Existem diversos filmes que podem ajudar o empreendedor a se inspirar e encontrar novas soluções para seus negócios. Inclusive, aqueles que desejam começar a empreender também podem se beneficiar dessa forma de arte e entretenimento 

Isso porque aqueles que aprendem com histórias de grandes nomes pode seguir ensinamentos que já deram certo. E o cinema é excelente para passar as mais diversas lições 

Sendo assim, confira 10 filmes que todo empreendedor precisa assistir para melhorar suas habilidades e conhecimentos! 

1.À Procura da Felicidade 

Considere esse um dos filmes sobre empreendedorismo mais interessantes da lista. O enredo se inspira na história real de Chris Gardner, um empresário, investidor e palestrante dos Estados Unidos. Hoje, ele é uma pessoa de sucesso, mas passou por momentos muito difíceis antes de conseguir chegar onde está. 

Chris era um pai desempregado que vivia morando em abrigos para quem não tinha casa. Ele tinha um filho de 5 anos e chegou até a dormir em banheiros públicos. Apesar das dificuldades, utilizou suas habilidades para encontrar oportunidades. 

O filme se baseia em um determinado momento da vida dele, no qual passava dificuldades financeirasÉ excelente para demonstrar que, apesar dos obstáculos, é possível conquistar o que se almeja, principalmente se acreditar na sua capacidade.  

2.Walt antes do Mickey

Walt Disney, antes de se tornar o criador da marca que encanta a todos, passou por diversos entraves antes do surgimento da Disney. Inclusive, ele já foi considerado uma pessoa sem criatividade por alguns 

Inspirado na história de Walt, demonstra os diversos desafios que enfrentou antes de se tornar um grande desenhista e criar seu primeiro personagem e símbolo da Disney, o Mickey. O filme demonstra que, apesar das dificuldades, é possível empreender e trabalhar com aquilo que se ama.

3. Coco, antes de Chanel

Esse é um dos filmes para empreendedores mais inspiradores da lista. Coco Chanel é um grande exemplo de empreendedorismo feminino e até hoje é considerada uma das maiores estilistas do mundo, criando uma das maiores marcas, a Chanel.  

O enredo conta a história real de Gabrielle Chanel, uma menina pobre nascida em 1883. Inconformada com o vestuário feminino da época, passou a se vestir com roupas diferentes, eliminando todos os adereços espalhafatosos e inconfortáveis que mulheres usavam na época.  

Ela mesma fazia suas peças, as quais chamavam atenção do públicoSeu talento fez com que Chanel passasse a receber encomendas e a produzir roupas e chapéus sob medida, iniciando, assim, seu império no mundo da moda 

Excelente obra para demonstrar que todo empreendedor que deseja alcançar o sucesso precisa estar à frente de seu tempo e não se preocupar em quebrar padrões 

4. Jobs

Jobs, de 2013, traz Ashton Kutcher interpretando Steve Jobs, o criador de uma das maiores marcas do mundo atualmente, a Apple.  

O longa demonstra o início da empresa, as ideias de Jobs e como ela começou, na garagem de uma casa. No decorrer das cenas, é possível conhecer os momentos decisivos que fizeram com que a Apple se tornasse o que é atualmente. 

Ideal para aqueles que precisam encontrar maneiras de se diferenciar e criar valor, contribuindo para a construção de uma marca forte e inesquecível na vida dos consumidores 

5. O Jogo da Imitação  

Filme baseado na história real do matemático britânico Alan TuringEm meio à Segunda Guerra Mundial, ele precisou decifrar as mensagens criptografadas dos nazistas.  

Apesar de muito inteligente, ele tinha muitas dificuldades de trabalhar em equipe. Assim, seus colegas o achavam arrogante e pensavam que não poderiam trabalhar juntos. Felizmente, eles se entenderam e conseguiram decifrar as mensagens alemãs. 

Esse é um dos filmes para inspirar empreendedores que ensina sobre liderança, persistência e a importância do trabalho em equipe 

6. O Homem que Mudou o Jogo 

O longa-metragem conta a história de Billy Beane, que conseguiu transformar um pequeno time de baseball – o Oakland Athletics – em um forte grupo na Liga Americana, mesmo tendo o menor investimento de todaas equipes profissionais.  

A história demonstra as técnicas que foram utilizadas para levar o time ao sucesso, as quais não foram esportivas. Assim, a equipe conseguiu alcançar resultados incríveis 

A lição mostrada é que é possível obter bons resultados com apenas o que se tem disponível ao seu alcance. Além disso, prova que se deve confiar nos dados e estatísticas para planejar os passos de uma ideia.  

7. Fome de Poder 

Outro filme de negócios e empreendedorismo baseado em uma história real. Ray Kroc era um vendedor que conheceu um sistema inteligente de entrega de lanches utilizado em uma pequena lanchonete, a dos irmãos McDonald.  

Dessa forma, com suas habilidades de empreendedor, transformou a ideia em uma das maiores redes de fast-food do mundo.  

Apesar de muitas de suas atitudes terem sido consideradas antiéticas e imorais, Ray Kroc demonstra que empreendedores devem pensar grande e reconhecer uma ideia quando ela é boa, bem como acreditar e batalhar para fazê-la prosperar. 

8. A Rede Social 

Filme que conta a história do surgimento da maior rede social do mundo, o FacebookDemonstra como a ideia surgiu e como Mark Zuckerberg, junto com seus outros colegas, criaram o que hoje é uma das maiores marcas do ramo da tecnologia.  

A lição do filme é simples: se tiver uma boa ideia, coloque-a em prática! Se não, outra pessoa fará.  

9. Ctrl+ Alt + Compete 

Todos os filmes citados até o momento contam a história de um empreendedor. Esse, na verdade, é um documentário produzido pela Microsoft.  

O enredo baseia-se na vida de alguns fundadores de startups e relata como eles superaram os obstáculos e desafios para transformarem seus projetos. Indicado para todos, inclusive para aqueles que desejam conhecer o empreendedorismo digital 

10. Uma Mente Brilhante 

Entre os filmes para empreendedores, está este que narra a trajetória de John Nash, um matemático esquizofrênico. Apesar de ter o diagnóstico, não deixou que isso o limitasse e impedisse de alcançar seus objetivos.  

Nash passou por diversos tratamentos para conseguir controlar os sintomas da sua condição mental. Independente dos problemas, ele conseguiu desenvolver uma teoria sobre jogos, que o fez ganhar o Prêmio Nobel da Economia em 1994.  

Interessante para quem que tem medo ou acredita que alguma limitação ou problema possa impedir que se alcance o sucesso. 

Ser empreendedor é estar em constante aprendizado. Assim, ver filmes, principalmente aqueles que trazem histórias de outros empreendedores, pode ser excelente para aprimorar habilidades e trabalhar a autoconfiança para os negócios. 

Já viu algum dos filmes da lista? Então comece a aprender outras habilidades importantes para seus negócios terem sucesso! Veja agora 5 dicas para empreendedores introvertidos!