Métricas de vaidade: o que não considerar ao analisar seus resultados online?

Assim como o que acontece em qualquer área de uma empresa, os esforços de marketing devem sempre ser medidos. Afinal, como diz o ditado, “o que não pode ser medido, não pode ser gerenciado”.

Quando tratamos exclusivamente da mensuração de métricas do marketing digital é preciso tomar cuidado na hora de observar alguns indicadores. Isso ocorre porque existe algo conhecido como métricas da vaidade.

Conhecer que métricas são essas é importante para você não cair no erro de, na hora de analisar os resultados online, achar que a estratégia está realmente cumprindo com seus objetivos. Então, reserve alguns minutos e aprenda mais sobre o tema neste artigo!

O que são métricas de vaidade?

Métricas de vaidade são aquelas que quando olhamos seus resultados os mesmos parecem impressionantes. No entanto, não fornecem informações sobre o verdadeiro desempenho de uma ação de marketing digital.

Há especialistas que as definem como números ou estatísticas que parecem bons se observados em um papel, mas que efetivamente não significam nada de importante. O maior problema das métricas de vaidade ocorre quando gestores se baseiam nelas para tomadas de decisão, pois essas métricas não representam a situação real.

Métricas de vaidade x métricas acionáveis

O oposto das métricas de vaidade são as métricas acionáveis. A diferença entre elas é que as últimas se vinculam diretamente ao sucesso do negócio e referem-se ao comportamento do cliente ou do público.

Por exemplo, a empresa dobrou o número de clientes em seis meses? Ótimo. Mas, a não ser que saibamos o custo de aquisição por cada cliente e quanto cada um vale, não temos métricas de negócios, já que a base de clientes de uma empresa pode estar crescendo aceleradamente ao mesmo tempo em que ela começa a gastar muito mais.

Perceba, portanto, que as métricas de vaidade existem em diversos setores de uma organização. Como aqui estamos falando do marketing, citaremos aquelas que correspondem à área.

Quais são as métricas de vaidade do marketing digital?

Na hora de analisar os resultados online de uma ação de marketing digital não se deixe enganar pelas seguintes métricas de vaidade:

1 – Curtidas nas redes sociais

Há pessoas que são obcecadas pelo número de likes que recebem seus posts nas redes sociais. Se essa é a atitude na sua empresa, esqueça, de uma vez por todas, essa métrica.

Basta pensar no seu comportamento como usuário: quantas vezes você curtiu algo apenas porque foi publicado por um amigo, porque achou a imagem atrativa ou o post era engraçado? Se fazemos isso, o mesmo fazem nosso público-alvo, certo?

Como todas as métricas de vaidade, se uma publicação resultou em 50 likes ou 5 mil, esse número sozinho não significa nada. Dessa maneira, não se baseie na quantidade de curtidas para tomar decisões com relação à sua estratégia de marketing digital.

2 – Número de downloads

Vamos imaginar que sua empresa exibiu um anúncio no LinkedIn que gerou muito tráfego para o seu site e levou a mais de 100 downloads do seu e-book. Em um primeiro momento, isso é ótimo, certo?

Acontece que, quando a campanha foi criada, a seleção da persona não foi feita de modo eficaz, o que resultou em uma taxa de conversão na oferta de conteúdo inferior a 5%. Para piorar, 90% dos leads vieram de um outro país ou usaram informações falsas no formulário de download. Ou seja, esses leads não serão entregues à sua equipe de vendas.

Por isso, mesmo se receber um grande número de downloads, avalie como o material foi acessado. A quantidade de downloads de materiais de marketing ou aplicativos refere-se às métricas de vaidade que não dizem absolutamente nada se não analisarmos a taxa de conversão e qualidade de leads.

Lembre-se que uma coisa é gerar leads, outra é a qualidade deles.

3 – Compartilhamentos

Se sua empresa tem o objetivo de apenas ter a marca divulgada, a quantidade de compartilhamentos de um post nas redes sociais pode até fazer sentido. Todavia, [por trás de cada ação de divulgação de marca existe o objetivo maior, que é o de fazer maiores negócios.

O número de compartilhamentos pode significar que a campanha deu certo, mas para chegar a essa conclusão é fundamental saber se o tráfego do seu site aumentou. Em caso afirmativo, o trabalho não para aí.

Ter mais pessoas acessando o seu site não significa que você as conquistou. Para que isso ocorra, sua página deve atrair a atenção do usuário. E isso só é possível com a produção de conteúdo de qualidade.

É por esse motivo que a estratégia de artigos em blog tem ganho cada vez mais destaque, já que é uma forma de atrair a atenção e de retê-la. Para isso, certifique-se de que seu conteúdo seja relevante. C

Caso precise de ajuda, entre em contato conosco e veja como podemos contribuir para captar a atenção do seu lead e direcioná-lo pelas diversas etapas do funil de vendas.

4 – Taxa de cliques

Embora a taxa de cliques (conhecida por CTR) indique que as atividades de marketing estão sendo bem planejadas, que seus conteúdos foram vistos por mais pessoas e que sua empresa está ganhando mais visibilidade, quando observada sozinha, essa taxa pode dar uma falsa impressão de sucesso.

Assim como o número de downloads e de compartilhamentos podem ser métricas de vaidade se não observarmos todo o contexto, o mesmo pode acontecer com o CTR.

Um alto número de cliques, mas uma baixa taxa de conversão ou um tempo pequeno de permanência em uma página pode significar que o conteúdo que sua empresa entrega não está tão atraente quanto você pensa.

Então, quais métricas de marketing digital avaliar?

As métricas de vaidade tendem a ser muito perigosas, pois sozinhas significam números vazios e podem direcionar uma estratégia de forma errada. Das que citamos neste artigo, a pior talvez seja o número de likes – em especial porque, infelizmente, ainda existem empresas que entram na armadilha de comprar likes.

Contudo, avaliar as métricas de marketing digital corretas pode ser importante para qualquer empresa. Para saber quais são elas, leia nosso artigo com as 7 métricas de marketing digital que você precisa conhecer.

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