Análise SWOT (FOFA): o que é e exemplo de como utilizar

Empresas que buscam a consolidação no mercado precisam acompanhar de perto o próprio desempenho e os rumos do segmento de atuação. No entanto, nem sempre os gestores conhecem formas eficientes de obter essas informações.

Nesse sentido, é interessante compreender o que é análise SWOT e conhecer um exemplo de como ela pode ser aplicada. Afinal, essa ferramenta é muito procurada por empreendedores e líderes que buscam informações sólidas a fim de basear as decisões sobre a empresa.

A seguir, você aprenderá o que é a análise SWOT e conhecerá um exemplo de como utilizá-la em favor da consolidação do seu negócio no mercado!

O que é a análise SWOT?

A manutenção de um negócio está relacionada à capacidade de compreender as características da empresa e os movimentos do mercado. A avaliação desses contextos pode ser feita por meio de diferentes recursos — e um deles é a análise SWOT da empresa.

Essa sigla remete às palavras em inglês strenghts, weaknesses, opportunities e threats. Em português, o termo é traduzido para análise FOFA, que significa forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Trata-se de uma ferramenta de gestão utilizada com o intuito de observar os ambientes interno e externo de um empreendimento. O objetivo não é solucionar diretamente os problemas encontrados, mas direcionar as ações que serão colocadas em prática para otimizar os resultados.

Qual é a função dela?

Ao estudar sobre a análise SWOT, você perceberá que essa ferramenta auxilia em diversas questões relativas ao planejamento estratégico. Afinal, os modelos de negócio modernos não suportam mais que as tomadas de decisões se baseiem apenas em intuição, por exemplo.

Na prática, a realização da análise permite obter informações relevantes para embasar os planos e traçar os rumos da organização. Isso porque será possível avaliar desde os processos produtivos até as campanhas de comunicação e o atendimento ao consumidor.

Assim, o grande papel da análise FOFA é servir de guia aos gestores, para que a empresa alcance resultados cada vez melhores. Por exemplo, ao perceber que o pós-venda não tem proporcionado o retorno esperado com suas práticas, é possível adotar medidas que aprimorem os processos do setor.

Ademais, ao analisar o ambiente externo, surgem oportunidades de identificar novas tendências. Ao reconhecer esse tipo de cenário com rapidez, a marca pode desenvolver soluções que atendam às demandas que surgiram no mercado, se destacando em relação aos concorrentes.

Um olhar atento sobre o negócio, ainda, será decisivo para encontrar gargalos nos processos e atividades realizadas. Assim, os gestores podem estabelecer um plano de ação para otimizar os processos, organizando as ações conforme a prioridade e a relevância estabelecida.

Como utilizar a análise SWOT na empresa? Veja um exemplo!

Como você viu, a análise FOFA permite que líderes e gestores tenham uma visão mais ampla sobre a organização. Ao avaliar o cenário interno, será possível adotar práticas que tenham o objetivo de aumentar ainda mais os pontos fortes da marca.

A implementação dessa metodologia pode acontecer de diferentes formas. É possível, por exemplo, fazer uma análise SWOT sobre o negócio como um todo ou escolher apenas um setor ou projeto para receber essa avaliação.

Para entender melhor, imagine que uma empresa realizou uma avaliação interna minuciosa e constatou que sua logística era um ponto fraco. A demora e os atrasos de entregas eram frequentes, gerando transtornos com os clientes.

A partir da coleta de dados, é possível fazer uma análise SWOT do plano estabelecido para o setor de logística e definir melhorias — buscando implementá-las. É o caso, por exemplo, de encontrar novos parceiros para realizar o frete — tornando as entregas mais rápidas e gerando satisfação e fidelização dos consumidores.

A matriz SWOT também ajuda gestores a compreenderem o contexto externo ao negócio. Embora não seja possível controlar as ameaças e as oportunidades do mercado, identificá-las garante contribuições bastante positivas para o planejamento estratégico.

Isso porque, com ela, será possível estabelecer métodos específicos para agir diante de situações adversas, como crises econômicas ou uma demanda crescente inesperada. Afinal, a agilidade das decisões diante de cenários adversos é decisiva para manter a marca no mercado.

Conclusão

Como você viu, é possível aplicar a análise SWOT em diferentes setores de uma organização — a exemplo do setor logístico —, como também avaliar o negócio de forma mais ampla. Assim, fica mais fácil buscar melhorias em todos os processos e fortalecer a empresa como um todo.

Se restou alguma dúvida sobre como aplicar a matriz SWOT em seu negócio, deixe um comentário abaixo!

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