos um teste. Pense na Coca-Cola. Nesse momento, é provável que as cores vermelha e branca tenham vindo à mente, certo? E até mesmo o logo da marca. Isso não é à toa.

O primeiro logo do refrigerante foi criado em 1887. Desde então, apesar de ter sofrido algumas poucas mudanças, ele se atém à estética que o eternizou na mente dos consumidores. Esse é o potencial dessa modalidade de design.

Ele permite que seu produto ou serviço gere mais do que valor para os clientes. Mas, também, sensações e sentimentos. Por mais que essa ideia pareça distante de empresas em ramos mais conservadores, como investimento e finanças, isso está longe de ser verdade.

Por ser extremamente versátil, o design para mídias sociais trabalha com diferentes estéticas. Dessa maneira, é possível aproveitar suas técnicas e estratégias para fixar qualquer tipo de negócio na mente de seu público.

Como estabelecer a melhor estratégia de design para mídias sociais?

De modo geral, as empresas devem montar suas estratégias de acordo com as especificidades de seus projetos. Nessa hora, algumas dicas incluem:

  • padronizar layouts, paletas de cores e outros elementos visuais;
  • planejar a identidade de marca da companhia com base nas necessidades do público-alvo e das personas;
  • reforçar os diferenciais e as inovações do negócio por meio da estética;
  • investir no uso das tendências de cada rede social, como reels no Instagram ou hashtags no Twitter;
  • investir em profissionalismo na criação do design para mídias.

Além dessas dicas, algumas outras especificidades podem ajudar a otimizar o alcance das publicações nas redes sociais.

Conheça-as a seguir!

Faça as perguntas certas antes de construir a estética

Ao analisar as dores e demandas de seu público, é preciso ser bastante específico. Afinal, sem ofertar personalização ao público, é provável que seu negócio não se destaque. E isso não vale apenas para serviços.

Copiar ou se aproximar muito de uma estética já conhecida pode passar a impressão errada. Por isso, para evitar criar algo que já existe no mercado, invista em customização. Comece fazendo as seguintes perguntas:

  • quais redes sociais seu público-alvo usa?
  • para quem você está formulando a estratégia?
  • qual emoção você quer despertar nas personas?
  • qual é a mensagem que você deseja passar?
  • quais ações os usuários devem executar por meio de seu design?

Escolha cores que transmitam certas emoções

A psicologia das cores é uma área amplamente usada no design para mídias sociais. Ela estuda as relações que o cérebro humano faz em relação a determinadas cores. Com isso, você pode usar os diferentes tons do círculo cromático ao seu favor.

Por exemplo:

  • laranja tende a ser relacionado à vitalidade;
  • amarelo tende a ser relacionado ao otimismo;
  • azul tende a ser relacionado à tranquilidade;
  • vermelho tende a ser relacionado ao impulso;
  • roxo tende a ser relacionado ao mistério.

Esses são apenas alguns exemplos. Múltiplas combinações podem ser feitas por meio desses tons, despertando diferentes emoções no público.

Leve sua identidade visual a outros ambientes online

As redes sociais são relevantes para impulsionar qualquer estratégia de marketing digital. Porém, trazem resultados ainda melhores quando são aliadas ao uso adequado de um site ou blog.

Afinal, eles são espaços capazes de solidificar sua identidade visual, ampliando a autoridade de mercado. E fique atento: para prosperar nesses ambientes online, não basta criá-los. É preciso alimentá-los por meio de uma produção de conteúdo relevante e de alta qualidade.

Como você viu, um bom design para mídias sociais pode aumentar suas chances de sucesso. O profissional e a estratégia trazem ampliação da sua visibilidade e confiabilidade. Unido a outros métodos de marketing digital, é possível colher ótimos resultados!

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