10 Bons livros para ajudar seu negócio a vencer uma crise

As crises econômicas, por piores que sejam, sempre vão existir. Não há como escapar delas, mas felizmente há como impedir que elas prejudiquem o seu negócio, atingindo-o em menor proporção.

Nesses momentos, quem se dá bem são os empreendedores que sabem lidar com problemas desse tipo e conseguem pensar de forma inteligente.

Para ter força e poder lidar com crises tomando decisões acertadas, o conhecimento pode ser a salvação. Por isso, confira 10 bons livros para ajudar você a vencer uma crise e impedir que o seu negócio saia prejudicado!

1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen R. Covey

De acordo com o autor, são sete os hábitos que definem se uma pessoa vai vencer ou fracassar no seu objetivo. Além disso, ele aborda sobre os princípios fundamentais da eficácia humana. O livro ajuda o leitor a identificar seus valores e ensina como aplicá-los na prática, na vida pessoal e na profissional.

Boa leitura em momentos de crise, pois pode ajudar as pessoas a adquirirem hábitos vencedores e a tomarem melhores decisões.

2. A arte da guerra, Sun Tzu

Esse livro é clássico, antigo e muito utilizado por empresários e empreendedores que precisam administrar os seus negócios. Tanto é que foi considerado por muitos como leitura obrigatória para quem deseja tornar-se uma pessoa de sucesso no seu ramo.

A Arte da Guerra é um livro chinês que ensina como formular estratégias de guerra. Por mais que o objetivo seja ensinar técnicas militares, os ensinamentos podem ser úteis para qualquer um que deseja ser forte, alcançar o prestígio e lidar bem com as adversidades.

Assim, os ensinamentos podem ser aplicados no mundo corporativo. A obra ajuda o leitor a fazer planejamentos estratégicos e lidar com concorrência, liderança e negociações.

3. Empresas feitas para vencer, Jim Collins

A obra de Jim Collins aborda como as grandes empresas crescem no decorrer do tempo e como esse crescimento a longo prazo pode ser inserido em uma organização desde o seu início.

O autor comenta sobre exemplos de negócios que desafiam a lógica das pessoas e apresenta as características universais que levam uma empresa a se tornar grande e lucrativa, enquanto outras não.

Leitura recomendada em momentos de crise, por ajudar a inspirar o empreendedor e fazê-lo atentar-se aos atributos dos negócios que duraram ao longo do tempo, vencendo as adversidades que aconteceram durante suas trajetórias.

4. Adapte-se, Tim Harford

Nesse livro, o autor mostra como o leitor pode resolver problemas na vida pessoal e no seu negócio, utilizando-se de exemplos práticos. Basicamente, os ensinamentos da obra mostram que, acima de tudo, precisamos nos adaptar, pois os desafios de hoje e os futuros não podem ser resolvidos com soluções prontas.

Trata-se de uma leitura recomendada em momentos de crise porque ensina que para acertar deve-se primeiro errar, sendo útil principalmente para empreendedores que enfrentaram ou estão enfrentando um momento de fracasso nos seus negócios.

Ideal para aqueles que pensam em desistir por causa das mudanças negativas do mercado. Melhorar seu negócio sim, mas desistir jamais. Logo, o segredo do sucesso está em saber se adequar à nova realidade.

5.  O livro de ouro da liderança, John C. Maxwell

O livro passa lições baseadas na experiência pessoal do autor ao longo da vida dele como líder de um negócio. Sua leitura é indicada pois, fundamentalmente, se todo negócio precisa de um líder capacitado para funcionar bem, principalmente em momentos de crise econômica, a obra faz justamente isso: resumir habilidades e atitudes que um bom líder deve adotar.

6. O ponto da virada, Malcolm Gladwell

Obra que demonstra porque um produto, serviço ou atitude viram moda da noite para o dia. O objetivo é entender como essas novidades se alastram ou se acabam repentinamente, demonstrando porque certas empresas ganham visibilidade e outras não.

Um livro essencial em momentos de crise porque o autor fala de histórias em que pessoas e empresas conseguiram se superar simplesmente porque perceberam qual era o momento ideal da virada delas.

7. Oportunidades disfarçadas, Carlos Domingos

São relatados, pelo autor, casos de empresas e pessoas que transformaram situações horríveis em chances únicas para vencer. Assim, funciona como um catálogo de ideias e soluções para vencer dificuldades comuns que empresas e empreendedores enfrentam em suas jornadas.

Considera uma ótima leitura por ajudar administradores a obterem inspiração nesses momentos de crise econômica, mostrando que sempre há algo que pode ser feito para o negócio melhorar e não sofrer com a situação experimentada.

Mesmo que o livro não seja novo, o mercado é cíclico e os negócios estarão sujeitos a enfrentar essa e outras crises econômicas. Por isso, o livro não deixa de ser atual.

8. O obstáculo é o caminho, Ryan Holiday

O obstáculo é o caminho: a arte de transformar provações em triunfos é um livro que demonstra que “o que fica no caminho torna-se o caminho” e “o que impede a ação favorece a ação”.

Essas falas do imperador Marco Aurélio são o ponto de partida do enredo, o qual tem como objetivo ajudar as pessoas a superar os problemas do cotidiano e transformá-los em oportunidades.

Para sua explanação, o autor buscou ensinamentos de grandes líderes – desde o Império Romano – para mostrar ao leitor como ele pode tirar proveito das adversidades em qualquer fato experienciado durante a vida, seja no âmbito pessoal, no profissional ou em questões financeiras.

9. Antifrágil, Nassim Taleb

Livro que fala sobre a fragilidade e como esse sentimento faz as pessoas e até grandes empresas entrarem em crise. Apesar de ser impossível prever o futuro, podemos nos preparar para as consequências dos efeitos de momentos economicamente difíceis.

Enquanto o frágil se destrói com as adversidades, o antifrágil se beneficia delas. Por isso, a leitura pode ser recomendada para aqueles que precisam aprender a ter uma visão melhor do mundo e saber preparar-se para qualquer crise futura que possa acontecer.

10. O poder do hábito, Charles Duhigg

De acordo com Duhigg, a chave para as pessoas conseguirem fazer o que tanto desejam, seja perder peso, acordar mais cedo, tornar-se mais produtivo ou outra meta estabelecida, é entender como os hábitos funcionam e o que fazer para adquirir aqueles essenciais para o sucesso. Quem entende esse segredo consegue transformar sua vida para melhor, e os negócios também.

O livro ensina como as pessoas podem adquirir bons hábitos, sendo útil para empreendedores que precisam enfrentar crises, pois ajuda a sair da zona de conforto e trabalhar os diferenciais que possuem. Momentos de crises econômicas são, na verdade, momentos de mudança de hábitos.

Esses 10 livros trazem ensinamentos incríveis para ajudar você a vencer uma crise com força e sabedoria. Seu negócio irá enfrentar diversas crises financeiras, e cabe a você não deixar isso abalar a sua confiança e saber tomar as melhores decisões para evitar prejuízos maiores.

Pensando nisso, confira 9 motivos para você apostar no marketing de conteúdo, pois essa estratégia pode beneficiar seu negócio principalmente em momentos de crises econômicas!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: