A comunicação estratégica é uma das principais atividades de uma empresa. Afinal, o sucesso de uma companhia requer o fomento de canais de aproximação com os clientes. Isso explica a importância do orçamento de marketing.
Desse modo, é preciso reservar e destinar parte dos recursos às ações de divulgação da empresa. Para tanto, é fundamental considerar fatores como a realidade atual do negócio, o setor em que atua e, principalmente, o público-alvo.
Neste artigo, você aprenderá o passo a passo para definir o orçamento de marketing de sua empresa. Boa leitura!
Conheça bem seu público
O ponto de partida para definição do orçamento de marketing deve ser o conhecimento do setor em que sua empresa atua e do perfil dos clientes almejados. Isso exige saber os hábitos, necessidades e problemas do público. Para isso, vale buscar respostas para perguntas como:
- O que ele espera de uma empresa como a sua?
- Como seus produtos e serviços podem ser úteis?
As respostas a esses questionamentos nortearão a criação e implementação da sua estratégia de marketing. Afinal, conhecer as demandas do seu público-alvo é imprescindível para escolher as ferramentas que serão usadas e auxiliar na criação dos conteúdos para atrair e converter clientes.
Saiba quanto investir
O passo seguinte é considerar a realidade de seu negócio. Para isso, é válido consultar os dados do departamento financeiro para identificar o montante disponível para as ações de marketing.
Sem essa análise, ficará mais difícil saber quanto pode ser investido em cada canal de comunicação. Além disso, esse cuidado evita gastos exagerados e improdutivos, que podem ameaçar a saúde do negócio no médio e longo prazo.
Analise a concorrência
Outro passo essencial no processo é prestar atenção às ações de marketing das demais empresas de seu setor. Nesse sentido, vale a pena entender:
- quais canais essas companhias usam para divulgar suas respectivas marcas, produtos e serviços;
- qual o tom das mensagens publicadas;
- como essas organizações mantêm contato com os mesmos clientes que seu negócio quer atrair.
A análise da concorrência é válida também em relação às campanhas de marketing. Assim, você terá referências que podem ser úteis à criação de conteúdos que visam despertar o interesse do público e levá-lo a querer conhecer a sua empresa.
Escolha os canais de marketing
O passo seguinte é selecionar quais canais de divulgação serão utilizados nas suas estratégias de marketing, a partir dos dados avaliados. Veja as principais opções à disposição:
- redes sociais;
- blogs;
- site institucional;
- anúncios pagos em buscadores;
- canal no YouTube;
- e-mail marketing;
- anúncios em mídia offline, como jornais e revistas, televisão e rádio.
Inclusive, tenha em mente que é possível utilizar diferentes canais simultaneamente. Por exemplo, você pode ter conteúdos no blog para buscar ranqueamento no Google, além de utilizar redes sociais e e-mail marketing para divulgar as publicações e outros materiais.
Conte com boas parcerias
Implementar uma boa estratégia de marketing exige conhecimentos específicos sobre as melhores práticas para cada canal utilizado. Por esse motivo, vale a pena considerar a contratação de empresas parceiras para auxiliar o seu negócio.
Assim, você contará com profissionais preparados para colocar as suas estratégias em prática, enquanto pode focar nas atividades mais relevantes da sua empresa. Por exemplo, caso queira investir em marketing de conteúdo, com um blog, é preciso aplicar boas técnicas de ranqueamento para que as páginas apareçam nas buscas dos usuários.
Nesse caso, ao contar com uma empresa especializada em produção de conteúdo, como a ABContent, a implementação da estratégia se torna muito mais simples. Isso porque você terá uma parceria com experiência e expertise para desenvolver conteúdos otimizados para o seu negócio.
Faça cotações para direcionar as decisões
Com a definição dos canais que serão utilizados e dos parceiros, é hora de fazer as cotações para avaliar em mais detalhes os custos envolvidos. A partir disso, será possível tomar decisões mais alinhadas ao orçamento disponível, buscando também os resultados mais atrativos para a empresa.
Uma dica importante é segmentar o planejamento financeiro, considerando cada tipo de estratégia. Por exemplo, definir o valor destinado à produção de conteúdo para o blog, ao impulsionamento de publicações nas redes sociais e aos anúncios pagos para o Google.
Defina objetivos, prazos e métricas
Todos os esforços anteriores só farão sentido se você monitorar periodicamente os resultados gerados após a implementação das ações de marketing. Para tanto, é necessário estabelecer objetivos e prazos.
Por exemplo, ao acompanhar métricas, é possível estimar o ROI (return on investment) — a relação entre o dinheiro investido e o retorno gerado. Esse indicador pode ser usado para avaliar o volume de lucro obtido especificamente pelas ações de marketing adotadas.
Você também pode se pautar pelo CAC (custo de aquisição de clientes). Como o próprio nome sugere, a métrica calcula a verba despendida para transformar um lead em cliente. Por isso, esse indicador também serve para o monitoramento dos resultados.
Tenha visão de longo prazo
Por fim, tenha uma visão de longo prazo ao investir nas campanhas de marketing. Embora existam ações de retorno imediato, especialmente aquelas envolvendo anúncios pagos, diversas práticas exigem um tempo maior de maturação, mas trazem resultados atrativos.
O marketing de conteúdo, por exemplo, exige consistência na publicação de materiais no blog, a produção de materiais de qualidade e a adoção das melhores técnicas de otimização. Com o tempo, a tendência é que os algoritmos dos buscadores gerem mais destaque para os seus conteúdos.
Como resultado, o blog começa a ter um desempenho cada vez melhor. Assim, ao ter uma visão de longo prazo e considerá-la ao planejar o orçamento, é possível manter as estratégias planejadas em busca dos resultados de interesse.
Conclusão
Como você viu, há um encadeamento natural entre as etapas que compõem o orçamento de marketing. Seguir esse passo a passo ajudará a definir uma estratégia condizente com a realidade de seu negócio e que permita aproveitar diferentes canais para atrair o público.
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