Business Model Canvas: como entender e melhorar seu modelo de negócio?

Realizar um planejamento detalhado é fundamental para qualquer tipo de negócio — principalmente para aqueles que estão começando. Afinal, ele permite organizar e a preparar o empreendimento para os diferentes desafios que podem surgir em sua trajetória.

Nesse sentido, vale a pena saber o que é Business Model Canvas e como essa ferramenta ajuda a estruturar o modelo de negócio. Na prática, ela é responsável por ajudar o gestor a tirar ideias do papel de modo seguro e organizado.

Quer conhecer o conceito de Business Model Canvas e como essa estratégia funciona? Então acompanhe a leitura com as informações que separamos!

O que é Business Model Canvas?

O Business Model Canvas é uma ferramenta estratégica criada por Alexander Osterwalder, um empreendedor suíço. O objetivo dela é auxiliar os gestores no planejamento e na visualização dos modelos de negócios de suas empresas.

Essa ferramenta foi apresentada ao público por meio do livro “Business Model Generation”, lançado em parceria com Yves Pigneur, em 2010. Ela oferece uma abordagem visual e organizada para ajudar o empreendedor durante o planejamento da companhia.

O Business Model Canvas é composto por 9 elementos-chave que ajudam a definir e estruturar o modelo de negócios de uma empresa. Eles são:

  • segmento de clientes;
  • proposta de valor;
  • canais;
  • relacionamento com os clientes;
  • fontes de receita;
  • recursos-chave;
  • atividades-chave;
  • parceiros-chave;
  • estrutura de custos.

Nesse caso, os empreendedores preenchem cada um desses elementos com informações relevantes para a empresa, o que resulta em um quadro visual que representa o funcionamento e a estrutura do negócio. Assim, é possível ter uma visão ampla e estratégica, facilitando a comunicação e o planejamento.

Quais são os componentes dessa ferramenta?

Como vimos, o Business Model Canvas ocorre por meio de um brainstorming sobre os 9 elementos-chave que o gestor deve focar para criar um modelo de negócios.

Confira com mais detalhes cada um dos aspectos do Canvas!

Segmento de clientes

O primeiro elemento do Business Model Canvas se refere à identificação do público-alvo ou dos segmentos de clientes que a empresa pretende atender. Esse processo envolve a definição do perfil da clientela, as suas necessidades e expectativas.

Assim, ele permite que a empresa tenha uma compreensão precisa de quem são os seus potenciais consumidores.

Proposta de valor

A proposta de valor é o que diferencia o negócio das demais empresas e responde à pergunta: por que os clientes escolheriam a sua companhia em vez da concorrência?

Nesse componente, é essencial definir como a companhia pretende resolver os problemas da clientela e satisfazer as suas necessidades, destacando os benefícios que ele oferece.

Canais

Aqui, são especificados os canais de comunicação e distribuição que a empresa utilizará para alcançar os clientes e entregar a sua proposta de valor. Eles podem incluir site, redes sociais e lojas físicas — e devem estar alinhados com as preferências do consumidor.

Relacionamento com clientes

O relacionamento com os clientes envolve a estratégia que a empresa adotará para criar e manter um vínculo com eles. Isso inclui a abordagem, a comunicação, a linguagem e a interação com os consumidores, com o objetivo de melhorar a experiência e a fidelização.

Fontes de receita

Neste ponto, a empresa identifica de onde virá a sua receita. Nesse caso, são especificadas as formas como os clientes pagarão pelos produtos ou serviços, e como os recursos financeiros fluirão para viabilizar as operações da empresa.

Recursos-chave

Os recursos-chave compreendem os ativos necessários para o funcionamento do negócio. Eles incluem recursos financeiros, humanos, tecnológicos, intelectuais e outros elementos essenciais para a operação.

Atividades-chave

As atividades-chave descrevem as ações fundamentais que a empresa deve realizar para atender à proposta de valor e manter a operação sustentável. Isso envolve a identificação das tarefas mais relevantes do negócio.

Parceiros-chave

Os parceiros-chave são as empresas ou entidades com as quais o negócio colabora para garantir o bom funcionamento das operações. Elas podem incluir fornecedores, parceiros estratégicos e outros relacionamentos empresariais significativos.

Estrutura de custo

A estrutura de custos se refere a todos os gastos e despesas associados à operação do modelo de negócios. Os principais são os gastos relacionados aos canais, recursos, atividades e parcerias, sendo essencial para determinar a sustentabilidade financeira do negócio.

Como o Business Model Canvas pode melhorar o modelo de negócio?

Após entender o conceito de Business Model Canvas e quais são os componentes dessa ferramenta, vale a pena saber como ela pode melhorar o modelo de negócio. Com isso, fica mais fácil compreender como usá-la de modo mais eficiente.

Na sequência, mostramos as vantagens para a empresa. Confira!

Visão macro e conexões claras

O Canvas é uma ferramenta visual que fornece uma visão macro dos elementos essenciais do negócio e como eles se relacionam. Isso ajuda os empreendedores a entender como cada componente impacta o funcionamento geral do modelo de negócios, identificando conexões e interdependências.

Definição precisa do público-alvo

O Business Model Canvas também ajuda a empresa a definir com precisão o seu público-alvo e a persona. Logo, é possível compreender o perfil, as necessidades e as expectativas dos clientes, permitindo o desenvolvimento de estratégias mais eficazes para atendê-los.

Melhora da tomada de decisão

Essa ferramenta oferece uma estrutura clara para avaliar as diferentes partes do modelo de negócios. Assim, a tomada de decisão se torna mais objetiva e informada, pois as empresas podem ver como cada decisão afetará os diversos componentes do negócio.

Como usar o Business Model Canvas?

Até aqui, você entendeu o funcionamento do Business Model Canvas e como ele pode melhorar o modelo de negócios. Agora, vale saber como utilizar essa ferramenta na empresa.

Para isso, o primeiro passo é estruturar os 9 quadros do Business Model Canvas. Você pode realizá-lo de forma física em um papel, em uma planilha digital ou em um software específico. A ideia é criar um espaço organizado para preencher as informações.

Em seguida, comece o preenchimento dos quadros na ordem recomendada, ou seja, do segmento de clientes até a estrutura de custos. Para cada item, siga as diretrizes que você já aprendeu, identificando os elementos-chave para o seu modelo de negócios. Lembre-se de utilizar tópicos e palavras-chave para tornar as informações claras e visíveis.

Por fim, é essencial apresentá-los à equipe e aos gestores. Nesse sentido, explique a finalidade de cada quadro, destacando como eles são relevantes para a compreensão e aprimoramento do modelo de negócios. É essencial se certificar que todos compreendam a importância de cada elemento.

Entendeu o que é Business Model Canvas e como usá-lo na empresa? Como vimos, essa ferramenta é fundamental por permitir estruturar o modelo de negócio de maneira mais adequada. Logo, ela está relacionada ao sucesso do negócio.

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