Afinal, existe o melhor horário para postar no Instagram?

Muitas marcas utilizam as redes sociais para divulgar suas soluções. Mas, para conseguir o engajamento do público, você precisa mais do que bons conteúdos. Sua estratégia também depende, por exemplo, da determinação do melhor horário para postar no Instagram e em outras mídias.

Embora a qualidade dos seus materiais seja indispensável, ela não basta, considerando que cada rede social possui regras e algoritmos próprios. Eles impactam a entrega das publicações para os usuários e, consequentemente, afetam o poder de alcance dos conteúdos.

Assim, para otimizar o marketing no Instagram, é necessário conhecer os dias e horários priorizados pelos usuários da plataforma. Saiba mais e veja dicas para melhorar seus resultados!

Quais fatores determinam o melhor horário para postar no Instagram?

Para compreender se há momentos melhores do que outros para compartilhar conteúdos no Instagram, você precisa entender os fatores que podem destacá-los. Nesse sentido, vale saber o que torna um horário mais relevante para suas publicações.

As análises que buscam a definição dos melhores dias e horários para postagem nas mídias sociais consideram diversas questões, como:

  • padrões de uso da plataforma: observa os horários em que os usuários acessam o Instagram com mais frequência;
  • comportamento da audiência: identifica os momentos em que os seguidores estão mais ativos e propensos a interagir nas redes sociais;
  • taxa de engajamento: mede o número de curtidas, comentários e compartilhamentos para entender quando as postagens performam melhor;
  • nicho de atuação: analisa diferentes setores e sua relação com a audiência.

Existe o melhor horário para postar no Instagram?

Alguns dias e horários costumam, sim, gerar maior alcance para suas publicações. Isso é o que revela uma pesquisa levantada pela Sprout Social, que analisou o comportamento do público em relação ao Instagram.

Conforme o estudo divulgado em 2024, as terças, quartas e quintas-feiras são os dias que mais têm engajamento. Por outro lado, os finais de semana — especialmente os domingos — não costumam apresentar bons resultados, devendo ser evitados no calendário de publicações.

Durante a semana, cada dia tem horários mais favoráveis para a publicação de conteúdos, sejam eles orgânicos ou patrocinados. São eles:

  • segunda: das 11h às 14h;
  • terça: das 10h às 16h;
  • quarta: das 9h às 16h;
  • quinta: das 9h às 14h;
  • sexta: 11h.

Embora esse mapeamento ajude a planejar seu calendário de postagens, ele não deve ser tratado como uma regra fixa. Existem inúmeros fatores que determinam os melhores horários para cada empresa. Como você aprendeu, eles podem ser específicos de certos nichos, por exemplo.

Além disso, a existência de um horário em que seja melhor postar no Instagram também apresenta o desafio de enfrentar uma maior concorrência pela atenção do público. Afinal, se existe um momento de maior destaque, todas as marcas tendem a aproveitá-lo para compartilhar suas publicações.

Esse fator costuma gerar uma disputa intensa nos horários de pico. Por esse motivo, é importante compreender outras nuances que impactam no alcance do Instagram. Elas podem ajudar você a encontrar os melhores horários para as postagens da sua marca.

Como descobrir o melhor horário para postar no Instagram?

Conforme você viu, existem dias e horários em que o público, de modo geral, apresenta maior engajamento nas redes sociais. Ainda que eles possam indicar oportunidades para divulgar a sua marca, tenha em mente que a concorrência também se vale dessa informação.

Então, para evitar que conteúdos bem produzidos não sejam entregues ao seu público ou percam a chance de engajamento em meio a tantos outros posts, é preciso analisar outros pontos. Dessa forma, é possível criar estratégias para obter os resultados desejados.

Saiba mais!

Observe os hábitos do seu público-alvo

Publicar no momento certo exige que você conheça o seu público-alvo e os horários em que ele está mais ativo. O comportamento dos seguidores costuma variar conforme a idade, sua rotina e até mesmo sua localização geográfica.

Por exemplo, se a sua marca tem um público formado majoritariamente por trabalhadores, postar entre 12h e 13h pode ser uma boa estratégia. Afinal, esse horário é costumeiramente destinado ao intervalo no expediente. 

Já as marcas voltadas para estudantes universitários tendem a se beneficiar de publicações no período da noite.

Conheça o comportamento da concorrência

Não basta saber como o seu público se comporta. A concorrência também deve ser analisada para você entender as estratégias adotadas por outras empresas e os momentos escolhidos para aplicá-las. 

Com isso, você tem a chance de publicar em horários menos saturados, destacando-se no feed dos seguidores.  

Acompanhe métricas para identificar padrões

Existem diferentes métricas de marketing que auxiliam a sua marca a compreender os resultados obtidos no Instagram e o melhor horário para postar na rede social. Por exemplo, o Instagram Insights é disponibilizado para contas comerciais.

A plataforma oferece dados detalhados sobre o desempenho dos seus conteúdos, incluindo questões como alcance, curtidas, comentários e compartilhamentos ao longo do tempo. Dessa forma, é possível obter informações para melhorar suas ações de marketing no Instagram.

Considere uma situação em que as métricas indiquem que seus posts publicados pela manhã têm menos interações do que aqueles feitos no fim da tarde. O dado pode sinalizar que seu público está mais ativo no segundo período, permitindo a realização de ajustes nas suas estratégias.

Faça testes e ajuste sua estratégia

Apesar da relevância dos indicadores e demais análises, os testes ainda são a maneira mais eficaz de descobrir o melhor horário para postar no Instagram. Uma forma de testar a estratégia é publicar semanalmente conteúdos em diferentes momentos e comparar os resultados entre os períodos.

Por exemplo, se sua marca costuma postar às 10h, teste um novo horário, como 14h ou 18h, e avalie se há aumento no engajamento. Com o tempo, será possível identificar um padrão e adaptar as postagens para atingir o público no momento mais propício.

Como você viu, é possível determinar o melhor horário para postar no Instagram, mas isso não significa que ele será o mesmo para todas as marcas. Agora, você já sabe o que fazer para encontrar as estratégias mais eficazes para melhorar o alcance dos seus conteúdos.

Gostou deste artigo? Então aproveite e descubra se vale a pena investir em uma estratégia de marketing nas redes sociais!

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