Criar conteúdo de qualidade é um grande desafio, mas que toda empresa deve se esforçar para conseguir. Afinal, o conteúdo escrito é um dos principais pilares de qualquer estratégia dentro do ambiente online.

O processo de elaboração de um bom artigo é demorado e tem diversas etapas, sendo o de redação apenas um deles. Isso significa que para ter qualidade, é necessário estudar o assunto que será abordado e saber como otimizá-lo para ranquear na internet.

Mas afinal, o que um artigo precisa ter para ser eficiente? Veja a seguir as principais características de um conteúdo de qualidade e saiba o que considerar para ter um conteúdo completo e diferenciado!

Útil e relevante

Todos os seus artigos precisam ser úteis e relevantes. Ao estudar sua persona e entender as dores e desejos dela, você saberá quando um determinado tema é importante para ela.

Escreva sempre com a intenção de gerar valor para o seu leitor, e não pensando nos temas que você deseja sem nenhum embasamento.

Bem direcionado

Quem quer escrever para todos não consegue atrair ninguém. Isso comprova, mais uma vez, a importância de ter uma persona bem definida.

Seu conteúdo precisa ser sempre bem direcionado para que atraia as pessoas certas para o seu negócio.

Um artigo que atende a esse requisito não é aquele que apenas pensa nas palavras-chave, mas na linguagem e na forma que se comunica com o consumidor.

Otimizado

Escrever um artigo pensando no seu público-alvo é essencial, mas não se pode esquecer do SEO. Essa otimização para os mecanismos de buscas é o que fará seu texto ser encontrado nas pesquisas realizadas pelos usuários.

Sendo assim, é importante adicionar as palavras-chave em lugares estratégicos, estruturar o post para o formato web, dentre outros requisitos.

Que ensine mais e venda menos

Todo mundo deseja vender seu produto ou serviço na internet. No entanto, para vender, é necessário antes atrair a atenção, conquistar a confiança e principalmente, ensinar o lead.

Logo, se preocupe em entregar conteúdo que ajude o leitor e que o eduque. Tenha em mente que o marketing de conteúdo é a moeda do século XXI. Logo, aposte nele e busque fazer o melhor que puder para conseguir bons resultados.

Exclusivo e diferenciado

É perceptível, principalmente em nichos altamente concorridos, a falta de originalidade nos artigos. Em muitos assuntos, se olhar os textos da primeira página do Google, por exemplo, você perceberá que um post não se difere dos outros, sendo basicamente um “copia e cola”.

De fato, existem momentos que você deverá abordar os mesmos temas de outros sites. No entanto, tente se diferenciar em algum aspecto! Oferecer conteúdos mais completos e didáticos, por exemplo é uma boa alternativa.

Além disso, procure por assuntos que não são abordados pelos seus concorrentes e que podem ser valiosos para a sua persona. Assim, você produzirá algo original.

Simples, mas completo

Antes mesmo de entender como fazer um bom artigo para blog, tenha em mente esse termo: simplicidade. Conteúdo para sites devem ser simples, mas eficientes, completos e altamente didático.

Use uma linguagem simples, escreva parágrafos curtos, pense em um bom título e tenha um call to action que direciona o leitor a realizar apenas uma única ação. Contudo, não se esqueça do conteúdo.

Somando conteúdo de qualidade, didático, diferenciado e otimizado para o ambiente online, você conseguirá construir a autoridade da sua empresa. E poderá usufruir dos benefícios que somente o marketing de conteúdo pode oferecer ao seu negócio!

Agora que você sabe o que é um conteúdo de qualidade e o que fazer para atrair leitores para o seu site e blog, que tal dar mais um importante passo?

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