Como separar os gastos pessoais das finanças empresariais?

Quando o assunto é a saúde financeira do seu próprio negócio, certas coisas podem não combinar. Uma delas é misturar os gastos pessoais das finanças empresariais.  

A situação é mais comum que se imagina. Segundo pesquisascerca de 48% dos microempresários brasileiros não trabalham com uma previsão de gastos. 30% sequer fazem o controle da entrada e saída de dinheiro.  

Se você se identifica com essa situação, mas sabe que a falta de organização pode trazer sérios prejuízos, está no lugar certo. Por meio deste material, você conhecerá mais detalhes sobre como manter a disciplina na hora de separar o caixa profissional do pessoal. Acompanhe! 

Porque você não deve juntar as finanças pessoais e empresariais  

Não são apenas aqueles que trabalham como MEI que se prejudicam os gastos pessoais das finanças empresariais.  Micro, pequenos e médios empreendedores acabam caindo na cilada de utilizar o dinheiro para resolver assuntos relacionados à vida pessoal. 

O problema fica ainda mais frequente quando a empresa está em crescimento. Ver as cifras aumentando pode passar uma falsa sensação de segurança, fazendo com que empresários e sócios acabem negligenciando o planejamento financeiro. 

Se o caixa da empresa sofre desfalques constantes, ele nunca vai estar preparado para lidar com os períodos difíceis, que muitas vezes chegam sem avisar.  As complicações da falta de organização podem chegar a níveis tão complexos que o negócio vai à falência. 

Além disso, chega uma hora que o controle sobre o que é lucro ou prejuízo é perdido. Com os resultados mascarados, é quase impossível tomar as decisões certas para manter o negócio em um caminho saudável.  

Dicas para separar os gastos pessoais das finanças empresariais 

Não caia nas armadilhas da falta de organização financeira. Confira nossas sugestões para separar os gastos pessoais das finanças empresariais e fique longe de problemas.  

Abra uma conta corrente empresarial 

A abertura da conta corrente empresarial deve acompanhar o início das atividades da empresa. 

Uma conta corrente comercial agiliza o fluxo de caixa, torna a manutenção de registros muito mais eficiente e facilita o rastreamento financeiro.  

Além disso, contribui para o óbvio: evita que dinheiro se misture e o empreendedor caia na tentação de utilizar as verbas da empresa para quitar as contas pessoais e vice-versa.  

Pague um salário a si mesmo  

Se você é seu próprio patrão, oficialize a relação pagando um salário a si mesmo. Se comprometa a transferir uma determinada quantia da sua conta comercial para a pessoal todos os meses. 

Se o dinheiro acabar, evite cair em tentação e espere pelo próximo pagamento. Comportar-se como se estivesse trabalhando para outra pessoa é primordial nesse processo. 

Conte com o apoio dos seus sócios 

Em uma sociedade, a divisão dos lucros deve ser muito bem estabelecida. Mais que isso, é importante que as outras partes envolvidas no negócio tenham a mesma consciência quanto à separação das finanças. 

Além de toda equipe se manter disciplinada, isso evita que algum dos sócios solicite pequenos empréstimos a própria empresa e até mesmo problemas maiores, envolvendo desvios de conduta.  

Preocupe-se em manter as finanças pessoais organizadas 

O medo de falir o negócio pode fazer com que o empreendedor seja bastante disciplinado quanto às finanças da empresa. Isso não significa que ele vai agir da mesma forma com o orçamento pessoal. 

A falta de disciplina nas finanças pessoais pode ser uma grande armadilha para os problemas relacionados à junção dos gastos pessoais com os profissionais. Uma hora ou outra pode faltar dinheiro para suprir as necessidades da vida privada, obrigando o indivíduo a recorrer ao caixa da empresa para cobrir as dívidas. 

Em longo prazo, pode virar uma bola de neve e se transformar em um problema bastante grave. Ao cobrir um buraco, abre-se outro e a situação acaba ficando insustentável tanto no contexto pessoal, quanto no profissional.  

Ter o mesmo carinho e cuidado com finanças pessoais e profissionais é uma forma de evitar que isso aconteça. 

Tenha uma reserva de emergência 

As reservas de emergência são necessárias tanto no âmbito pessoal, como no profissional. Elas devem fazer parte do planejamento financeiro da empresa. 

Quando a empresa se limita ao valor do faturamento mensal, ela deixa de estar preparada para qualquer situação de emergência. Um imprevisto pode fazer com que o empreendedor tenha que recorrer à conta pessoal. E as chances de não ter o valor necessários para cobrir as despesas é grande! 

Com isso, o problema pode atingir tanto a empresa, como a conta bancária pessoal, dificultando que você consiga recuperar o fôlego — e os valores perdidos.  

 

Como organizar as finanças empresariais 

Ter uma conta bancária empresarial é só o começo. Definir um orçamento e ter um plano de negócios consistente é fundamental para manter as finanças sob controle 

Estabelecer uma previsão orçamentária contribui para que o empresário tenha mais disciplina na hora de manter a separação das finanças. Além disso, caso aconteça um imprevisto, a falta de planejamento pode levar ao uso do dinheiro pessoa. Por esse motivo, é sempre bom estar preparado para os momentos bons e ruins.  

É claro que situações de emergência podem acontecer, e mesmo os orçamentos mais bem planejados podem nem sempre funcionar como esperado. No entanto, a criação de um orçamento bem definido reduz o risco de arcar com que poderiam forçá-lo a recorrer às suas finanças pessoais. 

Para concluir… 

Separar seus gastos pessoais das finanças empresariais é fundamental para manter o controle de custos, despesas e até mesmo do lucro obtido com a empresa. No mundo dos negócios, disciplina e dinheiro devem andar de mãos dadas. Do contrário, os problemas podem se tornar irreversíveis.  

Aproveitando que o assunto desse post girou em torno da saúde financeira do negócio, dê uma olhadinha nas dicas para manter o fluxo de caixa saudável na sua empresa. 

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: