Pare e reflita agora. Como sua empresa está estruturando a comunicação com clientes que já fazem parte da sua base e com as pessoas que vocês pretendem captar e gerar oportunidades de negócio? 

Sem comunicação, sua empresa corre o risco de cair no esquecimento, ou melhor, abrir espaço para que um concorrente que está efetuando uma boa comunicação ocupe o lugar da sua marca. 

Para evitar esse problema, foram estruturadas estratégias de marketing de relacionamento, que envolvem a transmissão de conteúdos interessantes e fazem a manutenção da relação empresa-cliente de uma forma saudável. Sempre baseada em informação e capaz de atrair mais interessados. 

Essa missão é feita com base em diversos tipos de conteúdo, sendo que os boletins informativos se mostram um formato eficiente e bem oportuno. Quer descobrir mais sobre o que são e para que servem os boletins? Então acompanhe nosso post e aproveite para descobrir como é a melhor forma de produzi-los!  

O que é um boletim informativo? 

Os boletins informativos são uma espécie de publicação digital que uma empresa envia para seus clientes e prospects para estabelecer uma comunicação constante 

A plataforma preferida para encaminhamento desses conteúdos é o e-mail, e a base de contatos é voluntária. Ou seja, as pessoas fazem um cadastro e passar a ser “assinantes”, recebendo cada nova edição preparada pela empresa. 

Já entrou em um site e recebeu o convite para assinar uma newsletter? Então saiba que essa é a forma como as empresas captam a audiência para seus boletins. Newsletter é apenas uma forma de se referir ao mesmo produto. 

Para que serve um boletim informativo?  

Os boletins carregam consigo informações úteis e atraentes para os assinantes. Trata-se de uma forma de estabelecer um contato no qual o foco não é a venda, mas sim a apresentação de conteúdos que fazem parte do universo da empresa. 

Com isso, os boletins estabelecem uma comunicação estratégica e periódica, fazendo com que a marca esteja sempre em interação com o público-alvo. 

Toda a sua estrutura e conteúdo são parte integrante das estratégias de marketing de conteúdo. Por isso que o foco aqui é a informação e instrução e não o oferecimento de produtos. 

Por que eles são tão estratégicos? 

Pelo fato de serem comunicações de topo de funil, os boletins sempre são focados em compartilhar conhecimento.  

Com isso, a instituição se apresenta como uma autoridade em seu nicho de mercado, além de ter a oportunidade de se aproximar de clientes e interessados de maneira sútil, sem apelo comercial. 

A estrutura de uma boa newsletter também é fundamental para reter a atenção do público e fazer com que as pessoas se interessem por mais informações. Isso é feito ao utilizar links para blog posts, textos do site corporativo, vídeos, etc. 

E não é só a estética e o conteúdo que contribuem para o bom funcionamento das ações de marketing. As plataformas utilizadas para construção e disparo dos boletins informativos costumam oferecer ferramentas de análise.  

Com elas, é possível mensurar: 

  1. taxa de abertura do e-mail; 
  1. taxa de cliques nos links e CTAs; 
  1. tempo médio de leitura do boletim; 
  1. quais foram os horários em que os e-mails obtiveram melhor performance de abertura; 
  1. quais pessoas sinalizaram a mensagem como SPAM; 
  1. quem pediu descadastramento. 

Atenção ao sexto item: todos os boletins informativos devem oferecer aos assinantes a opção de descadastramento. 

Como produzir um bom boletim? 

Veja abaixo algumas dicas para acertar em cheio na produção do boletim informativo da sua empresa: 

Faça uma boa curadoria dos conteúdos 

A regra de ouro dos boletins informativos é: só envie se for relevante. E-mail é uma comunicação crítica. Muitas pessoas recebem dezenas de mensagens todos os dias, e ignoram boa parte delas.  

Para não “ficar no vácuo” o ideal é selecionar conteúdos que realmente agregam valor. Se a sua empresa não fizer isso, sua audiência perderá o interesse.  

Faça uma boa estrutura para o e-mail 

Faça destaques para os conteúdos mais importantes, utilize poucas imagens, organize as informações e chame a atenção para os links e CTAs 

Estética é importante e contribui para a performance. Contudo, lembre-se que o design não deve ser o foco.  

Se a empresa colocar muitas imagens e estruturas em HTML, haverá dificuldades para carregar a mensagem e aumentam as chances do e-mail ser direcionado para a caixa de SPAM. 

Lembre-se que o design do boletim deve ser responsivo, já que muitas pessoas estão utilizando o celular para checar suas caixas de e-mail. Sua empresa não quer enviar um produto bem construído para que os clientes vejam todo distorcido, certo? 

Um link vale mais que mil palavras 

Tem uma boa informação para compartilhar? Se ela for bem curta, pode usar o corpo de texto do boletimCso contrário, opte por um link.  

Além de manter a newsletter mais curta, você ganha uma oportunidade de conduzir a atenção do leitor para o seu blog, site ou landing page 

Capriche na escolha do título do e-mail e no nome do remetente 

Para obter boas taxas de abertura, é ideal que o título do e-mail seja criativo e atraente. Mas tome cuidado para não criar um título caça-clique. Afinal, sua intenção não é apenas conseguir taxa de abertura, mas sim oportunidades de negócio. 

O nome e o e-mail escolhido para envio do boletim informativo também merecem cuidados. O ideal é utilizar um e-mail corporativo para não gerar dúvidas nos assinantes.  

Quem deve ser o encarregado dos boletins informativos da minha empresa? 

A recomendação dos especialistas em marketing digital é deixar a produção dos boletins informativos a cargo de profissionais capacitados.  

As newsletters são comunicações muito estratégicas e sensíveis. É preciso realizar testes de performance e mensurar todos os dados para atingir bons resultados, e isso requer conhecimento e muita dedicação. 

Pense da seguinte forma: sua empresa quer comunicação de resultados, certo? Então, o ideal é deixar as ações estratégicas nas mãos de quem sabe produzir os resultados e corrigir a rota para alcançar bons números. 

Se sua empresa está preocupada com as formas de estabelecer contato com os clientes e quer trazer inovação e qualidade para esse processo, é sempre melhor contar com uma empresa especializada em conteúdo para o seu nicho. 

ABContent é especialista na produção de conteúdos para blogs, boletins informativos e outros conteúdos educacionais que sua empresa necessita para crescer. 

Quer saber mais? Então entre em contato conosco!